04/04/2016

Uma boa viagem - Pt. 3

Boas galera!

Esta é a terceira e última parte desta série falando sobre como começar a criar um roteiro de viagem e saber se comportar junto com seus companheiros durante o processo.

Com tudo certo para nossa programação de uma boa viagem, estando com tudo conversado e determinado, um bom plano de ação e um plano B na manga, é hora de acertar o comboio e combinar sinais para poderem se comunicar e passar informações com segurança ao grupo. Combinem as posições dentro do comboio, colocando os menos experientes mais a frente para que eles determinem a tocada e criem mais confiança em si, definam quem será o Road Captain e o Serra-Fila, feito isso, chega a hora de dar uma atenção a nossas máquinas.

É muito importante fazer uma inspeção de segurança antes de sairmos em um passeio, mesmo se sua moto for nova, ou relativamente nova, ela é mecânica, e pode ter algo errado, portanto uma boa verificação nas condições das motos é indispensável.

Parece óbvio, mas lembre-se de verificar que tenha combustível suficiente para alcançar os pontos pré-determinados no planejamento onde vocês escolheram ao longo do caminho para que não seja necessário paradas extras fora dos planos ou uma pane seca.

Pode acontecer de voce estar indo para a estrada pela primeira vez com sua moto nova, ou que possa ter pego de algum conhecido emprestada (isso é raro de acontecer), caso isso ocorra, tenha total certeza que conhece todos os controles, comandos e luzes guias, de como funcionam e para que servem, elas podem ser diferentes do que voce esta habituado ou conhece. Antes é aconselhável que voce dê algumas voltas para se habituar com a ciclística da nova moto, elas mudam de moto para moto.

Estas são algumas dicas de verificação para ajudá-lo a conferir com seu mecânico as condições de sua motocicleta.

Faça uma inspeção pré-viagem e atente-se aos detalhes usando a sigla P-CLOC:

P - Pneus (calibragem, TWI, condições gerais);

C - Comandos (verificação de cabos de acelerador e embreagem, folgas corretas, lubrificação se necessário, sistemas de freios, funcionamento e desgastes das pastilhas);

L - Luzes (setas, faróis, luz de freio, parte elétrica em geral e bateria);

O - Óleos e combustível (óleo de motor, troca ou verificar o nível, filtro de óleo de ar, verifique o nível de combustível principalmente se a motocicleta não é utilizada diariamente);

C - Corrente de transmissão (limpeza, lubrificação e ajuste da folga).

Os melhores momentos em uma viagem em grupo é poder compartilhar esses momentos com seus amigos e companheiros. Ao programar suas viagens com grupos, lembre-se que cada um piloto tem seu nível de experiência e familiaridade com a moto e o trajeto, por isso é bacana que você incentive passeios com seus amigos de uma maneira que os menos experientes consigam desfrutar de momentos únicos junto com os demais pilotos do grupo.


Em viagens menos técnicas e que não exijam muita experiencia, incentive seus amigo menos experiente a puxar o comboio e marcar o ritmo para o grupo, com isso ele irá desenvolver melhor as técnicas de pilotagem, conseguir controlar melhor o seu ritmo e andar dentro de seus limites.

Alguns grupos organizam grandes passeios e seguem suas próprias regras e procedimentos, nestes casos, você precisa estar ciente e se adequar junto a eles sobre seus passeios e procedimentos. Além disso, o respeito as leis de trânsito, as sinalizações, aos seus limites, aos limites de suas máquinas e sobre tudo, o respeito a vida...



Espero ter ajudado.




Boas estradas!



clique aqui para ler a Pt.1 e aqui para a Pt.2

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