Boas Galera,
Achei este artigo e achei muito bacana e trouxe pra compartilhar com voces mais um pouco de história. Espero que gostem! No final do texto tem um vídeo feito onboard em uma corrida.

Conhecida como "A Corrida da Morte", o TT da Ilha de Man foi por muitos anos a corrida de motocicletas mais prestigiosa e perigosa do mundo. Ela integrava o Campeonato Mundial de Motovelocidade até 1976, mas os principais pilotos já a boicotavam antes disso por razões de segurança.


Sem áreas de escape, a corrida já vitimou, até a edição de 2013, duzentos e quarenta competidores ao longo de mais de 100 anos de tradição, interrompidas apenas pela Primeira e Segunda Guerras Mundiais e em 2001 pela epidemia de Febre aftosa.
http://www.iomtt.com
https://www.facebook.com/Neils-Old-Photos-of-The-Isle-of-Man-1530684080504430/videos
https://www.facebook.com/Neils-Old-Photos-of-The-Isle-of-Man-1530684080504430/videos
Desde que se começou a fabricar motocicletas, existem as corridas. A mais antiga delas é o Tourist Trophy, na Ilha de Man , realizada desde 1907, até hoje!
Em 1906, num jantar comemorativo no clube inglês, Auto Cycle Union, surgiu a ideia de uma prova motociclística longa e em estrada. Como era proibido na Inglaterra, a corrida seria realizada numa ilha do mar da Irlanda, onde havia travessia por ferry-boat. Essa ilha, a Isle of Man. A ideia recebeu todo apoio do governo independente da ilha, que já tinha uma prova de automobilismo internacional.
O circuito "oficial" da prova é chamado de Montanha , com 60, 739 Km(!!!) de extensão. Para as motos da época, foi criado um circuito menor, chamado de St. John, com apenas 25 km. Para a primeira corrida, o regulamento era o seguinte: Moto de turismo, com dois freios, silenciador, jogo de ferramentas e um banco solo. Foram criadas 2 categorias : motos de um cilindro com consumo de 33 Km / l e de dois cilindros com consumo mínimo de 25 Km / l. No resto valia tudo, desde peso, cilindrada, etc.
![]() |
Chales Collier ( frente ) e Harry Collier com suas AJS - Matchless |
Em 28 de maio de 1907 aconteceu o primeiro Tourist Trophy. A prova teve 10 voltas, num total de 250 km, e foi vencida, na categoria monocilíndrica, por Charles Collier, com uma Matchless ( ele era o dono da fabrica ) abrindo uma vantagem de mais de 10 minutos sobre o 2º e 3º colocados, que correram de Triumph.
A categoria bicilíndrica foi vencida por Rem Fowler, com uma Norton equipada com motor Peugeout, que mesmo com muitos tombos, pneu furado, e outras peripécias, chegou com 30 minutos de vantagem. Sua média foi de 69 Km/h.
A corrida era contra o relógio, ou seja vencia quem fizesse o percurso de 10 voltas em menos tempo. A prova era do piloto e sua moto contra a estrada. A largada era aos pares. Não existia estratégia de corrida e retardatários. Os adversários de cada um eram os buracos, muros, e as estradas estreitas e poeirentas.
![]() |
Largada feita aos pares |
Isso sem contar com o clima da ilha, que era úmido e frio. No meio da prova o piloto poderia topar com um repentino e denso nevoeiro, uma chuva fina e fria e logo após encontrar sol novamente.
Já em 1909, a corrida teve uma média de 79 Km/h e vencida por Harry Collier ( irmão de Charles ), com uma Matchless. Já não havia mais as categorias separadas.
Em 1911, o circuito adotado foi o da Montanha com seus 60 Km's. Nesse ano houve a primeira vitória de uma moto não inglesa. Foi vencida por uma Indian americana, que aliás também fez os 2º e 3º lugares. Essa moto era muito moderna e evoluída, e tinha um câmbio de 2 marchas!!! O que lhe dava enorme vantagem nas subidas longas do percurso da Montanha. O circuito da montanha tem 256 curvas, e retas de até 6 Km's, com muitas pontes, saltos, paredões, subidas e outras armadilhas.
![]() |
Lister Cooper com sua Triumph 3,5HP em 1908 |
As categorias seriam: Light 250cc, Júnior 350cc e Sênior 500cc. A esta altura, o evento já era tradicional e tinha um forte apelo turístico e econômico para a ilha. As fabricas, sentindo sua importância, começaram a investir pesado na competição. BMW, Norton, Triumph, Moto Guzzi, Gilera, todos queriam vencer.
![]() |
John Surtess pilotando uma Norton Manx |
Veio então a 2ª Guerra Mundial. O TT da Isle of Man parou. Em 1947, recomeçam as provas. Foi vencida por uma Norton 500, pilotada por Harold Daniell , com média de 133,2 Km /h. Essa vitória da Norton 500, deu origem à série especial , a Norton Manx , como são chamados quem nasce na ilha.
Na década de 50, mais mudanças em categorias, motos, cilindradas, etc. Em 1957, na prova do Jubileu ( 50 anos ), o vencedor foi Bob Mclntyre, com uma Gilera 500 de 4 cilindros, percorrendo os 483 Km com média, pela primeira vez em sua história, acima das 100 milhas/hora, exatos 162,7Km/h na volta mais rápida.
A partir daí, a competição passou por um período de baixa com algumas fábricas como Gilera, Guzzi e outras, saindo da competição, um público pequeno, provas monótonas, o brilho do Tourist Trophy ficava esmaecido. Nos anos 60, os japoneses ( sempre eles ) começam a participar com apoio oficial das fábricas. Foi a volta do glamour da Ilha de Man.
![]() |
Largada na Década de 50 |
Em 1967, a primeira vitória de uma japonesa, uma Honda 500, pilotada por ninguém menos do que Mike "The Byke" Hailwood, com um recorde de média, de 108,77mph ou seja 175 Km/h. Esse recorde permaneceu por 9 anos, só caindo em 1976, na prova vencida por Mick Grant, pilotando uma Kawasaki, com média de 176,59 Km/h (109,82mph).
A esta altura, o evento era um verdadeiro acontecimento mundial, sendo chamada de Daytona européia. A primeira semana de junho transformava a ilha na " Meca do Motociclismo", e era invadida por milhares de turistas.
![]() |
Phil Read |
![]() |
Mike Hailwood |
Já havia prova de antigas, categorias desde 50cc, até protótipos malucos, como uma Suzuki de 12 marchas, e também o chamado Mad Sunday, onde a pista era liberada para os loucos ( público ), que literalmente se destruíam pelo circuito. Em 1977, Phill Read faz seu retorno às pistas e vence a categoria Fórmula 1 de Man.
![]() |
Giacomo Agostini |
Em 1978, na categoria principal, a superbike, uma Kawasaki 750, pilotada por Mick Grant é a grande estrela. Foi a primeira vez que o tempo por volta baixou dos 20 minutos. Na classe Fórmula 1, a vitória é de Mike Hailwood com uma Ducati Desmo 750.
Em 1979, Mike, The Byke dá o troco em Mick Grant, e baixa o tempo para 19min e 45s, com uma Suzuki 500, com média de 183,69 Km/h, na categoria Superbike.
Alguns números:
Maiores vencedores:
Joey Dunlop - 26 vitórias em 78 participações;
Mike Hailwood - 14 vitórias em 34 participações;
Steve Hislop - 11 vitórias em 26 participações;
Giacomo Agostini - 10 vitórias em 16 participações;
Phill Read - 8 vitórias em 33 participações;
John Surtess - 6 vitórias em 11 paricipações.
Vitórias por marcas:
Honda - 111 vitórias - 2435 provas que chegou até o final;
Yamaha - 105 vitórias - 4045 provas até o final;
Norton - 43 vitórias - 1577 provas até o final;
MV Augusta - 34 vitórias;
BMW - 30 vitórias;
Suzuki - 28 vitórias.

A pista continua com suas armadilhas e perigos, mas isso é que faz desta prova uma aventura especial, um desafio à habilidade e coragem de poucos.

Só quem já recebeu a estatueta do deus grego Mercúrio sobre uma roda alada ( o Troféu do Campeão ) , sabe o que é a verdadeira glória da vitória na prova mais tradicional e carismática do motociclismo mundial, O "Tourist Trophy" de "Isle of Man".
Por Ricardo Pupo
Boas Estradas!
Adoro as postagens do blog são muito informativas para quem acabou de começar a andar de motocicleta
ResponderExcluir