12/06/2016

Pikes Peak, a corrida para as nuvens

Boas Galera!


Este mês uma corrida de estrada muito tradicional nos Estados Unidos comemora seu 100° ano de existência, é a Pikes Peak International Hill Climb (PPIHC). Pouco conhecida por aqui, com certeza ganhará atenção especial da mídia pela primeira participação de um brasileiro na competição. O piloto Rafael Paschoalin, após escrever seu nome na história do motociclismo internacional por ser o primeiro brasileiro na Ilha de Man, disputará com uma Yamaha MT-07 a corrida para as nuvens, como é conhecida por lá, na categoria Middleweight, destinada a motos entre 500 e 750cc e por este motivo, trouxe a vocês um pouco da história desta corrida.


A Subida do pico Pikes, oficialmente Pikes Peak International Hill Climb, também conhecida como A Corrida para as nuvens (em inglês: The Race to the clouds), é uma competição de subida de montanha. Ela acontece anualmente desde 1916, em Colorado Springs. O percurso tem uma distância de 19,99 km (12,42 milhas) e conta com 156 curvas, vencendo um desnível de 1.440 m acima do nível do mar, desde a partida, até à linha de chegada situada a 4.300 m de altitude, com uma inclinação média de 7%. Desde seu início muita coisa mudou, por exemplo, nos primórdios a prova alternava entre trechos em terra e asfalto, porém desde Agosto de 2011, com a nova pavimentação, o percurso passou a ser totalmente em asfalto.

A corrida pertence ao calendário Internacional da FIA, sendo o segundo evento de automobilismo mais antigo nos Estados Unidos da América perdendo apenas para Indianápolis (1909), dela participam apenas 100 pilotos (67 carros e 33 motos e quadriciclos). Hoje, existem diversas categorias competindo pela gloria de subir até as nuvens. Veja quais são:

Carros e Caminhões

  • Unlimited - "Vale Tudo". Esta classe é para qualquer coisa, supondo que passará na inspeção técnica.
  • Open Wheel - O tradicional carro de corrida de Pikes Peak. Estes vão desde carros estilo Indy até buggies.
  • Mini Sprint - categoria de pequenos Open Wheels. Menor e mais leve com não mais 3,6 l de capacidade nos motores e sem indução de ar forçada.
  • Super Stock Car - tradicionais carros com estrutura tubular. Deve ter menos que 10 anos de idade.
  • Pro Trucks - Picapes e utilitários esportivos com estrutura tubular, construídos para off-road.
  • Pikes Peak Open - Carros e caminhões que se parecem com um veículo de fábrica por fora, mas mantêm pouco do projeto original por dentro.
  • Time Attack 4WD – Veículos de produção AWD ou 4WD
  • Time Attack 2WD – Veículos de produção 2WD.
  • HPSS (High Performance Stock Showroom) – Carros de produção preparados para alta performance e com os equipamentos de segurança exigidos.
  • Exhibition Car/Truck - Carros e caminhões que não se encaixam em categorias padrão. Muitas vezes, essas categorias apresentam os avanços conquistados em combustíveis alternativos e tecnologias.
  • Vintage (RMVR) - Nova categoria para 2008
  • Vintage Modified (RMVR Modificada)
  • Elétricos
Motos e Quadriciclos:

  • Motos 1200cc
  • Motos 750cc
  • Supermotos
  • Motos 450cc
  • Motos 250cc
  • Motos Quad 500
  • Motocicleta Quad 450
  • Motos Vintage
O Pico de Pike leva o nome do seu descobridor, Tenente Zebulon Pike, que comandou a expedição do Exército Americano para explorar as planícies do Colorado, em 1806. Curiosamente, o Tenente Pike nunca escalou a montanha batizada com o seu nome. Ao contrário, relatos dizem que ele jurou que ela jamais seria conquistada pelo homem. Não demorou muito para que Pikes Peak virasse um ponto turístico, recebendo escaladas de pessoas a pé e com os mais variados meios de transporte. Em agosto de 1901, dois homens conhecidos pelos nomes de Yont e Felker, fizeram a primeira subida em um veículo que era uma carruagem sem cavalos, de dois cilindros, movida à vapor. O percurso até o topo foi vencido em mais de nove horas, onde os aventureiros tanto eram levados pelo carro, como empurravam-no às vezes.

Alguns anos depois, Spencer Penrose, um benfeitor das cidades locais, percebeu o potencial turístico da região. Ele deu um trato na rota de carruagens, transformando-a na estrada que leva ao topo de Pikes Peak em 1915 e teve a brilhante ideia de criar uma prova automobilística para fazer propaganda da obra e atrair turistas para a região. Entre os dias 10 e 12 de agosto de 1916 aconteceu a primeira edição, a Pikes Peak Auto Hill Climb. 


B156
A categoria mais antiga da corrida é a Open Wheels, que faz parte desde a primeira prova, em 1916. Pilotos como Mario Andretti e Al Unser Sr. já participaram desta classe, que tem Robby Unser como recordista, com o tempo de 10min 05s 85 conseguido em 1994. O recorde geral da prova é de Nobuhiro "Monster" Tajima, um piloto japonês que vive para esta prova.

Pikes Peak (PPIHC) é uma das provas de Hill Climb mais importantes e empolgantes do Mundo. No ano passado, David Mobley participou na categoria Lightweight, com uma Yamaha WR450 completando a prova com o tempo de 11:48.866. Classificado em 49⁰ lugar na geral.





Clique AQUI e leia mais a respeito da participação do piloto Rafael Paschoalin na PPIHC.

Mais informações sobre a corrida no site oficial: http://www.ppihc.com


Segue aqui o link com os resultados de 2015 nas categorias de motocicletas.



Espero ter ajudado!



Boas estradas!

fontes: http://www.ppihc.com

https://pt.wikipedia.org/wiki/Subida_de_Pikes_Peak

http://garagemdorovida.blogspot.com.br/2012/08/pikes-peak-hill-climb-mais-famosa.html



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