10/11/2016

Equipamentos de Segurança: Jaquetas

Boas Galera!

Dando continuidade, vou colocar aqui sobre as jaquetas de proteção para nós motociclistas. E mesmo que seja para ir até a esquina, usem suas jaquetas, acidentes acontecem quando menos esperamos... O primeiro e mais importante ponto que devemos ter em mente ao adquirir uma jaqueta é a proteção. Todo o mais, estética, beleza, impermeabilidade ou qualquer outro detalhe são consequentemente benefícios extras... Procure adquirir uma jaqueta que cumpra o papel de proteger você.

Embora a maior parte das pessoas ainda não usem este item de segurança (não sei por qual motivo ainda não é item obrigatório), saiba que eles podem servir não somente para proteger o seu corpo em acidentes, mas também fornecer proteção contra a ação do tempo enquanto você pilota. 
As jaquetas são de extrema importância para a proteção dos cotovelos, antebraços, ombros e das costas, do piloto e garupa, podem ajudar a controlar a temperatura corporal evitando que o ar frio entre em contato direto com a nossa pele nos períodos de inverno ou nas épocas de maior incidência de temperaturas baixas, possibilita o fluxo de ar e a transpiração corporal nos dias mais quentes, evita a desidratação e em cores chamativas contribuem para que outros condutores tenham uma boa visibilidade de você, motociclista.

Os produtos mais eficazes de tecido são construídos por camadas de materiais diferentes, cada uma realizando uma função diferente (proteção contra clima, resistência à abrasão, etc), alguns modelos no mercado dão opções da retirada de seus forros térmicos, sua proteção impermeável, alem de terem áreas construídas com telas ventiladas para uso no verão, sendo uma grande vantagem sobre o couro.

Tente experimentar jaquetas de todos os tipos quando pilotar. Elas devem ser justas mas confortáveis de usar quando em posição de pilotagem. Muito apertadas vão se tornar desconfortáveis. Muito soltas, seus protetores de impacto podem ficar fora dos locais indicados e quando você mais precisar (em um acidente) eles não cumpriram suas funções.


Se uma jaqueta estiver folgada, ele cria o efeito balão, tirando sua estabilidade e causando uma certa fadiga por ter que forçar os braços para ficarem na posição correta e forçando assim a saída do ar quente, reduzindo a capacidade da jaqueta para mantê-lo aquecido no frio. Lembre-se que em movimento, a sensação térmica cai em pelo menos 10°C em relação a temperatura ambiente.

Ao escolher uma jaqueta para o verão, atente-se para as telas de ventilação e onde elas ficam no corpo. 

Evite comprar uma peça que tenha este tipo de ventilação em áreas de impacto como nas costas, ante braços e ombros. Evite também correias soltas (ou que possam se soltar), bolsos externos, e fivelas em lugares de alto índice de impacto ou algum outro objeto que em um acidente possa machucar você.

Observe a construção da peça, nas áreas mais expostas evite peças que tenham costuras e emendas, quanto menos melhor, costuras nestas áreas de impacto devem ter uma costura mais reforçada, ou que seja uma costura interna porque nestas áreas, são os pontos mais prováveis ​​de se abrir com um impacto ou por desgaste ao deslizar pela estrada. 

As camadas adicionais nos ombros e cotovelos devem ter costuras duplas e devem ser colocadas e costuradas sobre a camada principal para que não seja arrancada, observe na parte interna da jaqueta para se certificar que não é apenas uma parte costurada para fechar o material principal.

Mais da metade (56%) de todos os pilotos feridos em acidentes com motocicletas têm lesões de seus braços. Protetores de impacto só funcionam se ficarem no lugar. Puxe as mangas em torno de seu braço para verificar como os protetores estão fixos no lugar. Cintas para apertar a manga e manter os protetores no lugar podem ser uma boa, tome cuidado para que eles não sejam tão apertado que possam atrapalhar o fluxo sanguíneo e causar um formigamento das mãos.

Todos os botões e zíperes devem ser protegidos e nao fiquem em exposição para evitar contato com o solo e o próprio piloto em acidentes. Fechos nas mangas são essenciais para evitar que as mangas se movimentem para cima, a fixação dos feixes e velcros devem fixar na parte interna dos punhos para não sejam abertas ou arrancadas em um acidente. 


Verifique se você pode mover seu tronco com conforto e utilizar todos os comandos da motocicleta, faça sinais com os braços, mova-se, mecha seus braços, vire e tente olhar para trás, sente-se na moto e repita todos os movimentos para ter certeza que ficou confortável.

Além de que imagine a situação: em pleno verão, perto das 11h da manhã com o sol a todo vapor, a temperatura perto dos 35º C e você por causa de um acidente precise ficar deitado no asfalto esperando uma ambulância... Imagine a temperatura do asfalto em suas costas? E se for no meio de uma tarde de inverno, com chuva... Você todo molhado, encharcado (lembrando que quando sangramos muito perdemos temperatura corporal rápido e por isso sentimos mais frio) e aquele aguaceiro cobrindo seu corpo e te deixando com mais frio ainda. Não achem mais desculpas para não usar uma jaqueta de proteção, nossa integridade física é o melhor benefício que iremos ter no final de tudo.

Para saber sobre as classificações e normas da Comunidade Européia, clique AQUI.

Para saber sobre os tipos de tecidos, clique AQUI.



Espero ter ajudado...




Boas Estradas!


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