06/06/2016

Como pilotar com segurança transportando garupa

Boas Galera!


Pilotar uma moto quando se está sozinho é uma coisa, pilotar transportando um garupa é completamente diferente. Aqui vai algumas dicas para você conseguir levar sua garupa com total segurança e assim disseminar a mesma paixão pelo vento no rosto e sensação de liberdade que você tem.

Para início de conversa, saiba que as motocicletas foram criadas com a intenção de transportar apenas um ocupante, ou seja, não foi feita para duas pessoas, mas com o passar do tempo, e devido as necessidades, foram criados os bancos para se transportar um passageiro. Por conta disso em dupla, a moto muda (e muito) sua ciclística e a forma como deve ser guiada pelo piloto, sendo uma arte para poucos...

Como todos já sabem, o piloto é o responsável pela condução de sua moto assim como também é responsável pela segurança de seu garupa. Compartilhar uma viagem de moto a dois requer alguns ajustes. A algum tempo atrás eu havia escrito sobre como o garupa se comportar em uma motocicleta, clique AQUI, leia e compartilhe com seu garupa e amigos.

Pilotar com garupa requer uma atenção especial quando seu companheiro tem medo de moto ou nunca andou nem de bicicleta (um motivo que geralmente serve de estopim para desencadear a sensação e paixão para curtir andar de moto). É necessário e imprescindível se adotar um comportamento onde se elimine acelerações ou frenagens bruscas, adotando uma condução mais progressiva, gradativa e sutil, evitando se colocar em situações de risco, ou tentar de alguma forma provar suas habilidades... Com um garupa despreparado, tenha cautela.

Para subir na moto, o piloto precisa estar com os dois pés apoiados no chão e com o freio dianteiro acionada para evitar que a moto se desloque para frente ou para trás. Apoiando as mãos nos ombros do piloto e com o pé apoiado na pedaleira desloque o peso do corpo para cima, use sua perna, com o peso do corpo em seu joelho, não nos ombros do piloto, certo?

Tranquilizar seu garupa durante o passeio é muito válido, explique o comportamento da moto para ele e tente criar uma ambientação mais tranquila durante o percurso e transforme tudo em prazer. Antes de sair de casa, faça os ajustes necessários, calibragem dos pneus (de acordo como manda o manual), da mesma maneira lembre de ajustar a configuração do amortecedor traseiro (enrijecer) para compensar o peso e com isso acertar o ajuste do feixe do farol caso você chegue a andar a noite.


Como piloto, não se esqueça que o passageiro por estar menos ativo, está mais suscetível a ficar fadigado mais rápido, sentir mais frio (ou primeiro) e mais dores que você. É muito importante fazer pausas regulares para que seu garupa sinta-se confortável, se for solicitado, pare o mais rápido possível.

Muito importante estabelecer e manter uma comunicação entre piloto e garupa, essa interação e troca de informações é bem vinda a novatos, combinar sinais como tapinha no ombro, aperto do quadril, sinais de positivo e negativo é valido para que o piloto saiba como esta a situação ali atrás. Hoje com a tecnologia, os intercomunicadores são uma maravilha se usados para os fins corretos e nestes casos podem ampliar as boas sensação de primeira viagem e deixando um pouco de lado o stress.


Para o garupa, o ideal é se segurar com as duas mãos em volta a cintura do piloto, porém, o piloto pode achar incomodo. Uma alternativa menos confortável, mas vale conhecer, pois em longas distâncias cansamos de ficar em uma única postura, é segurar com uma mão na alça lateral da moto e a outra mão na cintura do piloto. Uma outra opção, para motos super esportivas é uma mão na cintura do piloto e a outra mão espalmada sobre o tanque da moto, com isso em frenagens mais fortes o garupa se apoia no tanque e não deixa seu peso cair sobre o corpo do piloto, assim como em acelerações não escorrega para trás. Hoje no mercado já existe uma alça que se prende ao bocal do tanque da moto para que o garupa fique mais seguro durante o passeio nas esportivas.

Sempre, mas sempre fique atento(a) na estrada, lombadas, curvas, pessoas, carros próximos. Antecipe tudo que pode acontecer e no caso de uma manobra mais rápida e evasiva ou uma frenagem mais forte você já esta preparado para não levar sustos ou ser pego desprevenido. Piloto, adote sempre uma postura preventiva. Previna-se a todo momento de possíveis situações indesejadas, fuja delas. Nosso instinto de sobrevivência fala mais alto nestas horas e ai acabamos que por inúmeros fatores agindo por impulso (ou instinto), o que não acaba muito bem... 


Os pés devem ficar como os do piloto, mais recuados, quase na ponta dos pés. A posição das pernas em esportivas é mais cansativa para a garupa, se precisar esticar as pernas ou mudar a posição no banco, avise seu piloto e faça isso em retas. Peça para parar a cada determinado tempo para levantar, aliviar e descansar.

Seu equipamento deve ser completo e tão bom ou melhor do que o piloto, em caso de colisão, o garupa sempre leva a pior. Capacete, jaqueta, calça, luvas e botas acima do tornozelo. Mesmo se for para um passeio curto e no verão, acidente não escolhe distância, clima e nem cilindrada!

Lembre que você deve copiar os movimentos de seu piloto, e mantenha-se o mais próximo e alinhado dele possível para evitar criar algum tipo de turbulência entre vocês. Garupas sem experiência tem instinto de posicionar o corpo para o lado contrário ao piloto, por medo de cair, o que prejudica muito a pilotagem e o controle da moto.  Mantenha sua cabeça sempre em uma posição que você consiga ver a frente podendo se antecipar em alguma situação sem levar sustos. Quando for mudar a cabeça para o outro lado, faça esse movimento com calma, devagar, não vire para o outro lado repentinamente, dificulta segurar a moto. Quando for se arrumar no banco também muito cuidado, faça isso em retas. Avise o piloto, o foco dele esta na estrada, e sem aviso fica difícil saber o que esta acontecendo...

Piloto,  mantenha uma postura corporal correta na sua pilotagem e aperte levemente o tanque de sua moto para sentir melhor a moto. É muito importante para o garupa também apertar levemente a perna em seu piloto, a sensação de segurança que você tem ao pilotar mais preso na moto é a mesma do garupa.

Não transporte de maneira alguma crianças ou animais entre piloto e garupa, isso é muito arriscado. Se você tem filho pequeno e quer levar ele para passear, lembre-se que, se ele tem menos de 7 anos, ou não consegue alcançar os pés nas pedaleiras, por lei, a criança não pode ser transportada em veículo de duas rodas, além do que, a segurança está em primeiro lugar. Mesmo que seja só até ali, no trânsito estamos suscetíveis a erros dos outros motoristas (além dos nossos), e crianças são muito menores e frágeis do que nós, não vale o risco.


Compre um capacete infantil e de tamanho correto, eles são mais leves (as crianças não tem tanta força assim no pescoço como os adultos), afivele o capacete corretamente e lembre-se que seu filho não tem visão alguma do que acontece em sua frente, não tem como antecipar nenhuma situação, jaqueta, luva, calça e botas fazem parte dos equipamentos, não se esqueça. Jamais leve a criança sobre o tanque da moto ou entre suas pernas (no caso de scooter's,) o risco é muito maior. E, acredito que o mais importante de tudo, a capacidade de concentração de uma criança é muito mais baixa do que a de um adulto,  ela rapidamente começa a pensar em outras coisas, ou até mesmo adormece.

Para que possam desfrutar juntos e você ter a companhia agradável de seu filho em suas aventuras, limite seu tempo de rodagem a no máximo 30 minutos, pare, converse, pergunte se esta muito rápido para que possa corrigir sua conduta e certificar que ele esteja bem para seguir. No mais, é só aproveitar e curtir com toda segurança e conforto...




Espero ter ajudado!




Boas estradas!


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