28/05/2016

O Efeito Shimmy

Boas Galera!

Muito provavelmente você já alguma vez ouviu falar dele, é o fenômeno conhecido por fazer a roda de nossas motos oscilarem, o nome disto? Wobble (uma palavra inglesa que significa, oscilação), ou para nós motociclistas mais conhecido como Efeito Shimmy. 
Alguma vez já esteve pilotando e de repente sentiu a frente de sua moto dar aquela balançada, quase que por vida própria e você não entendeu o que houve? Já ouviu uma história parecida, ou ainda, ouviu alguém dizer que a moto "shimou"... Este efeito, é mais relacionado a veículos cuja direção é apoiada por um único pivô, e que seja capaz de ter ampla mudança de direção, que é o caso das bicicletas e motos (nosso caso), em trens de pouso de aviões, e até mesmo em alguns poucos veículos de 4 rodas. 
Ele consiste de um rápido movimento oscilatório lateral e que muda constantemente de direção, podendo com isso ganhar "força" e ampliar seu movimento causando a perda do controle da moto e nos levando a um baita tombaço!

Vários fatores podem ajudar para que o Shimmy apareça na sua pilotagem, antes de mais nada, saiba que nas motos Custom, por serem mais baixas e com longas distâncias entre eixos, além do grande peso a tendência e probabilidade deste efeito surgir é muito menor de que em motos de entre eixos menores e mais altas como o caso de uma Big Trail ou Esportiva por exemplo.

Indiferente de qual estilo seja sua moto, saiba que você está sujeito ao aparecimento do Shimmy, manter a calma e lembrar dos detalhes de como neutralizar o efeito é fundamental. De forma geral, a precipitação do piloto e a falta de perícia são muito comuns em acidentes relacionados ao efeito Shimmy.

Adotar uma postura de pilotagem sutil e de ações gradativas dará a você uma sutil e gradativa condução, com riscos muito menores em todos os sentidos. Na pilotagem, tudo é baseado nas leis da física, e toda ação gera uma reação, portanto uma ação delicada, irá trazer uma reação delicada, já uma ação mais bruta e grosseira, lhe dará respostas de reação mais brutas e grosseiras.

Mas o que causa este efeito? Hoje existem estudos que mostram que existem vários tipos deste efeito, as origens podem ser influenciadas por vários fatores, mas de uma forma geral, um fator constante nos casos estudados é a mudança de velocidade, tanto no aumento quanto na perda repentina. No aumento de velocidade é o mais comum e o que mais vemos nas corridas de moto velocidade (neste exemplo fica muito claro).

Quando aceleramos nossa moto, o centro de gravidade dela recua um pouco, criando maior peso sobre a roda traseira e dando maior força de atrito do pneu traseiro com o solo, com isso nossa frente fica mais leve e pode criar um pequeno movimento lateral, desalinhando as rodas dianteira e traseira. 

Este pequeno movimento pode chegar a um ângulo maior que o necessário para se continuar na trajetória, o que irá encontrar uma resistência e forçar ela a voltar para o lado contrário, e assim sucessivamente, criando este efeito oscilatório, e dependendo do caso, a perda do controle da motocicleta.

Entre as diversas causas, que provocam e/ou contribuem para o Shimmy aparecer, os mais comuns estão relacionados o uso de pneus muito gastos, defeituosos ou mal calibrados, rodas desalinhadas, falta de balanceamento, má calibragem da suspensão, o famoso "calo" na direção ou a folga excessiva do conjunto (caixa de direção), excesso de peso na bagagem, aceleração bruta e muito rápida, excesso de pressão no guidão, condições das vias, altura do centro de gravidade alterado.

E se acontecer comigo? Assim que perceber essa oscilação, mantenha a calma e o mais indicado é suavemente desacelere a moto até que você volte ao controle. Desacelerar muito rápido ou parar de acelerar repentinamente poderá piorar a oscilação e aumentar a amplitude. Não tente de maneira alguma resolver no braço... 

Não segure firme ou tente mudar a direção do efeito. Em observações nos estudos, foram notado que por melhor que seja o piloto,  ele não consegue acertar o tempo e controlar o movimento do guidão. Apenas se segure sem criar resistência nos braços. Quanto mais flexibilidade no braço, mais rápido conseguirá controlar de volta a moto. Provavelmente isso irá corrigir a trajetória da moto e acabar com o efeito, e você voltará ao controle. 

Se você for muito sangue frio e lembrar (e conseguir fazer, o que é um risco enorme de errar e você cair) o quanto antes possível, levante um pouco do banco, pouco mesmo, somente o suficiente para transferir o seu peso para as pedaleiras (lembre-se de colocar os pés o mais fixo e no meio das pedaleiras, use seus joelhos para "apertar" o corpo da moto e mante-lo fixo, como no off road) e forçar o centro de gravidade a baixar e com isso diminuir a amplitude da oscilação. 

O mais comum de se observar este efeito é em motos esportivas em saída de curvas, onde elas mostram seu poder de re-aceleração olha esse vídeo da MotoGP...


Quando o Shimmy acontece em uma desaceleração, costuma ser mais suave, com uma oscilação lateral bem rápida mas com menor amplitude angular. Dentre os fatores que causam seu surgimento (além do piloto, por depositar seu peso sobre o guidão em frenagens), como falado mais ali atrás, analise suas rodas, balanceamento, caixa de direção com folga excessiva é frequentemente relatada como causa do efeito na desaceleração. O excesso de folga não cria a resistência para o movimento angular da direção, além de aumentar o tamanho dos "calos" da direção.


Para corrigir o efeito nessa situação, o melhor é gradativamente aumentar a aceleração (mas muito sutil e com muito carinho) e mudar a sua postura em cima da moto a fim de transferir o peso de seu corpo para facilitar a volta ao controle. Neste caso, firmar mais a mão no guidão será uma boa medida a ser adotada, diferente do Shimmy em aceleração.
Em todo caso, manter a manutenção preventiva em ordem, calibragem dos pneus e boas condições de uso, assim como toda vez que trocar os pneus lembrar de fazer corretamente o balanceamento, com isso muito provavelmente deixará você mais distante deste efeito que pode lhe trazer um grande susto...



Espero ter ajudado!




Boas Estradas!


27 comentários:

  1. Cara, nunca havia lido um artigo tão técnico sobre este assunto. Muito bom, parabéns!

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    1. Obrigado meu amigo...tenho outros textos bem interessantes...da uma fuçada por ai... ;)

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    2. A RD 350 a famosa tampa de caixão, aconteia demais.

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    3. Otima explicacao. Parabens.

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  2. Já sofri com isso andando de bike não sabia que também acontecia com a motocicleta muito perigoso com toda certeza

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  3. Parabéns, amigo! Muito esclarecedor e instrutivo.

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    1. Muito esclarecedora sua explicação, que deve ser útil a muita gente!
      Parabéns e Obrigado ������

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Sofri uma queda com minha Kawasaki Versys 1000 por causa disso. Na hora não soube o que fazer para evitar, e acabei no chão, felizmente sem grandes prejuízos, fora o material. Instalar amortecedor de direção não auxilia a enrijecer um pouco mais a direção e proteger deste evento tão desagradável?

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    1. Jovem, o amortecedor de direção deve ser usado como um ajuste fino na moto. Se estiver shimmando muito, o ideal é encontrar a causa, e não consertar o shimmy com o amortecedor. De fato, o amortecedor pode evitar uma shimmada numa moto JÁ REGULADA, mas não é a solução para o problema, saca?

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  6. Vi um vídeo e fui procurar informação na internet, gostei do texto, agradeço, obrigado

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  7. Cada um diz uma coisa sobre o shimmy
    Durval careca fala que devemos acelerar...
    No meu caso a moto shimou ao freir a dianteira me salvei justamente por ter desacelerado
    Uma pergunta a moto com tudo ok, e com amortecedor de direção
    Em altas velocidades é possível shimmar?

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    1. Acompanho o Durval e pelo o que sei ele nunca disse isso, no curso ele diz que manter a aceleração é o ideal.

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    2. Pra quem tiver interesse ta aqui o vídeo do Durval falando sobre isso: https://www.youtube.com/watch?v=pgvzqFJWFTU com direito a um vídeo pessoal dele Shimmando numa Daytona 675 se não me engano.

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  8. Tenho uma BMW 1200 e na divisa do Chile com Argentina a moto shimou feio, chegando a invadir a mão contrária. Graças a Deus não havia veículos no sentido oposto e por milagre a moto estabilizou e consegui dominá-la e retomar pra minha mão de direção. ou seja, mesmo a moto tendo controle de estabilidade e abs não impede ocorrência de shimme.

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  9. Esta moto tem centro de gravidade mais baixo, pela conformaçào do motor. Além disso, na hora da shimmada, você deve ter apertado mais os pedais, baixando mais o centro de gravidade da moto. Tudo isso ajudou.

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  10. Recentemente com a Harley Ultra em uma reta quiz ver quanto dava final, aos 190 acelerei e acredito que algum vento lateral mais a aceleração fez com que ela shimasse e vai , não teve como segurar, quando acelerei parece que ela ficou leve e deu uma arrancada mesmo em 190 km/h , bem 3 costelas quebradas pulmão furado e clavícula fraturada mas consegui sobreviver , não sabia que existia esse efeito.

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  11. Tenho uma Nc750x e este efeito aconteceu comigo em alta velocidade ao ultrapassar um caminhão, até ler esta matéria acreditava que a instabilidade que havia sofrido tinha sido causada pelo deslocamento de ar do caminhão, felizmente consegui sair ileso e sem queda e a moto estabilizou quando desacelerei com o susto sem saber o que estava acontecendo.

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  12. Tenho uma vasta experiência em motocicletas (curriculo com 22 motos) hoje eu possuo uma Kawazaki Versys 1.000 GT. Esta moto eu acredito que tenha algum erro de projeto, balança demais em curvas de alta e também após os 180 km /hora em reta. Com isso, instalei um amortecedor da MX Racing para que sanasse o problema, coisa que não aconteceu. Já fiz de tudo, calibragem, amortecedor de direção, tirei o baú traseiro para testar, e etc... Concluindo, não tem o que fazer! Tem um motor excepcional, mas não tem estabilidade. Mas para quem compra a Versys e não é de passar de 170 - 180 km, é uma excelente moto.

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  13. Tenho uma vstrom 650 e fechei o punho incontáveis vezes e por sorte nunca chimou! Mas sempre fico atento a esse efeito quando pego estrada!

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  14. Excelente Matéria. Elucidativa e Orientadora.

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  15. Matéria bastante útil e que pode fazer a diferença qdo eventualmente formos surpreendidos pelo shimmy. Muito boa mesmo! 👏👏👏

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  16. Cara, eu troquei o pneu dianteiro da minha CB300 por um Diablo rosso 3, após isso a moto começou a ter shimmy após os 130 km/h , e nessas horas é preciso tirar a aceleração caso contrário é tombo na certa... Tô pensando em fazer um balanceamento da roda dianteira pra ver se resolve, mas estou achando tudo isso muito estranho, pois nesse "tamanho" de moto não é necessário balancear nada. Antes de trocar o pneu dianteiro , ela já andou a 177 km/h sem problema nenhum...

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    1. Se a mesa estiver com folga é batata de acontecer, inclusive em motos pequenas, nessa velocidade o Shimmy não era para acontecer com tanta facilidade, temos que lembrar que é um efeito que demanda uma situação perfeita entre velocidade, aceleração, peso e aerodinâmica, se está acontecendo tão fácil é porque tem alguma falha mecânica, seja o balanceamento da roda, seja uma folga na mesa ou no eixo da roda.

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  17. Ótimo post, tirando que sua frase “se apoiar sobre os pedais abaixa o centro de gravidade”, não faz sentido nenhum na Física… Mas ótimo post, passei uma vez por isso, foi um baita susto, mas felizmente a moto voltou… Só soltei o acelerador pra ela reduzir, não freei nem forcei o guidão!!!

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  18. A 750 7 galo; dizem que tem esse defeito crônico. A minha Falcon shymbra um pouco,em baixa velocidade, 40km /h, quando eu retiro as mãos do guidão , coloco as mãos e pára de shymbrar imediatamente. Vou balancear também pra ver se pára. Um abraço fraterno.

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  19. Ola desculpa se não entendi mas nós vídeos vídeos as motos dar uma saída de traseira e o efeito shimar que derruba a gurizada e aquele que acontece em linha reta em alta velocidade e a moto balança só a dianteira esse que gostaria de saber como amenizar!!!

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