Boas Galera!

Para muitos, ela significa apenas uma motocicleta, o que em minha opinião não faz sentido algum, basta pilotar qualquer uma das máquinas produzidas por ela e você irá entender o porque ela é na verdade sinônimo de conforto, qualidade e segurança, aliados ao designer e a mais alta tecnologia. E o melhor? Isso tudo intensifica o prazer de pilotar por longos períodos deixando aquele gostinho de quero mais ao fim de algumas centenas de km's rodados.
Recentemente completados os seus 100 anos de fundação, a gigante alemã embora mais lembrada pelos carros luxuosos e super esportivos (para alguns... Eu já me lembro das belas motocicletas) surgiu da fusão de duas companhias fabricantes de motores para aviões. Uma delas foi fundada em 1911 com o nome de Gustav Otto Flugmaschinfabrik, e a outra fundada em 1913 com o nome de Rapp Motorenwerke, ambas na cidade de Munique. As raízes da BMW estão ligadas a estes 2 cidadãos, Gustav Otto e Karl Friedrich Rapp, respectivamente proprietários das empresas.
A história começou de forma modesta exatamente no dia 7 de março de 1916 as duas empresas se unificaram e pouco mais de um ano depois, a empresa foi rebatizada com o nome que mantém até hoje: BMW (abreviação de Bayerische Motoren Werke), em português “Fábrica de Motores da Baviera”.
A história começou de forma modesta exatamente no dia 7 de março de 1916 as duas empresas se unificaram e pouco mais de um ano depois, a empresa foi rebatizada com o nome que mantém até hoje: BMW (abreviação de Bayerische Motoren Werke), em português “Fábrica de Motores da Baviera”.
A logotipo foi criada e registrada em 1917, um ano após a fundação da empresa. Desde sua criação, a logo da BMW sofreu poucas modificações e se tornou reconhecida mundialmente por sua simplicidade e originalidade, características que colocam a empresa entre as grandes marcas mundiais.

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O Engenheiro Max Friz |
A BMW então passou a fornecer motores de quatro cilindros para caminhões e barcos. A empresa deve o sucesso de seus produtos na fase inicial ao visionário engenheiro Max Friz. Um motor de seis cilindros para aviões, desenvolvido por ele, valeu à empresa, em 1919, o primeiro recorde mundial de sua história: o de altitude de voo, com 9.760 metros.
Só pra constar, somente em 1928 ela começou a produção de automóveis, após adquirir uma fabrica automotiva e junto a negociação uma licença para produzir um pequeno automóvel chamado Dixi, baseado no modelo inglês Austin Seven, com motor de válvulas laterais de 15cv e 748cc, que foi rebatizado com o nome de Dixi 3/15.
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R32, primeiro modelo da marca em 1923 |
A história da marca alemã com motocicletas começou quando em 1923 o modelo R32, projetado pelo engenheiro Max Friz, estrelando nos salões de Paris e Berlim. Este modelo apresentava as características básicas das futuras motocicletas da marca: motor boxer de 2 cilindros e transmissão secundária por eixo-cardã. Era o início de uma história de sucesso. Em 1925 o chefe de desenvolvimento, Rudolf Schleicher, desenvolveu uma versão esportiva do motor R32 e o instalou na motocicleta modelo R37, com a qual Franz Bieber conquistou para a BMW o campeonato alemão de velocidade.
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Franz Bieber com a R37 em 1925 |
Nos anos seguintes a montadora desenvolveu modelos revolucionários e emblemáticos como a R39, apresentada em 1925, primeira motocicleta monocilíndrica da marca, com motor de 250cc. A BMW R62, em 1928, com motor de 750cc, permanecendo como a motocicleta de maior cilindrada da marca até 1973. A R12, introduzida em 1935, primeira motocicleta equipada com suspensão dianteira telescópica e a R51, equipada com suspensão traseira com pino oscilante em 1938.
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Modelo R75 |
Com a Segunda Guerra Mundial surgiu a R75 militar, equipada com sidecar e tração tanto na motocicleta como no sidecar. Em 1948, após o término do conflito, a fábrica da BMW estava praticamente destruída. Um pequeno e dedicado grupo de funcionários conseguiu reiniciar a montagem de motocicletas utilizando para isso peças que sobraram dos modelos militares. O resultado de tamanho esforço foi o modelo R24 de 250cc. Em 1951 foi lançada a R51/3, primeira motocicleta boxer do pós-guerra, que possuía novo desenho e tecnologia. Este modelo ficou conhecido como “a indestrutível”, tamanha era a resistência e qualidade das peças empregadas em sua fabricação.
Ainda em 1951, surge uma nova motocicleta esportiva da BMW, colocando novamente a empresa entre os líderes internacionais. A BMW R68 era uma motocicleta capaz de quebrar a barreira mágica dos 160 km/h. Pouco depois, em 1954, a BMW ganhou o primeiro de uma série de campeonatos mundiais de sidecar's. Várias equipes obtêm êxitos consecutivos em 20 anos, alcançando velocidades de até 220 km/h. A fábrica de motocicletas foi transferida de Munique para Berlim, em 1970, aproveitando-se de incentivos fiscais do governo alemão necessários para produzir uma motocicleta mais econômica que pudesse competir com as japonesas.
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R100RS - 1976 |
Foi introduzido então o modelo série/5, seguido, em 1973, do série/6, e modelos de maior cilindrada (900cc), como a R90/6 e a esportiva R90 S. Pela primeira vez uma motocicleta BMW de série ultrapassou a marca dos 200km/h. Era a resposta alemã ao sucesso da CB750 da Honda. A BMW introduziu em 1976 a série/7 incluindo a R100RS de 1000cc, a primeira moto de série no mundo com carenagem integral. O sucesso da carenagem foi tão grande que imediatamente os proprietários dos modelos anteriores atualizaram suas motocicletas incorporando a carenagem da R100RS.
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Jutta Kleinschmidt, em 1992 |
A divisão de motos para competições, conhecida como BMW MOTORRAD, conquistou ao longo de sua história vitórias importantes, como por exemplo, no Rali Paris-Dakar em 1981 com Hubert Auriol (primeira vitória na competição), feito que se repetiu em 1983 e nos dois próximos anos, desta vez com o piloto Gaston Rahier. A marca também fazia sucesso no Rali dos Faraós e no Baja Califórnia. Em 1987 encerrou-se a participação da BMW como equipe oficial. Mesmo assim, a marca continuou obtendo destaque com pilotos que utilizavam suas motocicletas. Eddy Hau, por exemplo, venceu a categoria Marathon do Paris-Dakar em 1988 e Jutta Kleinschmidt, em 1992, se tornou a primeira mulher a correr a prova.
Após dez anos de afastamento, a BMW voltou a se envolver com o Paris-Dakar em 1998. No ano seguinte, o francês Richard Sainct venceu a competição. Em 2000, ganhou os quatro primeiros lugares, com Sainct em primeiro seguido por Oscar Gallardo e Jimmy Lewis. Em 2001, a BMW mudou o foco e começou a organizar sua própria competição, batizada de Boxer Cup. A BMW produz exclusivamente motocicletas com mais de 500 centímetros cúbicos, das quais vende aproximadamente 116 mil unidades anualmente.
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O inovador modelo C1 |
O estilo das motos BMW sempre foi muito distinto e isso deve-se principalmente às formas angulares das suas linhas de produção. No entanto, a marca alemã também se distinguiu pelas inovações estilísticas introduzidas nos seus modelos. Das várias modificações que foram efetuadas, destacam-se a rápida inserção do sistema de segurança ABS nos seus modelos principais. Este é um elemento de extrema importância no que diz respeito a segurança de um rider na estrada e a criação dos sistemas de suspensão Duolever e Paralever contribuiu para um melhor desempenho dos veículos de duas rodas na estrada e para uma condução mais segura e eficaz.
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R Nine T baseada na lendária R32 |
A BMW durante sua trajetória, criou várias séries de motos com o intuito de chegar a todos os segmentos de mercado e satisfazer os pedidos de todos os motociclistas, amadores ou profissionais. Das séries principais e que mais sucesso tiveram, evidenciam-se as seguintes:
A série R - É o ponto focal do alinhamento da BMW Motorrad. Atualmente, a série R compreende a cilindrada de 1170 cv, como no modelo R 1200. Esta série apresenta várias gamas específicas, sendo que a mais popular é a versão GS. Na verdade, a série GS é a mais vendida da BMW, com mais de 100.000 unidades vendidas.
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Acima os modelos R 1200 GS e K 1600 GTL |
A série F - Foi introduzida em 2007 e caracteriza todos os modelos que têm um motor Twin Paralelo. Atinge uma cilindrada de 798 cc e apresenta uma versão desportiva (S), de turismo (ST) e naked (R). O motor é originário do modelo F 800 GS, uma versão menor de um dos modelos mais vendidos.
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Acima os modelos F 800 e G 650 |
A série G - A série G está especialmente direcionada para o segmento off-road. A monocilíndrica G 650GS surgiu em 2009 como uma Street Bike com uma enorme potencialidade. Outros modelos G 650 são aqueles que estão presentes na série X, nomeadamente a Xcountry, a Xmoto e a Xchallenge. Em todo o caso, a série G promete continuar a desenvolver os seus modelos off-road com o intuito de obter uma posição de referência no mercado.
No Brasil, a BMW Motorrad comercializa 12 modelos, sendo na linha Adventure os modelos G 650 GS, F 800 GS, F 800 GS Adventure, S 1000 XR, R 1200 GS e R 1200 GS Adventure. As Touring K 1600 GTL e GTL Exclusive. A linha Roadster com a F 800 R, S 1000 R e G 310 R e a Sport S 1000 RR.
Ao longo de 100 anos de constante evolução, a marca Bávara investiu no avanço tecnológico de suas motocicletas. Este documentário logo abaixo conta a história da marca, vale a pena ver.
Saiba mais sobre estes modelos AQUI.
Ao longo de 100 anos de constante evolução, a marca Bávara investiu no avanço tecnológico de suas motocicletas. Este documentário logo abaixo conta a história da marca, vale a pena ver.
Espero ter ajudado...
Boas Estradas!!!
Fontes:
http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/05/bmw-ultimate-driving-machine.html
http://infomoto.blogosfera.uol.com.br/2013/05/11/os-90-anos-de-inovacao-da-bmw-motorrad/
http://croove.com.br/crie/curiosidade-sobre-a-origem-da-marca-bmw/
http://bmwmotorcyclehistory.blogspot.com.br/
A Bmw é uma das principais marcas de motocicleta
ResponderExcluirMuito bom. Parabéns!
ResponderExcluirnice
ResponderExcluirIt's such nice content! Thanks for sharing content and such nice information for me. I hope you will share some more content about German cars. Please keep sharing!
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