17/01/2017

Equipamentos de Segurança: Botas

Boas Galera!

Resultado de imagem para bota daineseVamos falar de um item de segurança que é mais "chato" de lidar, principalmente por seu tamanho, peso, incomodo e situações que não sejam bem vindas...As Botas. 

É um item importantíssimo em nossa vestimenta, visto que na maioria dos casos, motociclistas que se envolvem em acidentes machucam facilmente os tornozelos e calcanhares (membros inferiores de um modo geral).

Em viagens longas, você irá passear na cidade, em restaurantes, lojas, pontos turísticos, etc, e devido ao espaço que elas ocupam na bagagem é difícil você conseguir transportar uma bota de viagem, mais reforçada e um par de tênis ou similar mais confortável e simples para estas ocasiões (como podemos fazer com luvas e até jaquetas que nos proporcionam opções de retirada dos forros de inverno e impermeáveis com suas proteções). 


É comum vermos motociclistas pilotando motos em viagens, normalmente modelos Big Trails, utilizarem botas de off-road/trilha ou as mais fáceis de se encontrar, as esportivas. Sem dúvida, elas protegem adequadamente, mas, a maioria dos modelos não são impermeáveis e devido ao tamanho e peso, fora da moto, para andar, costumam não ser muito confortáveis.


Sapatos e tênis (nem mesmo os de cano mais longo) não são aconselháveis de serem usados. Em casos de acidentes serão os primeiros a saírem voando e deixando você desprotegido. Uma das melhores opções hoje, são as botas de cano curto (ou 3/4). Elas fornecem uma boa proteção porque contem os mesmos itens de proteções que os modelos de cano mais alto (que são mais desconfortáveis) em regiões como tornozelos, calcanhares e ponta dos pés. Temos vários modelos inclusive com desenhos casuais, que nada parecem com uma bota para motociclismo, portanto, não temos desculpas de não usar um item assim nem em um pequeno passeio ao shopping ou uma ida rápida ao supermercado.



Como todos os outros equipamentos, temos modelos que são impermeáveis e outros não. Para uma escolha mais acertada, vá a uma loja, duas, três... faça uma boa pesquisa por modelos e experimente todos os modelos possíveis. Elas devem proteger seus tornozelos,e não devem atrapar seus movimentos junto aos controles de cambio e freio na moto. Veja se elas recebem algum selo da CE, o selo ISO 11642, do padrão internacional feito no couro e o mais importante no caso, específico para botas de motociclismo a EN 13634

Há uma série de requisitos que cobrem o design geral das botas. Estes incluem uma avaliação de propriedades tais como a altura da parte superior e o tipo de construções de costura. Em segundo lugar há uma série de testes sobre a integridade da bota inteira que incluem uma medição da força de ligação entre a parte superior e sola mais um teste para avaliar a rigidez transversal da bota.
 
Testes nos componentes superiores, de forro e palmilha, além de resistência ao rasgamento, resistência à abrasão e resistência à abrasão e absorção/dessorção de água. Os componentes da sola das botas são testadas quanto à resistência à abrasão e à hidrólise (se forem feitos de poliuretano), mais uma avaliação da resistência de quaisquer ligações interligadas. 

Existem também requisitos para a concepção dos grampos e espessura total da sola exterior. Os ensaios de proteção especializados na parte superior incluem uma avaliação da resistência ao corte do impacto e da resistência à abrasão utilizando os ensaios definidos na norma EN 13595 (clique aqui e saiba um pouco mais dela), e finalmente, existem cinco propriedades opcionais que podem ser testadas se o fabricante desejar fazer reivindicações específicas. Estes incluem, 1, proteção de energia de impacto para a canela e tornozelo, 2, resistência à penetração de água, 3, resistência ao óleo e combustível da sola, 4, resistência ao deslizamento da sola e, 5, permeabilidade ao vapor de água da parte superior.

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As botas podem ser feitas a partir de materiais têxtil ou de couro, desde que possam dar um mínimo de 5,0 segundos de resistência à abrasão. Elas devem ser confortáveis e justas, não apertada, com o tempo ela irá lacear e pegar o formato de seu pé. Botas muito apertadas irão restringir sua circulação sanguínea e causar perda de sensibilidade. Elas também fazem a função de aquecer seus pés em dias mais frios e não deixam que você chega ao ponto de uma hipotermia.


Repare e analise detalhes da construção dela, como são costuradas ou coladas as partes inferiores e superiores, se podem ser arrancadas caso arrastem na estrada, se suportam peso nas extremidades, caso a moto caia sobre seu pé, se ela se solta e/ou sai do seu pé com todas as fixações presas ela provavelmente irá sair de seu pé em um acidente. Se a bota tiver cardaços, verifique se eles ficam cobertos com velcro para evitar de se prenderem aos pedais e comandos da moto.

Em caso de botas com proteções contra impacto, é recomendado que se localizem nas canelas, peito do pé, tornozelos e calcanhares. e finalmente, faça um teste de andar, subir uma pequena escada, curvar-se para apanhar algo mais baixo, e agachar...tente pegar uma chave no chão por exemplo. Verifique se está bem justa e confortável. É importante que você vá fazer estes testes com a meia que geralmente você usa nas viagens, geralmente são meias mais grossas, térmicas ou de neopreme.



Outra boa dica é, nunca vá fazer uma viagem com uma bota que você acabou de comprar. Ela provavelmente irá machucar seu pé e isso causa um grande desconforto e ira o nosso foca da estrada. Compre, use algumas vezes dentro da cidade, e quando sentir ela mais flexível e confortável comece a usá-la nas suas viagens.



É isso ai... Espero ter ajudado!




Boas Estradas!




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