08/08/2016

Equipamentos de Segurança: Normas Européias (EN) Pt.1

Boas Galera! 


Vamos dar sequencia a série "Equipamentos de Segurança". O intuito é o de ajudar na aquisição de produtos para o seu conforto e segurança. Acredito que alguma vez você também passou por esta situação... Muitas vezes o que vemos ao entrar em um estabelecimento para adquirirmos nossos equipamentos (principalmente jaquetas), o vendedor alegar logo de cara que o produto tem a certificação européia, nos vendendo uma coisa que na real não é 100% verdadeiro, pois esta certificação quase sempre se trata apenas da proteção interna das jaquetas e calças.

Neste primeiro conteúdo trataremos de uma forma geral sobre as normativas técnicas usadas pela União Européia relativas aos produtos destinados a nós motociclistas. Este texto servira de base para os próximos assuntos.


Certificação das proteções usadas
nas jaquetas
Existem normas europeias que estabelecem critérios de desempenho contra abrasão, cortes, rasgos e proteções, aqui no Brasil por exemplo, ainda não existe uma normativa técnica onde as roupas de motociclismo sejam testadas e tenham um padrão mínimo de qualidade. Assim sendo, podemos procurar (e usar) como parâmetro os dados usados pela União Européia, dados que constam nos manuais que acompanham as jaquetas (vide foto, referente a certificação do protetor), calças, botas e luvas, paras conferir se estão realmente de acordo com as normas da CE em todo o produto, ou somente nas proteções, e em quais especificações elas estão enquadradas pois, cada EN se aplica a uma determinada especificação.

Em caso de um acidente, para amenizar os danos corporais e lesões, o uso e a qualidade de seu equipamento é fundamental. Ter um bom material que não se corte ou se rasgue com facilidade (no caso de você sair deslizando pelo asfalto ou estrada de terra), nem ser facilmente penetrada por objetos pontiagudos é de grande valia. 

O "EN" significa "Norma Europeia". O "CE" significa Conformité Européenne (Certificação Européia)Ao ver a sigla CE nas etiquetas de seus produtos de desejo, saiba que não só por ter este CE ele é totalmente testado, como muitos acreditam (ou nos vendem). 

O que geralmente acontece é que essas CE's se referem apenas a EN 1621 1 ou 2 (ou as duas) que se trata apenas dos protetores de cotovelos, ombros, joelhos, quadril e costas. E isso não significa que o conjunto todo seja certificado pela CE.


Os protetores são testados no mesmo aparato usado para avaliar outras formas de protetores de impacto, incluindo protetores corporais para cavaleiros, protetores de artes marciais, equipamento de cricket e protetores para a polícia contra tumultos e desordens. 

Existe também a normativa CE EN 13595, esta sim especifica que toda a construção do produto foi submetida a testes, esta CE é subdividida em mais 4 partes, e cada uma diz respeito a determinados níveis de proteções.

Enfim, por mais simples que seu equipamento aparente ser, se souber escolher, poderá ter um equipamento muito bom que irá lhe fornecer muita segurança e conforto, e, mesmo que um pouco mais surrado, é melhor do que sua pele... Uma jaqueta de Poliéster (que é a mais em conta do mercado) é muitas vezes mais resistente a abrasão do que o algodão.

Sem título

O poliéster apresenta uma elevada resistência mecânica e uma excepcionalmente elevada resistência à abrasão e à fadiga. Possui uma baixa absorção de umidade e, em consequência, uma boa estabilidade dimensional. Lembrando que os capacetes também passam por testes e voce pode ler no post anterior clicando AQUI.

6 comentários:

  1. Muito bacana a matéria! Objetiva!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a matéria sobre os equipamentos de segurança e normas de motocicleta

    ResponderExcluir
  3. Very well written blog and I always love to read blogs like these because they offer very good information to readers with very less amount of words....thanks for sharing your info with us and keep sharing

    Certificação Ce Brasil

    ResponderExcluir
  4. Nice post. I learn something totally new and challenging on sites . It's always helpful to read content.
    Certificacao CE Brasil

    ResponderExcluir
  5. I found your blog and it was really useful as well as informative thanks for sharing such an article with us. We also provide services related to certificação CE

    ResponderExcluir