
Este mês uma corrida de estrada muito tradicional nos Estados Unidos comemora seu 100° ano de existência, é a Pikes Peak International Hill Climb (PPIHC). Pouco conhecida por aqui, com certeza ganhará atenção especial da mídia pela primeira participação de um brasileiro na competição. O piloto Rafael Paschoalin, após escrever seu nome na história do motociclismo internacional por ser o primeiro brasileiro na Ilha de Man, disputará com uma Yamaha MT-07 a corrida para as nuvens, como é conhecida por lá, na categoria Middleweight, destinada a motos entre 500 e 750cc e por este motivo, trouxe a vocês um pouco da história desta corrida.
A Subida do pico Pikes, oficialmente Pikes Peak International Hill Climb, também conhecida como A Corrida para as nuvens (em inglês: The Race to the clouds), é uma competição de subida de montanha. Ela acontece anualmente desde 1916, em Colorado Springs. O percurso tem uma distância de 19,99 km (12,42 milhas) e conta com 156 curvas, vencendo um desnível de 1.440 m acima do nível do mar, desde a partida, até à linha de chegada situada a 4.300 m de altitude, com uma inclinação média de 7%. Desde seu início muita coisa mudou, por exemplo, nos primórdios a prova alternava entre trechos em terra e asfalto, porém desde Agosto de 2011, com a nova pavimentação, o percurso passou a ser totalmente em asfalto.
A corrida pertence ao calendário Internacional da FIA, sendo o segundo evento de automobilismo mais antigo nos Estados Unidos da América perdendo apenas para Indianápolis (1909), dela participam apenas 100 pilotos (67 carros e 33 motos e quadriciclos). Hoje, existem diversas categorias competindo pela gloria de subir até as nuvens. Veja quais são:
Carros e Caminhões
- Unlimited - "Vale Tudo". Esta classe é para qualquer coisa, supondo que passará na inspeção técnica.
- Open Wheel - O tradicional carro de corrida de Pikes Peak. Estes vão desde carros estilo Indy até buggies.
- Mini Sprint - categoria de pequenos Open Wheels. Menor e mais leve com não mais 3,6 l de capacidade nos motores e sem indução de ar forçada.
- Super Stock Car - tradicionais carros com estrutura tubular. Deve ter menos que 10 anos de idade.
- Pro Trucks - Picapes e utilitários esportivos com estrutura tubular, construídos para off-road.
- Pikes Peak Open - Carros e caminhões que se parecem com um veículo de fábrica por fora, mas mantêm pouco do projeto original por dentro.
- Time Attack 4WD – Veículos de produção AWD ou 4WD
- Time Attack 2WD – Veículos de produção 2WD.
- HPSS (High Performance Stock Showroom) – Carros de produção preparados para alta performance e com os equipamentos de segurança exigidos.
- Exhibition Car/Truck - Carros e caminhões que não se encaixam em categorias padrão. Muitas vezes, essas categorias apresentam os avanços conquistados em combustíveis alternativos e tecnologias.
- Vintage (RMVR) - Nova categoria para 2008
- Vintage Modified (RMVR Modificada)
- Elétricos
Motos e Quadriciclos:
- Motos 1200cc
- Motos 750cc
- Supermotos
- Motos 450cc
- Motos 250cc
- Motos Quad 500
- Motocicleta Quad 450
- Motos Vintage

Alguns anos depois, Spencer Penrose, um benfeitor das cidades locais, percebeu o potencial turístico da região. Ele deu um trato na rota de carruagens, transformando-a na estrada que leva ao topo de Pikes Peak em 1915 e teve a brilhante ideia de criar uma prova automobilística para fazer propaganda da obra e atrair turistas para a região. Entre os dias 10 e 12 de agosto de 1916 aconteceu a primeira edição, a Pikes Peak Auto Hill Climb.
A categoria mais antiga da corrida é a Open Wheels, que faz parte desde a primeira prova, em 1916. Pilotos como Mario Andretti e Al Unser Sr. já participaram desta classe, que tem Robby Unser como recordista, com o tempo de 10min 05s 85 conseguido em 1994. O recorde geral da prova é de Nobuhiro "Monster" Tajima, um piloto japonês que vive para esta prova.
Pikes Peak (PPIHC) é uma das provas de Hill Climb mais importantes e empolgantes do Mundo. No ano passado, David Mobley participou na categoria Lightweight, com uma Yamaha WR450 completando a prova com o tempo de 11:48.866. Classificado em 49⁰ lugar na geral.
Mais informações sobre a corrida no site oficial: http://www.ppihc.com
Segue aqui o link com os resultados de 2015 nas categorias de motocicletas.
Espero ter ajudado!
Boas estradas!
fontes: http://www.ppihc.com
https://pt.wikipedia.org/wiki/Subida_de_Pikes_Peak
http://garagemdorovida.blogspot.com.br/2012/08/pikes-peak-hill-climb-mais-famosa.html
Queria muito participar desta corrida com minha motocicleta
ResponderExcluir