![]() |
Como conseguir o bom convívio no trânsito? |
Estamos sempre nos deparando com postagens nas redes sociais do tipo "o carro me fechou", "o carro passou na preferencial e me acertou" e por ai vai...
Já falando sobre o nosso comportamento, precisamos lembrar que também somos pedestres, e quando somos reclamamos dos veículos... quando somos motoristas em nossos veículos, reclamamos dos pedestres, quando ciclistas, reclamamos dos pedestres e dos veículos, e por ai
vai... e ainda reclamamos dos outros veículos... Precisamos nos conscientizar dos deveres de cada um e saber o papel de todos no convívio do trânsito e respeitar o direito de todos...
Todos estamos sujeitos a um acontecimento deste tipo e no nosso dia a dia sobre 2 rodas não fica para trás correto? Fechadas, pedestres, animais, buracos, areia, entre outras coisas mais... Porém, se usarmos um pouco de bom senso e adotarmos uma postura preventiva, nossa pilotagem será muito mais segura, para nós e para os outros.
Existe uma sigla que pode nos ajudar que é a PIPDE (Procurar, Identificar, Prever, Decidir e Executar) ande sempre procurando problemas, é a melhor forma de se prevenir e estar pronto para tudo que possa acontecer, esta postura preventiva e respeito as leis de trânsito já irão livra-lo de uns 80% de chances de se envolver em um acidente.
Vou listar alguns casos mais comuns onde existe grande probabilidade de ocorrer um acidente e vou começar falando sobre cruzamentos, pois mais de 60% dos acidentes envolvendo motociclistas acontecem em cruzamentos.
![]() |
Ângulos cegos dificultam a visão dos veículos |
Primeiro, ao se aproximar de um cruzamento, diminua a velocidade, mesmo se voce estiver na preferencial... depois que estiver no chão isso pouco irá importar, voce já ficou com o prejuízo...
O grande problema em cruzamentos são os ângulos cegos, que atrapalham nossa visão ou os carros que são estacionados próximos as esquinas de forma a esconderem boa parte da nossa visão, e a moto por se deslocar muito rápido e ter uma pequena área de visibilidade frontal, somado a este ângulo cego do cruzamento dificultará para quem vem no outro sentido (sendo uma moto ou carro) a avistar a motocicleta e assim aumentando o risco de colisão.
O grande problema em cruzamentos são os ângulos cegos, que atrapalham nossa visão ou os carros que são estacionados próximos as esquinas de forma a esconderem boa parte da nossa visão, e a moto por se deslocar muito rápido e ter uma pequena área de visibilidade frontal, somado a este ângulo cego do cruzamento dificultará para quem vem no outro sentido (sendo uma moto ou carro) a avistar a motocicleta e assim aumentando o risco de colisão.
Outro fator é a conversão para esquerda, principalmente em semáforos (sinaleira). Ao parar no semáforo evite sair repentinamente e já cruzar a pista, certifique-se que o veiculo que vem no sentido contrário avistou que voce irá fazer a conversão a esquerda, cruzando a frente dele. Isso também vale para nós, certificarmos que o veículo que vem no sentido contrario não irá fazer a conversão a nossa frente. Neste caso, se estiver numa situação segura, seja cordial e de a preferencia, assim ajuda a mudar um pouco a visão das pessoas sobre quem usa motocicleta.
Em pistas de junção, vale a regrinha do PIPDE (Planejar/Procurar, Identificar, Prevenir, Decidir e Executar), assim como em toda sua pilotagem, mantenha também a distância de segurança de ao menos 2 segundos do veículo da frente. Procure sempre estabelecer uma "rota de fuga", caso necessário voce ter que fazer uma manobra repentina de evasão.
![]() |
Desrespeito a sinalização é causa de muitos acidentes, uma das causas é a ultrapassagem em local proibido |
O bom posicionamento no trânsito facilita voce a ver o que esta a frente do veiculo que esta a sua frente, caso um animal ou pedestre cruze a frente do segundo ou terceiro veiculo a sua frente, fazendo que os veículos freiem bruscamente, voce já haveria percebido e já estabeleceu o que fazer ou pra onde desviar. Isso também vale para buracos, carcaças de pneus (normais de se encontrar em algumas estradas), e outras irregularidades na pista.
Se reposicione constantemente buscando melhor visão para voce e certificando que os outros condutores da via também estejam vendo voce, evitando sempre os pontos cegos e respeitando as sinalizações de transito, não ultrapassar em local proibido, excesso de velocidade, conversões proibidas, furar semáforos, e toda sinalização presente nas vias, faixas de pedestres etc...
![]() |
Corredores são arriscados? |
Na cidade, todo cuidado ao conduzir nos corredores, voce fica muito tempo nos pontos cegos dos veículos, e pode o veículo precisar mudar de pista de rolamento e entrar em sua frente sem sinalizar.
Hoje, existem estudos relatando que andar no corredor é 6 vezes mais seguro para os motociclistas do que andar ocupando um espaço dentro da pista de rolagem, e basta uma volta em horário de pico pela cidade que veremos grande parte dos motoristas teclando em seus celulares, e esquecendo de todo o resto em sua volta, um pequeno descuido e voce pode ganhar uma pancada na traseira de sua moto.
Pelo motivo de a moto ser rápida, ela surge do nada e o motorista não percebe. Grande parte das colisões com carro e moto, o motorista relata não ter visto a moto se aproximar, por isso cuidado e alivie a mão... Geralmente, quem pilota moto e conduz automóveis é mais atento a estes fatores, pois sabemos muito bem como as motos surgem do nada...
Hoje, existem estudos relatando que andar no corredor é 6 vezes mais seguro para os motociclistas do que andar ocupando um espaço dentro da pista de rolagem, e basta uma volta em horário de pico pela cidade que veremos grande parte dos motoristas teclando em seus celulares, e esquecendo de todo o resto em sua volta, um pequeno descuido e voce pode ganhar uma pancada na traseira de sua moto.
Pelo motivo de a moto ser rápida, ela surge do nada e o motorista não percebe. Grande parte das colisões com carro e moto, o motorista relata não ter visto a moto se aproximar, por isso cuidado e alivie a mão... Geralmente, quem pilota moto e conduz automóveis é mais atento a estes fatores, pois sabemos muito bem como as motos surgem do nada...
![]() |
Pedestre fora da faixa fica vulnerável para atropelamento |
Outro ponto também em corredores, são pedestres que atravessam fora da faixa, cruzando as pistas entre os carros e surgindo na frente das motos... Fique esperto a ponto de ônibus, próximo a grandes lojas ou bancos, idosos tem muito mais dificuldade e demoram mais para concluírem a travessia por isso são os mais prejudicados nestes casos. Voce vai ficar velho também... Sem falar dos pedestres que andam com a cabeça abaixada teclando e não prestando atenção no trânsito... Ciclistas também costumam mudar de direção bruscamente (ou circulam pela contra-mão) por não perceberem a aproximação de veículos, principalmente de motos... não se ouve e não se vê mesmo...
Preste muita atenção a veículos que ficam dançando na faixa de rolagem, geralmente, este condutor esta ao celular e conduz o veículo com apenas uma mão... ele esta prestando atenção a outras coisas, então tome cuidado por ele e por voce. Em Sinais fechados, hoje as pessoas costumam ficar mexendo no "zap zap" ou fazendo "selfie" do trânsito.
Ainda que com todos os cuidados, lembre-se sempre que o uso de equipamento de segurança para nós é de um valor inestimável e pode nos salvar em caso de colisão. Os pedestres são as principais vitimas de trânsito hoje no Brasil, e os motociclistas estão em segundo lugar...
Respeite a vida, sua e dos outros...respeite a sinalização...e não adianta xingar porque tomou multa de excesso de velocidade, passou semáforo fechado, pneu careca...como falei no início, é comportamento, faça sua parte, mude, se cada um fizer um pouco todo dia, em breve a situação muda...
![]() |
Em 2013 o número de mortes de motociclistas passou dos 12 mil...pense nisso... |
Boas Estradas!
Dicas super importantes ao andar de motocicleta
ResponderExcluir