12/08/2014

Capacetes

Olá galera!

Seguindo no assunto sobre nossa segurança, vamos falar sobre o capacete. Não vou entrar em resoluções do Código Brasileiro de Transito, quero poder ajudar você a escolher corretamente um capacete e de boa qualidade.

Temos hoje no mercado, uma vasta apresentação de produtos destinados a nós, porem muitos com uma qualidade que deixa a desejar em todos os quesitos. Primeiramente, temos que ter algumas coisas em mente ao adquirir um capacete para nosso uso, ou de nossa garupa, o conforto, qualidade, durabilidade e qual o grau de segurança ele irá nos proporcionar em um caso de colisão ou acidente.


O conforto, Um capacete, não deve ficar folgado em nossa cabeça, isso em um impacto pode ser muito arriscado, podendo fazer sua cabeça ficar batendo solta dentro detro ou até mesmo se soltar.
Ao ir comprar um modelo, coloque-o e fique por uns minutos, ele não deve fazer nenhuma pressão sobre sua sobrancelha, ou testa ( em alguns minutos ira te deixar desconfortável ), na viseira, em cima, seu dedo não deve entrar, provando que o numero esta correto, sem folgas. 

Na parte da bochecha, ele deve ficar o mais justo sem atrapalhar voce a abrir e fechar a boca sem que morda a parte interna dela e a abertura da sua viseira deve ser de bom tamanho, não atrapalhando sua visão periférica, o jeito ai pra saber a abertura ideal é abrir seus braços ( como o Cristo Redentor ), e sem mover a cabeça, apenas os olhos, voce ver sua mão.

Os cascos mais seguros são os de fibras ( por serem mais flexíveis ) e mais caros também, mesmo assim, existem capacetes de fibra que são acessíveis. O casco não deve ser rígido, deve ter um certo "molejo", isso irá absorver a força do impacto, a parte interna deve ser não muito dura também, pois assim ela absorve o impacto e amortece sua cabeça em caso de um impacto. 

Bem recente, lembram do acidente do Michael Schumacher? mesmo com o capacete, o cérebro sofre uma grande desaceleração e isso pode causar sérias lesões internas. Dai ter um capacete top de linha não deixou ele ileso, imagina se fosse um capacetinho de má qualidade? 


Temos hoje, como fibras, o carbono que absorve muito bem o primeiro impacto, porém a possibilidade de termos mais impactos faz com que ele perca sua capacidade de absorção. Os capacetes de carbono são os mais leves do mercado. A fibra de vidro, que é a mais eficiente e segura de todas porque mantém seu nível de resistência mesmo batendo mais vezes sobre a mesma região e é mais barato que o capacete de fibra de carbono. e o Kevlar, que é misturado com fibras de vidro, carbono (muito mais seguro) ou com ambas, nos dando os capacetes Tri compostos. O Kevlar é um material usado em vidros blindados, coletes a prova de bala e capacetes de combate, ele tem um alto grau de absorção de impactos.
O fecho de argola dupla é o mais seguro ( usado no MotoGP e em outras categorias ), mas o mais chato de se fechar e abrir. Se voce não tem muita paciência, pode optar por um modelo com engate rápido, normalmente capacetes de boa qualidade de material não são tão baratos, mas não são absurdos também, vale o investimento.


Já que esta adquirindo um capacete de boa qualidade, com uma viseira com tratamento anti-risco, aconselho a instalação de um pinlock, isso não vai deixar sua viseira embaçar. Forros anti-alérgicos, anti-bactérias, removíveis, fixos existe de tudo no mercado, uma dica bacana é começar a usar uma balaclava ou lenço na cabeça ( lembre-se de medir o capacete com ele ), assim ajuda na  higiene do forro de seu capacete, ira sujar menos e não ficara com mau cheiro. Por fim, temos também a parte estética, porque ninguém quer usar um capacete feio né?


Além disso, dê preferencia para capacetes fechados, conhecidos por integrais, são mais seguros para viagens e até no dia a dia. Para dentro da cidade, o capacete aberto é mais comodo, se for no verão, dai o ideal seria ter dois, um integral pra quando pegar a estrada e o aberto pro dia a dia. Uma solução seria os escamotiáveis, o famoso Robocop. Hoje existem alguns capacetes escamoteáveis no mercado que são tão seguros quanto os fechados, e voce consegue ter ambos. Para capacetes estilo Cross, alguns modelos não tem viseira, dai precisa usar o óculos de proteção.


Espero ter ajudado...




Boas Estradas!


Um comentário:

  1. O capacete que eu uso para andar de motocicleta serve perfeitamente e fica muito confortável em mim

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