Boas Galera!
Dando uma lida em algumas coisas sobre corridas de motos, conheci alguns grandes nomes e histórias fantásticas. Walter Villa foi um deles e trouxe um pouco de sua história ao conhecimento de vocês... Boa viagem!

Hoje é inevitável se lembrar o quanto a sua carreira foi atada (ao menos no princípio) como um "cordão umbilical" à experiência, à competência, à astúcia de seu irmão mais velho, Francesco Villa, famoso e estimado como preparador e corredor. Seu irmão mais novo, Romano, também iniciava uma promissora carreira, quando subitamente foi interrompida por um acidente de automóvel na estrada.
Walter, o quarto irmão de seis da família Villa, foi o mais talentoso e aquele que mais alto elevou o nome da família, conquistando 4 títulos mundiais e 9 títulos italianos de moto velocidade.
Walter era uma cópia mais "carregada" de Francesco. Se Francesco sabia conter a raiva em certos momentos, Walter não se saía tão bem. Se Francesco aceitava o sucesso com modéstia e não ligava para dinheiro, Walter já era mais um "showman", atraindo a atenção com seu jeito extrovertido, e sabendo se valorizar. Muitas outras comparações poderiam ser feitas, sempre com Walter sendo mais rígido e profissional.
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Villa em ação com a Mondial 125 - 1965 |
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Villa com a Becaccino 125 - 1965 |
Walter Villa nasceu em Castelnuovo Rangone (região da Emília-Romanha, província de Modena - Itália) em 13 de agosto de 1943 e com um irmão corredor em casa, não demorou muito a estar envolvido nas competições. Estreou de fato em Modena, em 1962, com uma Morini Settebello 175 emprestada, chegando em terceiro, e continua a temporada com motos arrumadas aqui e ali (Ducati e Motobi), característica dessa fase, e consegue bons resultados na categoria Novatos.
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Os três irmãos Villa, com a Mondial.
À esquerda Francesco, e a direita Walter.
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Em 1964, na categoria Sênior, disputa com uma Mondial 125 dois tempos, como a de seu irmão, e fica em quarto no campeonato. No GP das Nações, sofreu um espetacular e inócuo escorregão na curva parabólica.
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Villa na Triumph da equipe Bepi Koelliker - 1972 |
Em 1966, volta a pilotar uma Mondial e iguala o feito de Francesco, no Álbum de Ouro do campeonato italiano, vencendo pela primeira vez o título tricolor. E venceria também nos dois anos sucessivos: Em 1967, também de Mondial, e em 1968 com uma Malanca 50. Em 1969 e 1970, disputou com uma moto Villa, construída por Francesco.
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Villa de Kawasaki 500 - 1972 |
Assim, Walter corre, e quase sempre obtendo resultados excelentes, porém isolados, com Benelli, Kawasaki, MV Agusta, uma Yamaha privada, que comprou (para não correr o risco de ficar a pé), e a Triumph-Koellikers 750, com a qual vence os 500 Quilômetros de Monza, em dupla com Zubani. Mas essa sua atividade toda o levou a poucos resultados globais e nem sempre uma temporada tranquila.
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Villa de Benelli 500 - 1972 |
Em 1973, é envolvido no acidente de Monza que custou a vida de Pasolini e de Saarinen. Ele também sai machucado e ainda tem que sofrer algumas fofocas desagradáveis (depois verificadas e infundadas), de que o acidente teria sido provocado pelo vazamento de óleo de sua Benelli, na prova anterior, das 350 cc.
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1973 não foi um bom ano para Villa e sua Benelli 350 |
Outras polêmicas seguirão Walter, não muito tempo depois do acidente de Monza, que insiste em correr no GP da Iugoslávia, mesmo contra a opinião de muitos. Como consequência, Walter cai, e logo se fala que não era prudente retornar a pilotar depois de um choque que também havia lhe causado um trauma craniano. Como compensação, dessa terrível temporada, Walter consegue, entretanto, o título italiano da categoria 250, com sua Yamaha privada.
Em 1974, a sensação é de que o destino mudará para ele. Chega a ele da Harley-Davidson (construída na Itália pela Aermacchi), uma oferta que de certa forma não era muito atraente (nenhum salário, mas só os prêmios oferecidos pelos organizadores), mas era a única forma de disputar de igual para igual com outras máquinas dessa grandeza: aquelas bicilíndricas 2 tempos de 250 e 350cc eram finalmente, depois de um longo e cansativo aprendizado, competitivas, e um prazer de se ver.
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Walter na Harley-Davidson 250
a caminho do título 1974
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O resultado é clamoroso, Walter faz uma excelente temporada e leva para casa o título mundial das 250, vencendo em Ímola, Assen, Imatra e Berno. Não se tratava de um golpe de sorte, porque em 1975 vem a confirmação. Mesmo com a Yamaha tendo um time forte, com Cecotto, o Bi-campeonato das 250 vem, com as vitórias em Jarama, Hockenhein, Ímola, Assen e Anderstorp. Além disso também conquista o título italiano das 250.
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Walter, Bi-Campeão nas 250 em 1975
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A façanha maior se realiza em 1976, quando Walter, agora que a Harley-Davidson 350 também é competitiva, obtém resultados para ser o centro do mundial em ambas as categorias que disputa, levando os títulos das 250 e das 350, elevando para quarto o número de títulos mundiais conquistados.
Para valorizar esses resultados, vale lembrar que o vice das 250 ficou com Katayama e o das 350 com Cecotto. O estado de graça se confirma também em terras italianas, com os títulos nacionais das 250 e 350, elevando para 7 a sua cota do "carnê", como se fala na Itália.
Para valorizar esses resultados, vale lembrar que o vice das 250 ficou com Katayama e o das 350 com Cecotto. O estado de graça se confirma também em terras italianas, com os títulos nacionais das 250 e 350, elevando para 7 a sua cota do "carnê", como se fala na Itália.
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Na 350, a Harley-Davison começou a andar!
Campeão - 1976
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Em 1977, o vento da boa sorte sopra, mas novamente em outra direção. Seu colega de equipe, Bonera, é substituído pelo fantástico Franco Uncini, e o departamento de competições, constituído por homens de indiscutível valor, parecem ser enfraquecidos pelo golpe. Walter é sempre o piloto de antes, mas as motos sempre tem alguma coisa, parece até uma conspiração, o que leva até Walter a acreditar. Era certo que para Walter Villa seria uma temporada negra, no mundial e no campeonato italiano. Mesmo assim, ainda fica em terceiro no mundial das 250, com 3 vitórias, e em décimo sétimo nas 350.
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Pódio em Brno das 250cc - 1977
1º Franco Uncini, em 2º Walter Villa e
3º (seria o campeão) Mário Lega.
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Para dizer o quanto foi tudo absurdo naquele ano, basta recordar o episódio das 100 Milhas de Ímola, nas 250, na qual Villa se toca na última volta no então desconhecido Ballington, acreditando poder passar num vão entre os "zig-zag's" que o novato fazia à sua frente.
Em 1978 as coisas vão ainda piores, porque Walter não pode mais contar nem mesmo com o apoio direto da Harley-Davidson, que fechava as portas. Administra ele próprio o material ex-oficial da Harley, graças à ajuda obtida do Team Nolan, mas os resultados não aparecem nem no Mundial, e nem no campeonato italiano. Ao terminar a temporada, participa do Bol d´Or, em dupla com Marc Fontan, pela Japauto, demonstrando a classe de sempre, de campeão, chegando em sétimo lugar, mesmo com algumas paradas por problemas na motocicleta.
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Uma das últimas provas de Vila no Mundial de 350 - GP França 1980 |
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Walter - Bol D´Or - 1984 |
Continuou sempre ligado ao motociclismo, sendo um grande mecânico, (muito técnico assim como lhe ensinou o irmão Francesco) e formador de novos talentos. Em 1984 e 1985 disputou ainda a prova de 24 Horas de Bol D´Or , a convite da Ducati. Walter veio algumas vezes ao Brasil, e disputou, com algumas vitórias, provas do Latino Americano, Copa Brasil, e da Taça Centauro, em Interlagos.
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Largada da Copa Brasil de 1979 (Interlagos) Walter Villa (nº 1) |
Por sua calma e a capacidade de propor soluções de compromisso para várias disputas que surgiram sob o circo ou os organizadores, ganhou o apelidado dos pelos colegas, o "Reverendo". Em sua longa carreira, ele correu com vários fabricantes de motocicletas: Mondial, Moto Vila, Snipe, Montesa, Ducati, Morini, MV Agusta, Benelli, Yamaha, Aermacchi Harley-Davidson, Honda, Kawasaki e triunfo, lutando com os mais famosos campeões da época como Giacomo Agostini, Jarno Saarinen e Renzo Pasolini. Walter Villa faleceu na noite de uma quinta feira, 20 de junho de 2002, aos 58 anos, em sua casa, em Modena, vítima de um ataque cardíaco fulminante.
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Interlagos 1979 - O tetra campeão Walter Villa |
Essa é apenas uma pequena homenagem à memória deste grande campeão italiano.
Walter Villa, o Reverendo.
Texto - Goran Slavic - Sérvia goran.slavic@ri.htnet.hr
Tradução, adaptação e Lay out - Ricardo Pupo
Fonte: Revista Motociclismo d´Epoca, ano 8 nº 9
Novembro / 2003
Espero ter ajudado...
Boas Estradas!
Boas Estradas!
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Giacomo Agostini e Walter Villa campeões mundiais em 1975, respectivamente, da Classe 500 e Classe 250. |
Fontes:
https://it.wikipedia.org/wiki/Walter_Villa
http://www.motosclassicas70.com.br/walter_villa.htm
Esse sim fez história em cima da sua motocicleta
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