Olá Galera!

O piloto é o responsável por sua segurança, mas o garupa tem muita responsabilidade quando esta ali podendo atrapalhar e muito o controle da moto e podendo causar um acidente. As motos são projetadas para conduzir uma pessoa, mas temos como opção de transportar uma pessoa junto a nós, por este fato, o garupa deve realmente servir como uma mochila ao piloto.
Primeiro, o garupa deve se equipar com os mesmos itens de segurança do piloto, capacete, luva, jaqueta, calça e bota. A proteção da nossa garupa deve ser de igual qualidade pois em caso de colisão a garupa acaba levando a pior.
Quando for subir na moto, suba pelo lado esquerdo, avisando o piloto que ira subir e certifique-se que ele está com os dois pés no chão e as duas mãos noguidão da moto. Piloto sempre acione o freio dianteiro para evitar que a moto se desloque para frente ou para trás desequilibrando seu garupa e voce mesmo, alem do susto, voces podem acabar virando a moto, lembrando que isso também vale para quando for descer.
Os pés do garupa devem ficar apoiados sobre as pedaleiras levemente para trás, entre a ponta e o meio do pé, assim não corre o risco do piloto bater o calcanhar em seu pé e nem de escapar do pedal. Evite transportar objetos ou pacotes entre voce e o piloto. Não carregue mochilas e nada em suas costas, em caso de queda voce pode ter uma lesão séria na coluna.
Antes mesmo que a moto entre em movimento, abrace seu piloto pela cintura, é a melhor forma de se ficar, mantendo o menor espaço possível entre voces, como se ele estivesse vestindo voce, assim o peso será bem distribuído sobre os eixos da moto, melhorando o controle de direcionamento da moto e o poder de frenagem. Voce também pode ( menos eficiente ) usar uma mão na cintura do piloto e a outra na alça lateral, em motos esportivas, uma opção é apoiar uma mão sobre o tanque, evitando que em frenagens seu corpo seja projetado para frente.

Nas curvas, o melhor é manter seu tronco alinhado com o do piloto, deitando junto, copiando o mesmo movimento do piloto e nao forçar o corpo para o lado contrario. Mantenha os ombros paralelos ao do piloto, e evite movimentar a cabeça de um lado para o outro, com esse movimento seu tronco se move. Procure manter seus joelhos levemente pressionados ao quadril do piloto, desta forma facilitará para voce copiar os movimentos dele. Lembre-se, em movimento constante a moto não irá cair, existem limites seguros de inclinações e limitadores para avisar seu piloto da distancia do solo...confie nisso.
O normal é em frenagens acionar o freio dianteiro e depois o traseiro, com garupa o acionamento é feito ao contrário, primeiro o traseiro e depois o dianteiro. Com isso voce mantem melhor o controle e distribui o peso de uma forma mais uniforme, avisa seu garupa e não dispersa todo o peso sobre a suspensão dianteira.

Pilotar com garupa é uma arte, é pura confiança um no outro. Piloto e garupa devem ser como um só, cúmplices.
Não tente ser engraçadinho e fazer brincadeiras, ou qualquer coisa que possa causar uma reação indesejada como cutucões por causa desse tipo de comportamento.
No mais, curta a viagem e desfrute da liberdade de andar sobre duas rodas e faça parte da paisagem...
Espero ter ajudado!
Boas estradas!
Espetacular suas orientações, vou se me permite compartilhar.
ResponderExcluirOlá Andre Gustavo, pode compartilhar!
ResponderExcluirlegal...
ResponderExcluirmuito mbom eficas
ResponderExcluirBoas dicas de como pilotar com garupa na motocicleta
ResponderExcluir