28/06/2016

Porque se ter e praticar um Hobby

Boas galera!

Em tempos conturbados e pressão acirrada em nosso dia a dia, em algum momento precisamos achar um ponto de equilíbrio para o mundo e poder relaxar por alguns minutos. 

No motociclismo, além de acharmos uma válvula de escape, temos também o lado social, a interação com outros pilotos que nos faz esquecer do mundo e do tempo, os passeios onde em muitas vezes nos superamos seja na dificuldade do trajeto ou na distância percorrida, passando por cima do medo e outros fatores.

Em um estudo realizado recentemente na Inglaterra pelo renomado instituto ICM Researchpara a revista Gardener’s World revelou que andar de moto é umas das atividades de lazer que mais traz alegria às pessoas. Respondida por cerca de 1.500 entrevistados, a pesquisa trazia outras opções de hobbies, como nadar, dirigir um carro, correr, pescar e acampar, desbancadas pelo prazer de estar sob duas rodas. Andar de moto também é uma experiência comparada à meditação, proporcionando bem-estar aos pilotos.




No dicionário, hobby é uma palavra inglesa, usada com frequência na língua portuguesa e significa passatempo, ou seja, uma atividade que é praticada por prazer nos tempos livres. Um hobby não é uma ocupação de tempo integral e tem como objetivo principal proporcionar o relaxamento e alegria. Normalmente é uma atividade praticada com assiduidade e dedicação, instigando, dando contentamento, mas que exige esforço também.



Uma pessoa pode tornar-se melhor a cada dia ou optar por continuar sempre na mesma situação, dependendo se a sua rotina é estimulante ou não. E praticar um hobby torna-se uma excelente maneira de animar o seu dia.


Muita gente alivia o estresse e se sente renovada quando pilota uma moto por ruas, avenidas e estradas. Entretanto, os benefícios da atividade não se concentram somente em desanuviar a cabeça. Há muitas outras vantagens para os amantes das duas rodas, tanto para a saúde quanto para o bolso.


Veja algumas delas:


1 Ganho de tempo 

Motociclistas não se assustam com congestionamentos, pois conseguem percorrer as vias mesmo quando o tráfego está intenso e há filas de veículos parados ou andando lentamente. Com isso, a moto torna-se o veículo mais rápido entre os demais, economizando tempo. É por este motivo que muitas empresas utilizam moto-boy's para realizarem suas entregas. 

2 Estacionamento fácil 

Mesmo com variações no tamanho, as motos são, em sua maioria, menores que outros veículos motorizados. Isto facilita o estacionar, especialmente na rua, pois cabem em praticamente qualquer vaga de estacionamento. 

3 Baixo investimento e manutenção 

No geral, as motos têm o valor mais baixo que os carros, mesmo quando comparadas aos modelos de veículos mais básicos e populares.Além disso, no momento da manutenção, a diferença também pesa no bolso, uma vez que mão de obra e peças têm um valor menor se equiparados aos dos veículos automotivos. 

4 Economia de combustível e menos poluentes no ar

Uma moto de 150 cilindradas pode rodar mais de 30 quilômetros com apenas um litro de combustível, enquanto um carro econômico faz até 10 quilômetros com a mesma quantia de combustível. No orçamento mensal, qual delas pesa mais? Além disso, por usar menos combustível, também lançam menos poluentes na atmosfera.

5 Queima calorias e fortalece os músculos

Em uma hora, andar de moto gasta cerca de 150 calorias. O número aumenta para 400 quando se pratica motocross no mesmo período. Já os pilotos de motociclismo queimam 600 calorias a cada hora durante treinos e corridas.

A musculatura é trabalhada e fortalecida por conta do esforço ao dirigir contra o vento, manter o peso e o equilíbrio da moto e realizar as manobras necessárias, entre outras ações. Lombar e abdômen são beneficiados e fortalecidos quando o condutor dirige com a postura correta. 

6 Auxilia na atividade cerebral

De acordo com estudo do neurocientista japonês Ryuta Kawashima, em comparação aos motoristas de automóveis, as funções cognitivas dos pilotos de motos são beneficiadas. Isto acontece uma vez que dirigir moto requer alto nível de atenção, o que estimula o cérebro, melhorando seu funcionamento.

O importante é ir atrás de novas atividades, algo para fazer além do trabalho/cotidiano, pois quando saímos da nossa zona de conforto, o cérebro cria novas conexões entre os neurônios e, quando estimulado com frequência garante a saúde mental, infla a capacidade de concentração, aumenta a produtividade, estimula a velocidade de raciocínio e, em consequência, a capacidade de observação e atenção aos detalhes. Um cérebro ativo é muito mais saudável, capaz de concentrar-se e produzir com maior rapidez.


Se você ainda não tem um hobby, está na hora de ir atrás e encontrar algo que te alegre fazer. O ideal é reconhecer o quanto antes o que te atrai, com o que se identifica e, principalmente, não deixar o tempo passar! Lembre-se: a melhor forma de aprender é na prática. Não adianta apenas observar, ler ou ouvir alguém falar sobre algo. É preciso praticar! Você só aprende fazendo.




Espero ter ajudado!




Boas Estradas!



fonte: http://blog.masada.com.br/importancia-de-ter-um-hobby/

http://blog.suhaiseguros.com.br/estudo-revela-andar-de-moto-faz-pessoas-mais-felizes

Um comentário: