04/07/2016

Equipamentos de Segurança: Capacete

Boas Galera!

Vamos falar sobre equipamentos de segurança? Vou escrever um pouco sobre eles durantes os próximos meses, fique atento, beleza? Então, começaremos por esta que é a peça mais importante de seu equipamento de segurança, o capacete. Gaste um pouquinho de seu tempo para conhecer sobre o modelo que pretende adquirir e veja os prós e contras que cada produto pode lhe oferecer.

Este item, além de proteger sua cabeça, reduzir os danos consequentes de impactos e danos cerebrais, possui acessórios como a viseira que protege a sua visão e alguns modelos com viseira solar, a cinta jugular, responsável por prender o capacete à cabeça evitando, em casos de acidente, que ele saia de sua cabeça. Porém, o que muitos motociclistas não sabem (ou simplesmente ignoram) é que o capacete tem um prazo de validade e precisa estar em bom estado de conservação.
O capacete não é um produto perecível, e portanto, não tem um prazo de validade correto? Sim, porém o que ocorre com o tempo é a deterioração dos componentes intermediários (eles têm vida útil), que são os responsáveis por absorver a força dos impactos e junto com o casco dissipam essa força para minimizar os traumas na caixa craniana, ou seja, não vale o risco... Se a "mãe da criança" diz pra trocar a cada determinado tempo, por que correr o risco de ele não funcionar...Observe a data de fabricação de seu capacete ou a data de sua importação.


O CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), tem normativas fixadas especificamente para o uso do capacete. Na Resolução, consta que piloto e passageiro devem usar um capacete aprovado que, satisfaça a regulamentação local e que tenha a certificação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), que é a NBR 7471, se o modelo do capacete escolhido for sem viseira, ele também deve atender aos requisitos específicos para ele (óculos de proteção para motociclista), todos os capacetes precisam ter adesivos refletivos para orientar outros motoristas e estar em boas condições de uso.


clique AQUI para ver a NBR 7471/2001 completa

Na Europa os capacetes são certificados pela CE (Conformité Européenne) e passam por testes de qualidade avaliados pelo método SHARP - Safety Helmet Assessment and Rating Programme. Nos Estados Unidos, também é usado um método indicado pela DOT - Department of Transportation. Aqui no Brasil, muitos capacetes são importados, ou de marcas importadas, por tanto eles são submetidos a este teste onde recebem de 1 (mínimo) a 5 (máximo) estrelas conforme sua qualidade no método SHARP ou o selo DOT.


Confira AQUI se seu capacete foi testado pela método SHARP, 
selecione a marca e o modelo e veja o resultado

O preço vai de acordo com a qualidade e os materiais usados na confecção de cada modelo, os materiais da parte interna (forro) são os principais que irão lhe dar um conforto e ter uma durabilidade maior do que outros, pois as espumas internas têm densidades diferentes (como nos colchões, D23, D28, D35, que influenciam na durabilidade e qualidade) por isso temos alguns capacetes que apesar do casco ser fabricado com o mesmo material, os preços acabam variando bastante, além da grife. 

Hoje existem capacetes confeccionados com fibra de vidro, fibra de carbono, kevlar, resinas termo injetável e os mais funcionais e que atendem vários quesitos, os tri-compostos. Ao escolher um modelo atente também para a cinta jugular (fecho de engate rápido ou de argolas, este, o mais seguro), materiais do forro, viseira, sistemas de ventilação, narigueiras e bavetes. 


O estilo do capacete é uma escolha muito pessoal, muitas vezes influenciado pelo estilo da moto (ou scooter) que você tem. Certifique-se que o modelo escolhido irá atender suas necessidades como por exemplo nas estradas, na cidade, longas viagens... Temos hoje, basicamente 3 tipos de capacetes, os capacetes integrais, abertos e escamoteáveis. Ao fazer sua escolha, é importante considerar todas as questões relativas a cada um e qual seu uso.


Capacete integral

Um capacete integral com viseira irá proteger o seu rosto de ser atingido por pequenas pedras e insetos durante a pilotagem, protege melhor do frio e chuva bem como reduz o risco de lesão facial em caso de um acidente. Na maioria dos impactos de colisão o piloto e o passageiro são lançados para a frente e/ou para os lados, portanto, um capacete integral lhe dará uma maior proteção a região de sua mandíbula.

O formato dos capacetes integrais têm melhor aerodinâmica e também proporcionam uma maior proteção na região do pescoço e nuca, assim como a toda caixa craniana. Lembre-se que acidentes acontecem. Você não sai de casa dizendo "ah, hoje eu vou me acidentar..." acontece quando menos esperamos, portanto mantenha sempre seu equipamento em ordem.Alguns capacetes fechados têm sistema de ventilação forçada. Esse sistema faz com que o ar fresco percorra o espaço entre o casco e a proteção acolchoada, promovendo uma bem-vinda dissipação do calor.

Existem também capacetes integrais com palas (ou abas), que são indicados para quem gosta de um Off Road, pois ajuda a proteger nas trilhas de galhos e de lava que possam atingir sua viseira, canalizam o vento para melhorar a circulação de ar e num On Road com motos Big Trail's (pois eles têm suas bolhas e defletores de ar) para proteger do sol tendo uma função de quebra sol, em geral são bem arejados graças à queixeira afastada do rosto, da grande abertura frontal.

Capacetes abertos


Um capacete aberto irá proporcionar a você uma proteção semelhante ao integral em casos de de lesão cerebral, mas deixa seu rosto e queixo mais expostos. Algumas pesquisas também sugerem que capacetes abertos são mais propensos a se soltar da cabeça em um acidente.


Se você escolher um capacete aberto, é essencial para proteger os seus olhos uma viseira ou óculos de proteção exclusivo para motociclista (abaixo coloquei umas fotos de como eles são), certificado e aprovado. Este modelo hoje tem ganhado bastante adeptos que usam suas motos Custons ou Old School, nos centros urbanos em pequenos trechos por serem confortáveis e mais estilosos.

Capacetes escamoteáveis

Capacetes escamoteáveis podem ser uma boa escolha entre a conveniência de um capacete aberto e a proteção de um capacete integral, no entanto, eles podem não ter a mesma resistência de um integral.
Os escamoteáveis facilitam ao pedir
informações e no verão quando parado
nos semáforos nos refrescar
por um momento

Lembrando que o capacete escamoteável nos ajuda facilitando nossa vida em um pedágio ou até mesmo no verão parado no semáforo, para abrir e ter uma melhor circulação de ar e facilitando para falar ou pedir informações. Começou a andar feche o capacete, caso contrario será o mesmo que um capacete aberto e sem óculos de proteção!

Existem muitas marcas e modelos que se encaixam diferente em nossas cabeças, o fator mais importante é o ajuste. Não comece sua procura com uma marca em mente. Experimente diferentes marcas e modelos, perceba como os capacetes variam em caber em sua cabeça, dando conforto e também em relação ao peso. procure saber sobre os materiais usados para compor o produto e a partir dai escolha um bom capacete.

Óculos para Motociclistas

O capacete deve cobrir sua testa, calce ele e olhando para cima, você deve apenas ver a borda da abertura da viseira. O capacete não deve se mover em torno de sua cabeça ou colocar pressão sobre sua testa. Peça a alguém para tentar puxar o capacete de sua cabeça, levantando a parte de trás forçando para cima. Se ele deslizar para sobre seus olhos ou se mover muito ele poderá sair de sua cabeça em caso de um acidente. Tente um número menor ou modelo diferente e até mesmo de outra marca.


Verifique a sua visão periférica, no post anterior eu explico como testar...clique aqui para ler...


Se você usa óculos de grau ou prefere/usa óculos de sol, verifique se ficara confortável de usa-lo com o modelo de capacete que escolheu, hoje existem modelos de capacetes que já vem com uma "folga" para encaixe da perna do óculos sem que ele lhe machuque ou quebre. Atente para os pontos de pressão do capacete em seu óculos, tente colocar e tirar o óculos, veja se é confortável de usar. Conforto é uma importante questão na segurança. Use o capacete na loja por 5 ou 10 minutos para verificar se ele é confortável e não lhe incomoda antes de efetuar sua compra. 

Veja sobre as leis do código de trânsito na 

óculos estilo aviador para motociclistas

Uma grande parte do calor do corpo é liberado pela sua cabeça, o que pode ser desconfortável durante épocas de temperaturas altas como no verão. Capacetes integrais tem aberturas de ventilação que podem reduzir em muito a temperatura dentro do capacete, porém podem ser muito barulhentos devido as entradas de ar dentro deles. O ruído pode causar uma certa distração, aumenta a fadiga e a longo prazo (para quem curte andar em autódromo principalmente) pode causar problemas na audição. 

É difícil aconselhar como escolher um capacete silencioso. Antes de comprar, leia sobre os produtos, sobre avaliações, converse com outros pilotos. Uma boa dica para quem viaja ou faz track days é usar protetores auriculares. 


Capacete voltado ao público 
das Big Trail's e Off-ROad

Um capacete é projetado para absorver o impacto de um acidente, por este motivo ele só pode fazer isso uma única vez. Em um acidente, o casco e a parte interna do capacete dissipam a força do impacto para não lesionar sua cabeça e seu cérebro, você pode não perceber no casco ou parte interna qualquer sinal de dano, mas, provavelmente ele cumpriu com sua função e não aguentará outro impacto.


Vez em quando, acabamos por deixar o capacete mal colocado sobre a moto ou em qualquer outra superfície o que pode acabar com ele caindo, isso não significa que você tem que substituir o seu capacete após a apenas uma pequena queda como esta. A maior dificuldade é saber o quanto uma única queda (ou sucessões de pequenas quedas) vai afetar a capacidade de absorção dos impactos do revestimento e do casco para nos proteger em um acidente. Por tanto, trocar o capacete periodicamente é a melhor opção para garantir sua segurança.



Capacete usado geralmente 
por usuários de Scooter's
Colocar o forro interno preso no retrovisor da moto também pode danificar a parte interna e na hora que precisar ele não irá funcionar como deveria. Use o bom senso. Se uma determinada queda machucaria sua cabeça desprotegida, então provavelmente danificaria o seu capacete.


Nunca compre um capacete de segunda mão para você ou para seu garupa. Você não conhece a história dele e por tanto não vale o risco de usar um. Óculos e viseiras de proteção que cumpram as normas exigidas por lei e óculos específicos projetados para uso em motocicletas sempre sem riscos ou avarias que possam prejudicar sua pilotagem. Troque seu capacete nos períodos indicados pelo fabricante, não vale a pena arriscar...



Espero ter ajudado...




Boas estradas!


Um comentário:

  1. É verdade os capacetes são uma das partes que não se pode faltar ao andar de motocicleta

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