22/05/2016

Consequências da velocidade

Boas Galera!

Que a velocidade traz adrenalina e que, provoca e agrava os acidentes de trânsito, isso todo mundo sabe. Que a velocidade é um dos fatores que reduz a possibilidade de se ter alguma reação em tempo hábil e sair ileso de uma situação de risco, além de agravar as consequências em caso de um acidentes, também. Por isso quero compartilhar com vocês a respeito de uns pequenos detalhes que estão interligados a este assunto. 

Sabemos que nossa formação na moto escola não é muito eficaz (já deveria ter mudado a muito tempo), andar em alta velocidade em via pública não deixa de ser uma tremenda falta de respeito aos demais usuários e a vida. O que hoje quero comentar com vocês é a respeito de fatores como o stress, tensão e a fadiga devido ao excesso de velocidade que são deixados (ou não são do conhecimento de todos) de lado.


Respeito as leis de trânsito e aos limites de velocidade é fundamental para garantir a própria segurança e integridade física. Os limites de velocidade são definidos (ou deveriam) a partir de observações e análises dos limites individuais e físicos de cada local garantido segurança e assim minimizar os riscos de acidentes. Se ele existe é porque faz algum sentido. 

Pilotar em alta velocidade nos deixa rapidamente fadigados, por nos obrigar a lidar com um grande número de informações em muito pouco tempo e a adaptar nossa visão constantemente. Isso nos leva a um stress muito alto que causa além da fadiga a perda de atenção (fatores que contribuem em muito dos acidentes). 

Para se ter idéia do que é isso, assista este vídeo do piloto Guy Martin a 275km/h em uma prova do Isle of Man, em determinado momento voce fixa o olhar no centro da pista e não vê mais nada, e se surgir algo na pista voce não tera tempo nem para piscar, fora o cansaço que ficará nítido em seus olhos... Imagine com toda a pressão aerodinâmica em cima de seu corpo como será o stress e a fadiga juntos mais o fator tensão...


Para nós motociclistas, uma fração de segundo que perdemos pode nos colocar em uma situação de risco, e o stress e a fadiga (leia mais AQUI) são nossos inimigos durante a pilotagem, por causa do stress ou da fadiga podemos perder boa  parte de nossa velocidade de reflexos e nossa capacidade de tomar uma decisão correta. Devemos ter em mente que quanto mais velocidade, maior é o choque e mais violento se torna um acidente, em um impacto acima de 80 km/h os danos causados podem ser irreversíveis, mesmo estando totalmente equipado. 


Pilotar em altas velocidades nos coloca em situação de stress elevado, imagine a noite com menor iluminação
Por este motivo saiba muito bem o que esta fazendo e onde esta fazendo, correr é para ser feito em local apropriado e controlado, nas ruas e rodovias a mudança de comportamento pode salvar vidas, uma pequena diminuição de 1% na velocidade pode na prática aumentar em 4% as chances de não tirar a vida de alguém. Nunca se esqueça deste detalhe, quanto maior a sua velocidade, menor o seu campo visual. Ou seja, quanto mais rápido você estiver pilotando mais limitado é o seu campo de visão, focando apenas a área central da estrada onde você estiver. 

Ao meu ver o mais importante antes de mais nada é aprender a parar sua moto de forma correta, segura e eficaz (um fator que nem de perto comentam na moto escola não é?), saiba que uma frenagem é composta por 2 estágios, o tempo de reação e o tempo de frenagem, este primeiro é muito importante porque mesmo você vendo um obstáculo, a moto continuará em movimento, na mesma velocidade até o momento em que você acione os freios, quanto mais velocidade, mais longo é este espaço. 

Um exemplo, uma moto em uma estrada a 100 km/h avista um acidente fechando as faixas da estrada, antes mesmo de tocar a mão no freio, este motociclistas percorre próximo a 40 metros, e precisa de mais quase isso para parar sua moto e não se envolver no acidente. Imagine se estiver andando a 200 km/h onde estes espaços mais que dobram... 

Uma pessoa em sã consciência e que não esteja passando por algum stress emocional, que tenha dormido bem, não esteja tomando algum tipo de remédio, etc, etc, etc... tem um tempo de reação que fica entre 0,8 segundo (isso é mais ou menos perto de 3/4 de um piscar de olhos!) a 1 segundo a partir do momento que viu o perigo a sua frente.


Vale ressaltar que o tempo de reação varia de pessoa para pessoa, por causa de fatores como a idade, do estado físico e mental. Uma pessoa de 50 anos reage em média 15% mais lentamente do que uma pessoa de 20 anos. Uma pessoa cansada, física ou mentalmente, ou então alcoolizada, ou sob efeito de drogas terá seu tempo de reação aumentado de duas a até cinco vezes.


Hoje, existem dispositivos de segurança em nossas motos (ainda não em todas), como os freios ABS (leia mais AQUI) que nos ajudam a evitar acidentes. Aprender sobre o conjunto que você usa é muito importante saiba sobre o pneu que você usa, limite do seu freio (aquele ponto antes de travar a roda), a postura corporal, e a maneira correta de fazer uma frenagem.

Ao pilotar dentro da cidade ou nas rodovias, ajuste a sua velocidade conforme a circunstância ou situação: cruzamentos, condições do tráfego, das estradas e meteorológicas, bagagem, garupa, o estado dos pneus. A distância de frenagem aumenta com a velocidade, além de depender das condições da estrada, sujeira na pista, óleo, areia, mas especialmente a velocidade.


Respeite a distância de segurança de no mínimo 2 seg do veículo da frente.Em rodovias, uma maneira fácil de manter esta distância é deixar pelo menos, duas linhas brancas da via de distância. Tome muito cuidado ao pilotar a noite e diminua mais a velocidade, os faróis iluminam em média 30 metros a sua frente, e a por exemplo 70 km/h um obstáculo que surgir, um buraco, ou animal, é quase que inevitável acontecer um acidente.


Criar e desenvolver o hábito de promover a gentileza no trânsito e ser mais educado com os outros usuários é muito importante para nosso desenvolvimento como piloto. 



Espero ter ajudado!




Boas Estradas!

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