29/09/2016

Dicas para sair da concessionária com sua nova motocicleta em segurança

Boas Galera!


Você acaba de adquirir sua nova motocicleta em uma concessionária em sua cidade (nova ou usada), é uma sensação emocionante, sem dúvidas! Agora, é hora de subir nela e ir para casa, curtir a liberdade e desfrutar de sua mais nova conquista.

Este fato, para muitos pode significar, utilizar uma moto (ou a moto em questão, o Up) pela primeira vez, e isso, não é tão fácil como parece ser. Muitas vezes as concessionárias ficam localizadas em áreas com grande fluxo de veículos e muitas vezes em locais com grandes congestionamentos. Adicionamos a este fato de que, talvez, você esteja mudando seu estilo de motocicleta, como ir de uma Custom para uma Speed, ou de uma Dual para uma GrandeTouring. Talvez esta seja realmente sua primeira motocicleta e você é recém-habilitado. Basicamente, você não teve a chance de pilotar sua motocicleta antes de pegá-la e realmente você precisa de algum tempo para se familiarizar com ela. Mas com um bom planejamento você consegue tirar de letra!
Hoje, muitas empresas oferecem uma opção transporte de entrega por uma taxa extra. Mas dependendo, você pode acabar pagando um grande valor pelo serviço. Claro, se você tiver um amigo com uma van ou caminhão, você pode tentar o mesmo, mas se não tiverem "as manhas", pode acabar dando muito errado. E depois há a opção de seu amigo mais experiente, o marido ou parceiro que puder leva-la até sua casa para você. Mas, este é o momento em que deve ser seu - você deve fazer e tornar o primeiro passeio uma experiência inesquecível...

Assegure-se de que a pessoa do pós vendas que vai lhe entregar a moto e as chaves possa te passar todas as informações necessárias para manusear a moto e sobre todos os comandos e controles eletrônicos do modelo, muitas vezes este detalhe pode ser feito de maneira inadequada ou por alguém que não tem todo o conhecimento do modelo. Siga este check list com alguns pontos para garantir que tudo saia da melhor maneira e com toda a segurança. 

Planeje sua rota: Planeje sua viagem e rota antes de sair de casa. Planeje todo o caminho que irá percorrer e opções que você tem, isso é facilmente feito usando mapas do Google que no modo "street view" lhe permitirá ter uma visão virtual de como é e por onde irá pilotar. Criar e escolher o caminho tanto quanto for possível, em ruas e avenidas retas, evitando curvas e esquinas a fim de dar tempo para você obter uma boa sensação para o peso da moto e uma boa noção de quanto de energia você precisa para se equilibrar. 

Evitar horário de pico: Se você esta buscando sua moto em um dia de semana, evite o horário de pico, agende com antecedência e fuja destes horários que o trânsito é mais carregado. Se no fim de semana, geralmente no início do sábado ou domingo de manhã, antes 11:00hs é mais calmo na maioria das ruas. 

Mantenha seu caminho simples: Mantenha o seu percurso o mais simples possível e tente usar um caminho que você está familiarizado, caso contrario use o Google como recomendado anteriormente. Esta não é a hora para experimentar um novo caminho curto. Você quer evitar distrações. 

Conheça todos os controles e comandos: Antes de sair pilotando, se familiarize com todos os controles, buzina, setas, ignição, botão de aquecimento de manoplas e bancos, controles eletrônicos, etc, como ligam e como desligam. Ajuste os espelhos para atender às suas necessidades de visualização, regular altura dos manetes e distância do guidão são muito importantes para que você fique confortável. 

Verificação do combustível: Verifique para garantir que o combustível é o suficiente para chegar em casa, ou até um posto. A concessionária deve fornecer ao menos um pouco de combustível. Mas não deixe de conferir. Inclua em sua rota uma parada para abastecer. 

Sente-se em sua nova motocicleta: Agora, sente-se em sua moto e pratique levantando a moto fora do cavalete lateral (sem necessidade de capacete e com a moto ainda desligada). Em seguida, levante o descanso lateral equilibrando a moto. Em seguida, tente encontrar o cavalete e abaixe ele novamente, certifique-se que ele está firme. 

Sinta a embreagem e os freios: Movimente sua mão para se familiarizar com a alavanca de embreagem e de freio ainda com o motor desligado. Sinta a pressão necessária para acionar e liberá-los. Ligue a moto, engate a primeira marcha e, lentamente, e muito suavemente vá liberando o controle da embreagem para sentir onde começa a zona de atrito e criar essa familiarização. 

Pratique um pouco usando os freios dianteiro e traseiro: lentamente, faça o mesmo que fez com a embreagem e acione o freio dianteiro para sentir o poder de frenagem, e ter noção de onde ele começa a funcionar, faça o o mesmo com o freio traseiro. Peça para regular a altura dos controles se necessário para a sua estatura. Atente-se também a se o novo modelo vem equipado com sistema ABS, procure aprender sobre ele o quanto antes! 

Pronto para pilotar: Chegou a hora! Verifique usando as siglas P-CLOC (Pneus, Comandos e cabos, Luzes e parte elétrica, Óleo e combustível e Corrente de transmissão), e ao sair, não esqueça de usar a sigla PIPDE (Planejar, Identificar, Prever, Decidir e Executar), e boa viagem!

A sua nova moto vai ter um peso diferente do que você está familiarizado com a sua moto anterior. Para os novos pilotos, é certeza que ela será mais pesada do que as motos que você aprendeu a andar na moto escola. Você precisará lidar com isso e lembrar que provavelmente ela também seja mais forte do que você esta habituado e seu tempo é pouco para se habituar. O novo conjunto de pneus, pastilhas e componentes de freio podem responder mais rápido e mais fácil do que você está acostumado. Você precisa ser gentil e delicado, sem pressão ou stress ou criar uma grande expectativa em sua pilotagem ser perfeita logo de cara nesse primeiro contato. 

Lembre-se, verifique as condições de tráfego, verifique o tráfego e verifique o tráfego novamente. Menos tráfego e menos congestionamentos, entre outros problemas lhe dará tempo de olhar tudo como um todo, observar sempre a sua volta garante sua segurança. Mantenha sua visão para longe de seus instrumentos e o mais a frente quanto for possível enquanto pilotar. Preste atenção em como a moto "soa" e reage a seus comandos. Seja visível, lembre de procurar escolher as posições mais seguras pista. Quando você chegar em casa, leia o seu novo manual de proprietários por completo antes de sua próxima viagem e parabéns pela sua aquisição! Procure ajuda especializada para aprender o máximo e ter total controle de sua máquina e assim poder aproveitar com total segurança tudo que ela possa lhe proporcionar, seguindo estes passos, provavelmente você irá tirar de letra e irá ter grandes momentos inesquecíveis com sua nova máquina.



Espero ter ajudado!




Boas Estradas! 

Um comentário: