29/08/2014

Pilotar com Garupa

Olá Galera!

Vou escrever hoje sobre como pilotar com garupa. Se voce é piloto, leia e passe as informações ao seu garupa, se é garupa, siga as instruções e informe seu piloto sobre as dicas abaixo.

O piloto é o responsável por sua segurança, mas o garupa tem muita responsabilidade quando esta ali podendo atrapalhar e muito o controle da moto e podendo causar um acidente. As motos são projetadas para conduzir uma pessoa, mas temos como opção de transportar uma pessoa junto a nós, por este fato, o garupa deve realmente servir como uma mochila ao piloto. 


Primeiro, o garupa deve se equipar com os mesmos itens de segurança do piloto, capacete, luva, jaqueta, calça e bota. A proteção da nossa garupa deve ser de igual qualidade pois em caso de colisão a garupa acaba levando a pior.

Quando for subir na moto, suba pelo lado esquerdo, avisando o piloto que ira subir e certifique-se que ele está com os dois pés no chão e as duas mãos noguidão da moto. Piloto sempre acione o freio dianteiro para evitar que a moto se desloque para frente ou para trás desequilibrando seu garupa e voce mesmo, alem do susto, voces podem acabar virando a moto, lembrando que isso também vale para quando for descer.

Os pés do garupa devem ficar apoiados sobre as pedaleiras levemente para trás, entre a ponta e o meio do pé, assim não corre o risco do piloto bater o calcanhar em seu pé e nem de escapar do pedal. Evite transportar objetos ou pacotes entre voce e o piloto. Não carregue mochilas e nada em suas costas, em caso de queda voce pode ter uma lesão séria na coluna.

Antes mesmo que a moto entre em movimento, abrace seu piloto pela cintura, é a melhor forma de se ficar, mantendo o menor espaço possível entre voces, como se ele estivesse vestindo voce, assim o peso será bem distribuído sobre os eixos da moto, melhorando o controle de direcionamento da moto e o poder de frenagem. Voce também pode ( menos eficiente ) usar uma mão na cintura do piloto e a outra na alça lateral, em motos esportivas, uma opção é apoiar uma mão sobre o tanque, evitando que em frenagens seu corpo seja projetado para frente.

Voce pode manter sua cabeça para um lado e conseguir observar a sua frente, o transito, buracos e lombadas, podendo se prevenir para uma freada mais brusca ou manobra rápida que o piloto seja obrigado a fazer. Um garupa desatento pode comprometer a segurança dos dois. Quando for se arrumar no banco da moto, avise seu piloto, ao levantar voce desestabiliza a moto e pode dar um baita susto nele, podendo fazer ele perder o controle da moto. faça isso quando a moto estiver em linha reta e totalmente em pé.


Nas curvas, o melhor é manter seu tronco alinhado com o do piloto, deitando junto, copiando o mesmo movimento do piloto e nao forçar o corpo para o lado contrario. Mantenha os ombros paralelos ao do piloto, e evite movimentar a cabeça de um lado para o outro, com esse movimento seu tronco se move. Procure manter seus joelhos levemente pressionados ao quadril do piloto, desta forma facilitará para voce copiar os movimentos dele. Lembre-se, em movimento constante a moto não irá cair, existem limites seguros de inclinações e limitadores para avisar seu piloto da distancia do solo...confie nisso.


O normal é em frenagens acionar o freio dianteiro e depois o traseiro, com garupa o acionamento é feito ao contrário, primeiro o traseiro e depois o dianteiro. Com isso voce mantem melhor o controle e distribui o peso de uma forma mais uniforme, avisa seu garupa e não dispersa todo o peso sobre a suspensão dianteira. 

O ideal é evitar este tipo de fadiga, mas se muito necessário, durante viagens a noite, procure manter contato com o piloto, combine tapinhas ou outra forma de avisar seu piloto que voce esta bem e acordada, e parar sempre em pouco espaço de tempo somente para um cafe, conversar um pouco e dispersar o sono, mascar chicletes pode ajudar nessas situações.

Pilotar com garupa é uma arte, é pura confiança um no outro. Piloto e garupa devem ser como um só, cúmplices. 
Não tente ser engraçadinho e fazer brincadeiras, ou qualquer coisa que possa causar uma reação indesejada como cutucões por causa desse tipo de comportamento.

No mais, curta a viagem e desfrute da liberdade de andar sobre duas rodas e faça parte da paisagem...



Espero ter ajudado!


Boas estradas!



5 comentários: