13/07/2015

O Tourist Trophy Isle Of Man

Boas Galera, 

Achei este artigo e achei muito bacana e trouxe pra compartilhar com voces mais um pouco de história. Espero que gostem! No final do texto tem um vídeo feito onboard em uma corrida.


A TT (Tourist Trophy) da Ilha de Man ou Isle of Man TT, é uma corrida de motocicleta realizada anualmente nas ruas da pequena Ilha de Man, entre a Irlanda e Grã-Bretanha.

Conhecida como "A Corrida da Morte", o TT da Ilha de Man foi por muitos anos a corrida de motocicletas mais prestigiosa e perigosa do mundo. Ela integrava o Campeonato Mundial de Motovelocidade até 1976, mas os principais pilotos já a boicotavam antes disso por razões de segurança.



Ela é disputada num circuito de 60 km em rodovias sem limite de velocidade, um dos motivos por ser realizada neste local, cruzando montanhas e vilarejos. O circuito engloba um total exato de 256 curvas. Seu trecho dentro das cidades é extremamente perigoso, pois os pilotos enfrentam desde guias de calçada, postes de energia elétrica, tampas de bueiros e desníveis no asfalto à velocidades altíssimas. 


O trecho de montanha ( Mountain Course ) é de altíssima velocidade, com retas enormes e sequencias intermináveis de curvas. Na categoria Superbike, onde as motocicletas recebem preparação pesada, era possível atingir a velocidade máxima de aproximadamente 330 km/h. Guy Martin em 2010 quebrou esse record, alcançou a velocidade de 340 km/h, fora de giro em 6° marcha, assim cravando essa marca histórica de velocidade mais rápida da corrida. A maior média de velocidade já alcançada aconteceu na edição de 2007, com o piloto John McGuiness, com média de aproximadamente 211 km/h. 


Sem áreas de escape, a corrida já vitimou, até a edição de 2013, duzentos e quarenta competidores ao longo de mais de 100 anos de tradição, interrompidas apenas pela Primeira e Segunda Guerras Mundiais e em 2001 pela epidemia de Febre aftosa.




Desde que se começou a fabricar motocicletas, existem as corridas. A mais antiga delas é o Tourist Trophy, na Ilha de Man , realizada desde 1907, até hoje! 

Em 1906, num jantar comemorativo no clube inglês, Auto Cycle Union, surgiu a ideia de uma prova motociclística longa e em estrada. Como era proibido na Inglaterra, a corrida seria realizada numa ilha do mar da Irlanda, onde havia travessia por ferry-boat. Essa ilha, a Isle of Man. A ideia recebeu todo apoio do governo independente da ilha, que já tinha uma prova de automobilismo internacional.




O circuito "oficial" da prova é chamado de Montanha , com 60, 739 Km(!!!) de extensão. Para as motos da época, foi criado um circuito menor, chamado de St. John, com apenas 25 km. Para a primeira corrida, o regulamento era o seguinte: Moto de turismo, com dois freios, silenciador, jogo de ferramentas e um banco solo. Foram criadas 2 categorias : motos de um cilindro com consumo de 33 Km / l e de dois cilindros com consumo mínimo de 25 Km / l. No resto valia tudo, desde peso, cilindrada, etc.


Chales Collier ( frente ) e Harry Collier com suas AJS - Matchless

Em 28 de maio de 1907 aconteceu o primeiro Tourist Trophy. A prova teve 10 voltas, num total de 250 km, e foi vencida, na categoria monocilíndrica, por Charles Collier, com uma Matchless ( ele era o dono da fabrica ) abrindo uma vantagem de mais de 10 minutos sobre o 2º e 3º colocados, que correram de Triumph.



A categoria bicilíndrica foi vencida por Rem Fowler, com uma Norton equipada com motor Peugeout, que mesmo com muitos tombos, pneu furado, e outras peripécias, chegou com 30 minutos de vantagem. Sua média foi de 69 Km/h.


A corrida era contra o relógio, ou seja vencia quem fizesse o percurso de 10 voltas em menos tempo. A prova era do piloto e sua moto contra a estrada. A largada era aos pares. Não existia estratégia de corrida e retardatários. Os adversários de cada um eram os buracos, muros, e as estradas estreitas e poeirentas.

Largada feita aos pares

Isso sem contar com o clima da ilha, que era úmido e frio. No meio da prova o piloto poderia topar com um repentino e denso nevoeiro, uma chuva fina e fria e logo após encontrar sol novamente.


Já em 1909, a corrida teve uma média de 79 Km/h e vencida por Harry Collier ( irmão de Charles ), com uma Matchless. Já não havia mais as categorias separadas. 


Em 1911, o circuito adotado foi o da Montanha com seus 60 Km's. Nesse ano houve a primeira vitória de uma moto não inglesa. Foi vencida por uma Indian americana, que aliás também fez os 2º e 3º lugares. Essa moto era muito moderna e evoluída, e tinha um câmbio de 2 marchas!!! O que lhe dava enorme vantagem nas subidas longas do percurso da Montanha. O circuito da montanha tem 256 curvas, e retas de até 6 Km's, com muitas pontes, saltos, paredões, subidas e outras armadilhas.



Lister Cooper com sua Triumph 3,5HP em 1908
As categorias seriam: Light 250cc, Júnior 350cc e Sênior 500cc. A esta altura, o evento já era tradicional e tinha um forte apelo turístico e econômico para a ilha. As fabricas, sentindo sua importância, começaram a investir pesado na competição. BMW, Norton, Triumph, Moto Guzzi, Gilera, todos queriam vencer.


John Surtess pilotando uma Norton Manx

Veio então a 2ª Guerra Mundial. O TT da Isle of Man parou. Em 1947, recomeçam as provas. Foi vencida por uma Norton 500, pilotada por Harold Daniell , com média de 133,2 Km /h. Essa vitória da Norton 500, deu origem à série especial , a Norton Manx , como são chamados quem nasce na ilha.


Na década de 50, mais mudanças em categorias, motos, cilindradas, etc. Em 1957, na prova do Jubileu ( 50 anos ), o vencedor foi Bob Mclntyre, com uma Gilera 500 de 4 cilindros, percorrendo os 483 Km com média, pela primeira vez em sua história, acima das 100 milhas/hora, exatos 162,7Km/h na volta mais rápida. 

A partir daí, a competição passou por um período de baixa com algumas fábricas como Gilera, Guzzi e outras, saindo da competição, um público pequeno, provas monótonas, o brilho do Tourist Trophy ficava esmaecido. Nos anos 60, os japoneses ( sempre eles ) começam a participar com apoio oficial das fábricas. Foi a volta do glamour da Ilha de Man.

Largada na Década de 50
Em 1967, a primeira vitória de uma japonesa, uma Honda 500, pilotada por ninguém menos do que Mike "The Byke" Hailwood, com um recorde de média, de 108,77mph ou seja 175 Km/h. Esse recorde permaneceu por 9 anos, só caindo em 1976, na prova vencida por Mick Grant, pilotando uma Kawasaki, com média de 176,59 Km/h (109,82mph).


A esta altura, o evento era um verdadeiro acontecimento mundial, sendo chamada de Daytona européia. A primeira semana de junho transformava a ilha na " Meca do Motociclismo", e era invadida por milhares de turistas.

                     
Phil Read
Mike Hailwood

Já havia prova de antigas, categorias desde 50cc, até protótipos malucos, como uma Suzuki de 12 marchas, e também o chamado Mad Sunday, onde a pista era liberada para os loucos ( público ), que literalmente se destruíam pelo circuito. Em 1977, Phill Read faz seu retorno às pistas e vence a categoria Fórmula 1 de Man.


Giacomo Agostini
Em 1978, na categoria principal, a superbike, uma Kawasaki 750, pilotada por Mick Grant é a grande estrela. Foi a primeira vez que o tempo por volta baixou dos 20 minutos. Na classe Fórmula 1, a vitória é de Mike Hailwood com uma Ducati Desmo 750.



Em 1979, Mike, The Byke dá o troco em Mick Grant, e baixa o tempo para 19min e 45s, com uma Suzuki 500, com média de 183,69 Km/h, na categoria Superbike.


Alguns números:


Maiores vencedores:

Joey Dunlop - 26 vitórias em 78 participações;
Mike Hailwood - 14 vitórias em 34 participações;
Steve Hislop - 11 vitórias em 26 participações;
Giacomo Agostini - 10 vitórias em 16 participações;
Phill Read - 8 vitórias em 33 participações;
John Surtess - 6 vitórias em 11 paricipações.


Vitórias por marcas:

Honda - 111 vitórias - 2435 provas que chegou até o final;
Yamaha - 105 vitórias - 4045 provas até o final;
Norton - 43 vitórias - 1577 provas até o final;
MV Augusta - 34 vitórias;
BMW - 30 vitórias;
Suzuki - 28 vitórias.




As provas acontecem até hoje, e graças aos pilotos arrojados e malucos, "raça" que nunca deixará de existir, irá viver por muito tempo.


A pista continua com suas armadilhas e perigos, mas isso é que faz desta prova uma aventura especial, um desafio à habilidade e coragem de poucos.


Os próprios Manx ( habitantes da ilha), suportam heroicamente a invasão e, baderna dos motociclistas, pois sabem da sua importância econômica e também por ter muita honra e orgulho de sediar a mais antiga das competições de motocicletas. A eles, aos participantes e aos vencedores o que importa é manter vivo o "Tourist Trophy ".

Só quem já recebeu a estatueta do deus grego Mercúrio sobre uma roda alada ( o Troféu do Campeão ) , sabe o que é a verdadeira glória da vitória na prova mais tradicional e carismática do motociclismo mundial, O "Tourist Trophy" de "Isle of Man".


Por Ricardo Pupo








Boas Estradas!



Um comentário:

  1. Adoro as postagens do blog são muito informativas para quem acabou de começar a andar de motocicleta

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