19/09/2014

Dicas de Segurança: Conduta no Trânsito

Olá...

Como conseguir o bom convívio no trânsito?
Sei que o problema é comportamental e eu não vou mudar o mundo desta forma, mesmo assim resolvi escrever sobre este assunto. 

Estamos sempre nos deparando com postagens nas redes sociais do tipo "o carro me fechou", "o carro passou na preferencial e me acertou" e por ai vai... 

Já falando sobre o nosso comportamento, precisamos lembrar que também somos pedestres, e quando somos reclamamos dos veículos... quando somos motoristas em nossos veículos, reclamamos dos pedestres, quando ciclistas, reclamamos dos pedestres e dos veículos, e por ai
vai... e ainda reclamamos dos outros veículos... Precisamos nos conscientizar dos deveres de cada um e saber o papel de todos no convívio do trânsito e respeitar o direito de todos...

Todos estamos sujeitos a um acontecimento deste tipo e no nosso dia a dia sobre 2 rodas não fica para trás correto? Fechadas, pedestres, animais, buracos, areia, entre outras coisas mais... Porém, se usarmos um pouco de bom senso e adotarmos uma postura preventiva, nossa pilotagem será muito mais segura, para nós e para os outros. 

Existe uma sigla que pode nos ajudar que é a PIPDE (Procurar, Identificar, Prever, Decidir e Executar) ande sempre procurando problemas, é a melhor forma de se prevenir e estar pronto para tudo que possa acontecer, esta postura preventiva e respeito as leis de trânsito já irão livra-lo de uns 80% de chances de se envolver em um acidente.

Vou listar alguns casos mais comuns onde existe grande probabilidade de ocorrer um acidente e vou começar falando sobre cruzamentos, pois mais de 60% dos acidentes envolvendo motociclistas acontecem em cruzamentos. 

Ângulos cegos dificultam a visão dos veículos 
Primeiro, ao se aproximar de um cruzamento, diminua a velocidade, mesmo se voce estiver na preferencial... depois que estiver no chão isso pouco irá importar, voce já ficou com o prejuízo... 

O grande problema em cruzamentos são os ângulos cegos, que atrapalham nossa visão ou os carros que são estacionados próximos as esquinas de forma a esconderem boa parte da nossa visão, e a moto por se deslocar muito rápido e ter uma pequena área de visibilidade frontal, somado a este ângulo cego do cruzamento dificultará para quem vem no outro sentido (sendo uma moto ou carro) a avistar a motocicleta e assim aumentando o risco de colisão.

Outro fator é a conversão para esquerda, principalmente em semáforos (sinaleira). Ao parar no semáforo evite sair repentinamente e já cruzar a pista, certifique-se que o veiculo que vem no sentido contrário avistou que voce irá fazer a conversão a esquerda, cruzando a frente dele. Isso também vale para nós, certificarmos que o veículo que vem no sentido contrario não irá fazer a conversão a nossa frente. Neste caso, se estiver numa situação segura, seja cordial e de a preferencia, assim ajuda a mudar um pouco a visão das pessoas sobre quem usa motocicleta.

Em pistas de junção, vale a regrinha do PIPDE (Planejar/Procurar, Identificar, Prevenir, Decidir e Executar), assim como em toda sua pilotagem, mantenha também a distância de segurança de ao menos 2 segundos do veículo da frente. Procure sempre estabelecer uma "rota de fuga", caso necessário voce ter que fazer uma manobra repentina de evasão.

Desrespeito a sinalização é causa de 
muitos acidentes, uma das causas é a 
ultrapassagem em local proibido 
O bom posicionamento no trânsito facilita voce a ver o que esta a frente do veiculo que esta a sua frente, caso um animal ou pedestre cruze a frente do segundo ou terceiro veiculo a sua frente, fazendo que os veículos freiem bruscamente, voce já haveria percebido e já estabeleceu o que fazer ou pra onde desviar. Isso também vale para buracos, carcaças de pneus (normais de se encontrar em algumas estradas), e outras irregularidades na pista.

Se reposicione constantemente buscando melhor visão para voce e certificando que os outros condutores da via também estejam vendo voce, evitando sempre os pontos cegos e respeitando as sinalizações de transito, não ultrapassar em local proibido, excesso de velocidade, conversões proibidas, furar semáforos, e toda sinalização presente nas vias, faixas de pedestres etc...

Corredores são arriscados?
Na cidade, todo cuidado ao conduzir nos corredores, voce fica muito tempo nos pontos cegos dos veículos, e pode o veículo precisar mudar de pista de rolamento e entrar em sua frente sem sinalizar. 

Hoje, existem estudos relatando que andar no corredor é 6 vezes mais seguro para os motociclistas do que andar ocupando um espaço dentro da pista de rolagem, e basta uma volta em horário de pico pela cidade que veremos grande parte dos motoristas teclando em seus celulares, e esquecendo de todo o resto em sua volta, um pequeno descuido e voce pode ganhar uma pancada na traseira de sua moto.

Pelo motivo de a moto ser rápida, ela surge do nada e o motorista não percebe. Grande parte das colisões com carro e moto, o motorista relata não ter visto a moto se aproximar, por isso cuidado e alivie a mão... Geralmente, quem pilota moto e conduz automóveis é mais atento a estes fatores, pois sabemos muito bem como as motos surgem do nada...

Pedestre fora da faixa fica vulnerável 
para atropelamento
Outro ponto também em corredores, são pedestres que atravessam fora da faixa, cruzando as pistas entre os carros e surgindo na frente das motos... Fique esperto a ponto de ônibus, próximo a grandes lojas ou bancos, idosos tem muito mais dificuldade e demoram mais para concluírem a travessia por isso são os mais prejudicados nestes casos. Voce vai ficar velho também... Sem falar dos pedestres que andam com a cabeça abaixada teclando e não prestando atenção no trânsito... Ciclistas também costumam mudar de direção bruscamente (ou circulam pela contra-mão) por não perceberem a aproximação de veículos, principalmente de motos... não se ouve e não se vê mesmo...

Preste muita atenção a veículos que ficam dançando na faixa de rolagem, geralmente, este condutor esta ao celular e conduz o veículo com apenas uma mão... ele esta prestando atenção a outras coisas, então tome cuidado por ele e por voce. Em Sinais fechados, hoje as pessoas costumam ficar mexendo no "zap zap" ou fazendo "selfie" do trânsito.

Ainda que com todos os cuidados, lembre-se sempre que o uso de equipamento de segurança para nós é de um valor inestimável e pode nos salvar em caso de colisão. Os pedestres são as principais vitimas de trânsito hoje no Brasil, e os motociclistas estão em segundo lugar...

Respeite a vida, sua e dos outros...respeite a sinalização...e não adianta xingar porque tomou multa de excesso de velocidade, passou semáforo fechado, pneu careca...como falei no início, é comportamento, faça sua parte, mude, se cada um fizer um pouco todo dia, em breve a situação muda...

Em 2013 o número de mortes de motociclistas 
passou dos 12 mil...pense nisso...

Clique aqui e veja mais a respeito de acidentes viários.



Espero ter ajudado...




Boas Estradas!

Um comentário: