08/08/2014

Que moto vou comprar?

Boas galera!

Muito se vê e se ouve, as pessoas reclamarem da moto que comprou, ao meu ver, acredito que por um pouco de falta do conhecimento do produto que esta indo adquirir. Bem complexo na verdade, o mundo das duas rodas tem muita diferença entre um modelo e outro, principalmente entre suas categorias. Então coloquei aqui um resumão das categorias que temos no mercado disponível a nós.

Procure quando for adquirir um modelo de motocicleta, entender o seu espirito motociclístico, se é mais aventureiro, mais "tiozão", esportivo... vai ajudar na escolha, conheça a motocicleta, faça um test ride, saiba o que você deseja dela, e se o modelo que quer vai te suprir como o desejado. Assim, com certeza você vai ficar mais satisfeito com os resultados...bora lá?


Scooter

São mais simples para pilotar, não possuem cambio, ganha destaque das outras por sua posição de pilotagem (o piloto fica sentado e com os pés totalmente apoiados, protegidos pela carenagem a frente) um exemplo, a Honda PCX e a Suzuki Burgman.

A grande sacada dos Scooters é a transmissão totalmente automática do tipo CVT (Continuously Variable Transmission - Transmissão Variável Contínua) que dispensa o uso de embreagem e troca de marchas. Seu motor proporciona um despejo progressivo de potencia.

CUB

São como as Scooters, porém, mais focada na economia de combustível, dai a sigla CUB, que significa Cheap Urban Bike (algo como moto urbana de baixo custo). São leves e ágeis, a posição de pilotagem muda um pouco, já bem próxima a posição de uma moto, os pés já ficam sobre as pedaleiras, existe cambio, mas não se usa embreagem, é automática, um exemplo é a Yamaha Crypton.

Street

São as mais conhecidas, são motos leves, resistentes, ágeis, econômicas e de fácil pilotagem por conta do seu tamanho, são de até 300 cilindradas. São os modelos projetados para o uso urbano, mais simples, mas transporta passageiros com mais conforto. Bons exemplos são a Honda CG e a Yamaha Fazer.

Off-road

São mais altas em relação ao chão. Sendo assim, as motos off-road (ou trails, de trilha), são desenvolvidas para encarar pisos irregulares como em trilhas, terra, areia... no geral de 125cc e 250cc. um exemplo é a Honda CRF 150 F.

Dual Purpose / Big Trail
São motos de uso misto, tanto para asfalto quanto para terra, possuem tanques grandes trazendo uma grande capacidade de autonomia. Dentro deste segmento vamos das 150cc até acima das 1000cc, onde estão as tão conhecidas Big Trail's, que indica moto de grande porte para todo terreno. As Big são geralmente com motores acima de 600 cilindradas.

Custom

As custons, são projetadas para longas viagens, sua posição de pilotagem lembra um sofá confortável e aconchegante, são motos únicas com muita força. São pesadas, imponentes, e um pouco mais difícil para se pilotar por conta do seu entre-eixo longo e seu baixo centro de apoio. Aqui estão as clássicas Harley Davidson. 

Esportiva

Para quem curte alto desempenho, as esportivas são como as motos de corrida, com carenagens que ajudam a melhorar a aerodinâmica de pilotagem e com design arrojado e agressivo. Normalmente são leves para não atrapalhar o desempenho. A postura do piloto é agressiva: ele vai quase que deitado na moto. Hoje no mercado brasileiro temos esportivas que vão das 250cc até acima das 1000cc.

Naked


Naked quer dizer "pelada", igual as esportivas, mas sem carenagem, a postura de pilotagem é um pouco menos agressiva, o piloto fica um pouco mais em pé durante a pilotagem, e é de média ou alta cilindrada, apesar de que hoje, as pequenas estão tomando conta do cenário no mundo todo, exemplo a Kawasaki Z300 e a novata Yamaha MT-03. 

Ainda temos as variações, como as motard's, bobber's, chopper's, gran touring, e por ai vai...mas, no geral variam destes modelos...



Acredito que ajude a galera...


Boas estradas!

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