22/10/2016

Em caso de quedas

Boas Galera!

Todos sabemos que a partir do momento em que decidimos subir em uma moto, estamos sempre correndo o risco de sofrer uma queda, por culpa sua ou dos outros, e, se isso ainda não aconteceu, lamento dizer que em algum momento pode acontecer, como dito na primeira lei de Murphy (Se houver qualquer possibilidade de que as coisas deem errado, vai dar errado). Espero realmente que isso não aconteça com você, mas essa é uma dura realidade, e neste post quero passar algumas dicas do que ser feito no momento de uma queda.

Antes de mais nada, vale lembrá-los que "o melhor é prevenir do que remediar". Não temos uma bola de cristal ou um espelho mágico que possa nos avisar que "tal dia" iremos sofrer um acidente, portanto, podemos ao menos em nosso dia a dia tentar ao máximo minimizar as consequências e os danos no caso de uma queda.


ANDE SEMPRE EQUIPADO, mesmo que seja para ir na esquina comprar pão. Luvas, jaqueta, calça, sapatos fechados e o capacete, desta forma em uma situação de queda, ao menos você estará protegido dos arranhões e escoriações (que ardem muito e são bem difíceis e doídas de limpar), pergunte a quem já caiu e pergunte da experiencia de estar com e sem equipamentos.


Se já estiver definitivamente em uma situação de risco e a queda é iminente, é imprescindível que você tenha sangue de barata e mantenha a calma, um dos motivos de sempre estar dois passos a frente de tudo e já ter imaginado o pior como nos ensina a PIPDE (Procurar, Identificar, Prever, Definir e Executar) sendo assim, algo que podemos fazer nestes últimos milésimos de segundos antes do impacto é tentar localizar o ponto mais seguro que encontrarmos ao redor e olhar fixamente para ele como um alvo. Lembre-se que, geralmente, o corpo vai para onde o olhar esta, por isso que podemos antecipar com a visão para onde iremos cair. 

Soltar a moto é outra coisa que ajuda muito, por isso, solte-se dela o quanto antes evitando ficar debaixo dela, o que pode causar graves lesões nos tornozelos, pés e pernas.

Um extinto natural e de sobrevivência do ser humano é tentar se segurar em algo para evitar a queda ou mesmo se apoiar com as mãos para proteger a cabeça. Você pode usar seus braços para "amenizar" esse primeiro contato com o solo, o ideal é que você não tente parar sua trajetória, isso pode fazer você lesionar seus dedos, mãos, punhos, ante-braço, braço, clavícula, cotovelos... é recomendado que no momento da queda, se possível, você mantenha seus braços e pernas o mais próximo a seu corpo, em posição fetal, e deixe seu equipamento criar o atrito, te proteger e parar você. Se você acabar rolando no chão, não lute ou tente forçar mudar de direção ou parar (a menos que o lugar onde você vai é muito perigoso).


Depois que tudo estiver terminado e você parou de rolar ou escorregar, lembre-se de manter a calma, levantar-se de imediato não é uma boa ideia, tirar o capacete menos ainda. Tente fazer uma varredura geral em seu corpo e assim você ter consciência de que está tudo bem,  se precisar se mover para sair da pista de rolagem faça isso com muita calma e bem devagar, sente-se ou deite novamente  é melhor até ter certeza que tudo está em ordem.

Resultado de imagem para queda de motoEstas dicas devem ser compartilhadas com seus garupas, converse com ela e ensine como se comportar numa queda, o garupa sempre é pego desprevenido em acidentes e sofre as maiores consequências. Ela é sua responsabilidade então passe informação a ela, clique AQUI e leia a respeito de como o garupa deve se comportar.

Chamar uma ambulância ou algum tipo de ajuda é a primeira coisa que deve ser feito o mais rápido possível, se tratando de outra pessoa ferida é melhor não se mover, como já dito, é sempre aconselhável fazer um curso de primeiros socorros.



Espero ter ajudado!




Boas Estradas




Um comentário:

  1. Vou treinar os movimentos pra quando acontecer de verdade eu não me machucar com minha motocicleta

    ResponderExcluir