02/09/2014

Custons, Choppers, Bobbers e Café Racers

Olá Galera!

Hoje,  vou escrever um  um pouco sobre a origem de um dos modelos mais cobiçado, atraente e  fascinante (na minha opinião) do mundo das Duas Rodas, suas vertentes e um pouco da história deste segmento... A moto Custom.

O termo Custom (do inglês), significa personalizar, no nosso caso, deixar a moto de acordo com uma personalidade individual, usando uma moto fabricada em série, substituindo algumas peças originais por peças personalizadas, customizadas, ou as vezes até sendo fabricadas por encomendas.

Este termo começou a se difundir logo apos o fim da 2° Guerra Mundial (1945), neste período, quando a Harley-Davidson tinha um contrato que garantiria que as tropas americanas usariam suas motos em território inimigo, ao regressar das tropas, os soldados continuaram fazendo uso de motos, ou Indian ou HD, mas as motos vendidas de serie eram muito mais equipadas e pesadas.

Por fim, começam a surgir as primeiras customizações, com peças de "recordações" apanhadas do inimigo sendo colocadas nas motos, como símbolos do exercito alemão, águias douradas, cruz de malta, entre as cores verde, preto, marrom... outras peças apenas sendo retiradas e deixando as motos mais leves...

Logo um pouco depois surgem (apesar de que as primeiras "rabo-duro" serem das décadas de 20 e 30) as Bobbers, caracterizadas por serem longas, baixas e seus pneus tanto traseiro quanto dianteiro do mesmo tamanho, sem o uso do para-lamas dianteiro, e as faixas de amianto para dissipar o calor dos canos de escape, tanques de combustível pequeno, e o banco era substituído por selim individual,  em muitas eram usadas as faixas brancas nos pneus e os aros eram pintados, o quadro e o garfo mantinham-se originais, não sofriam nenhuma mudança. Uma dica é o filme Born to Ride - Tudo pela Liberdade, de 1991. Também aparecem as Cruisers, para quem gostava de percorrem grandes distancias, sendo elas bem largas e compridas dando estabilidade e conforto, com guidão largo e tanque de combustível grande.

Poster do filme de 1991

Poster do filme de 1969


















E então chegamos na década de 60 e tudo se transforma... da música ao comportamento, e com isso nossas máquinas também. Surgem aqui outros estilos diferentes, baseados também na ideologia Custom. As Choppers se difundem no final desta década. 

O termo Chopper, significa cortar, desmontar. E com isso, as motos ficaram finas, tanques no alto, estrutura do quadro cortada e modificada para colocar os longos garfos, com as suspensões Springer, cores chamativas e tendo referencias do comportamento do cenário musical da época. No filme Easy Rider, de 1969, um grande clássico, mostra bem isso...

A Chopper mais conhecida do mundo, a Capitão América

Na mesma época, mas do outro lado do mundo, a cultura do rock também levou rebeldia a juventude de toda a Europa. Os Rockers, como eram chamados, usavam motos para se deslocarem aos Cafés, restaurantes de beira de estrada para ouvirem suas musicas (o bom e velho Rock and Roll) nas Jukebox. Isso tornou-se um costume para esses jovens, até mesmo por falta de opção. 

Além de ouvir suas músicas, esses jovens também gostavam de velocidade, e apostavam corridas com suas motocicletas. Como não eram pilotos profissionais, e não dispunham de equipes, tinham que eles mesmos preparar suas máquinas. 

Devido a paixão pela velocidade e por corridas, o termo "Café Racer" foi originalmente usado como um insulto pelos caminhoneiros para os jovens pilotos que eram vistos como brincando de ser corredores, os corredores de cafés (Cafe Racers),  por eles não serem verdadeiros pilotos de corridas e ali ficavam estacionados na frente dos cafés. As motos mais comuns eram as Triumph, Norton e BSA. 

Por considerarem as Norton's de melhor ciclísticas e as Triumph's de melhor motor, os Rocker's passaram a montar motores de Triumph em quadros de Norton, surgindo assim as Triton's, consideradas as Cafe Racer's por excelência.

Espero ter ajudado!



Boas Estradas!

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