
Para início de conversa, saiba que as motocicletas foram criadas com a intenção de transportar apenas um ocupante, ou seja, não foi feita para duas pessoas, mas com o passar do tempo, e devido as necessidades, foram criados os bancos para se transportar um passageiro. Por conta disso em dupla, a moto muda (e muito) sua ciclística e a forma como deve ser guiada pelo piloto, sendo uma arte para poucos...

Pilotar com garupa requer uma atenção especial quando seu companheiro tem medo de moto ou nunca andou nem de bicicleta (um motivo que geralmente serve de estopim para desencadear a sensação e paixão para curtir andar de moto). É necessário e imprescindível se adotar um comportamento onde se elimine acelerações ou frenagens bruscas, adotando uma condução mais progressiva, gradativa e sutil, evitando se colocar em situações de risco, ou tentar de alguma forma provar suas habilidades... Com um garupa despreparado, tenha cautela.

Muito importante estabelecer e manter uma comunicação entre piloto e garupa, essa interação e troca de informações é bem vinda a novatos, combinar sinais como tapinha no ombro, aperto do quadril, sinais de positivo e negativo é valido para que o piloto saiba como esta a situação ali atrás. Hoje com a tecnologia, os intercomunicadores são uma maravilha se usados para os fins corretos e nestes casos podem ampliar as boas sensação de primeira viagem e deixando um pouco de lado o stress.

Sempre, mas sempre fique atento(a) na estrada, lombadas, curvas, pessoas, carros próximos. Antecipe tudo que pode acontecer e no caso de uma manobra mais rápida e evasiva ou uma frenagem mais forte você já esta preparado para não levar sustos ou ser pego desprevenido. Piloto, adote sempre uma postura preventiva. Previna-se a todo momento de possíveis situações indesejadas, fuja delas. Nosso instinto de sobrevivência fala mais alto nestas horas e ai acabamos que por inúmeros fatores agindo por impulso (ou instinto), o que não acaba muito bem...
Os pés devem ficar como os do piloto, mais recuados, quase na ponta dos pés. A posição das pernas em esportivas é mais cansativa para a garupa, se precisar esticar as pernas ou mudar a posição no banco, avise seu piloto e faça isso em retas. Peça para parar a cada determinado tempo para levantar, aliviar e descansar.
Seu equipamento deve ser completo e tão bom ou melhor do que o piloto, em caso de colisão, o garupa sempre leva a pior. Capacete, jaqueta, calça, luvas e botas acima do tornozelo. Mesmo se for para um passeio curto e no verão, acidente não escolhe distância, clima e nem cilindrada!
Lembre que você deve copiar os movimentos de seu piloto, e mantenha-se o mais próximo e alinhado dele possível para evitar criar algum tipo de turbulência entre vocês. Garupas sem experiência tem instinto de posicionar o corpo para o lado contrário ao piloto, por medo de cair, o que prejudica muito a pilotagem e o controle da moto. Mantenha sua cabeça sempre em uma posição que você consiga ver a frente podendo se antecipar em alguma situação sem levar sustos. Quando for mudar a cabeça para o outro lado, faça esse movimento com calma, devagar, não vire para o outro lado repentinamente, dificulta segurar a moto. Quando for se arrumar no banco também muito cuidado, faça isso em retas. Avise o piloto, o foco dele esta na estrada, e sem aviso fica difícil saber o que esta acontecendo...Piloto, mantenha uma postura corporal correta na sua pilotagem e aperte levemente o tanque de sua moto para sentir melhor a moto. É muito importante para o garupa também apertar levemente a perna em seu piloto, a sensação de segurança que você tem ao pilotar mais preso na moto é a mesma do garupa.
Não transporte de maneira alguma crianças ou animais entre piloto e garupa, isso é muito arriscado. Se você tem filho pequeno e quer levar ele para passear, lembre-se que, se ele tem menos de 7 anos, ou não consegue alcançar os pés nas pedaleiras, por lei, a criança não pode ser transportada em veículo de duas rodas, além do que, a segurança está em primeiro lugar. Mesmo que seja só até ali, no trânsito estamos suscetíveis a erros dos outros motoristas (além dos nossos), e crianças são muito menores e frágeis do que nós, não vale o risco.

Para que possam desfrutar juntos e você ter a companhia agradável de seu filho em suas aventuras, limite seu tempo de rodagem a no máximo 30 minutos, pare, converse, pergunte se esta muito rápido para que possa corrigir sua conduta e certificar que ele esteja bem para seguir. No mais, é só aproveitar e curtir com toda segurança e conforto...
Espero ter ajudado!
Boas estradas!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirpalavra
ResponderExcluirÉ verdade pilotar com garupa muda toda a aerodinâmica da motocicleta
ResponderExcluirÉ obrigatório a pedaleira do garupa estar abaixada quando eu pilotar sozinho?
ResponderExcluir