28/03/2016

Uma boa viagem - Pt. 2

Boas Galera!

O bom planejamento de uma viagem é tomar as decisões sobre por onde iremos rodar. Analise do trajeto, tipo de pavimentação que existe no trajeto e nos locais a serem visitados. Um bom "plano de ataque" pode nos ajudar a ter certeza que estamos preparados para o que possa acontecer no passeio. Esse planejamento pode ser apenas uma conversa informal durante um café (no caso de um pequeno passeio bate e volta), mas precisa ocorrer.
Continuando o assunto, e se voce não leu a 1º parte acesse AQUI e leia.

Ao planejar uma rota, certifique-se de planejar pausas regulares para hidratar-se e alongar-se. Quando você andar em grupo, todos os envolvidos devem saber que essas paradas programadas são também os pontos de reencontro (exemplo, 1º posto de combustível após o pedágio) no caso de qualquer um se separar durante o passeio por algum motivo. É valido lembrar que, se saiu junto, vá junto. Verifique a previsão do tempo com antecedência para que tenha em mãos o equipamento certo com vocês, mesmo sabendo que a viagem não vai ser muito longa, e que as condições sejam favoráveis, o melhor é prevenir.

Qual o estilo de sua moto? Dependendo do estilo da moto, um passeio longo pode exigir muito do preparo físico até mesmo por conta da pavimentação onde irão rodar, e pode causar fadiga mais cedo em algum de seus companheiros. Em um pequeno bate e volta, ir com uma roupa mais leve já ajuda na questão do calor, mesmo assim leve uma roupa mais pesada para se usar ao anoitecer no regresso de sua jornada é fundamental (hoje temos jaquetas com forros removíveis, isso é de grande valia) lembrando que em cima da moto a sensação de temperatura tem uma queda de aproximadamente 10°C, e a noite pode chegar a muito mais.


A bagagem é um detalhe importante e que merece atenção, o transporte de mochilas nas costas pode causar fadiga mais cedo ou acabar escorregando de suas costas tirando sua atenção da pista e desequilibrando você e a moto, se não possuir um alforge ou bauleto, prenda sua bagagem na moto. Em seus bolsos, evite carregar chaves ou qualquer outro objeto que possa feri-lo em caso de uma queda, hoje, temos bolsas de tanque e pequenos alforjes que ficam na moto podendo guardar tudo que for necessário na viagem ali.

Durante um passeio recreativo, ou longa viagem, o inesperado pode acontecer (por exemplo, mudanças nas condições meteorológicas ou um pneu furado), e quando isso acontece, faz com que o passeio saia "fora do plano", soam os alarmes e você perde toda a direção, fica sem um rumo certo e sem tempo para repensar no plano, e em um grupo acredite, pode por tudo por água abaixo.

Isso nos deixa em uma encruzilhada, porque ao sairmos rumo a um determinado local para passar um fim de semana que seja, e no trajeto algo fugir do script, caso você tenha reservado um hotel, isso pode te levar a cometer erros graves durante o resto da viajem, como por exemplo exceder as velocidades de segurança (sua e da pista) para compensar o tempo perdido. Uma boa pesquisa sobre o local onde quer ir visitar e saber sobre hotéis, pousadas e hostels, assim como restaurantes e serviços básicos que podemos precisar pode deixa-los mais a vontade e irem sem um local reservado, deixando você mais livre para mudar os planos assim que bem entender, ou precisar.


Mantenha sempre um segundo plano em mente desde o início, leve tudo em consideração. Muito comum também ao sairmos em nossas viagens, deixarmos parentes e entes queridos "em casa" as cegas sem notícias e sem nem mesmo saber para onde exatamente estamos indo, como, quando e por onde. Deixe sempre alguém sabendo de suas intenções e mantenha contato com ela sempre que possível. Mesmo que seja um voo solo, essas dicas são bem vindas.


Na próxima semana posto a continuação...



Espero ter ajudado.




Boas estradas!

Um comentário: