13/08/2014

História da Motocicleta

Olá!

Celerifero
Hoje vou contar um pouco da história da Motocicleta, o pouco que sei, aprendi em cursos de pilotagem que fiz a algum tempo atrás, e como todos sabem, a moto foi a evolução da bicicleta, alguém foi lá e colocou um motor nela...mas aconteceu mais ou menos assim... Aperte o cinto e boa viagem no tempo!


Por volta de 1790 na França, foi inventado uma espécie de brinquedo chamada de Celerifero, mais ou menos como uma bicicleta, mas, não existia os pedais, nem guidão, tendo que ser impulsionado pelos pés e não mudava sua direção, andava somente em linha reta. com o passar do tempo, viram que ao pegar certa velocidade e tirando os pés do solo, o brinquedo se equilibrava, principalmente nas ladeiras da vida.


Draisiana
O tempo passou e em 1817 na Alemanha, foi criado um sistema e colocado ao Celerifero, um garfo e um guidão, assim foi possível ter o controle da direção do brinquedo, surgindo o novo nome de Draisiana.

Entre 1818 e 1885, surgiram as grandes revoluções até então...foi acoplado a roda dianteira um pedal, possibilitando assim criar impulso para se deslocar, mais próximo a 1880 que foi desenvolvido o sistema de tração traseira, e ai que foi criado o sistema de tração por corrente, muito mais eficiente e usado até os dias de hoje.

Por volta de 1885, junto com o sistema de tração por corrente, também foi criado um motor bem rudimentar, capaz de desenvolver 6 km/h e foi batizado como Einspur, traduzindo, seria algo do tipo "insuperável, único", e este é bem próximo as nossas motocicletas de hoje...

Desde então, surgiram as marcas pioneiras e dai pra frente já sabemos como fica a história não é mesmo? E como assim disse o Sr. Soichiro Honda:

Einspur - Insuperável





"As motos são seres vivos, tanto como nós, pois fazem parte de nós!...Deve-se ter confiança no futuro das motos. Elas conservarão seus amadores e seus fanáticos."



Ducati Diavel

Por conta de suas características dinâmicas e construtivas, para se pilotar uma motocicleta é necessário um treinamento específico, ter equilíbrio físico e mental , dominar técnicas de frenagens e curvas, manter uma postura defensiva e preventiva para que assim voce possa tirar todo seu proveito com segurança.










Espero que tenha ajudado!



Boas Estradas!

Um comentário: