23/03/2016

Uma boa viagem - Pt. 1

Boas Galera!

Planejamento! Sim, uma boa e bem sucedida empreitada pelas estradas desse mundão á fora depende de um bom plano de ação, mesmo sendo um pequeno passeio bate e volta com os amigos em um fim de semana qualquer, ou em nossas grandes e longas viagens. 

De início, escolher o local do passeio e o caminho a ser percorrido, essa é uma parte muito importante do seu plano de ação como também é bastante bacana de se fazer, alguns fatores que não podemos deixar de lado, leve em consideração o tempo de experiência sobre duas rodas de seus companheiros de viagem, a autonomia de suas máquinas e se alguém do grupo já fez o percurso escolhido e que possa passar informações importantes a respeito das condições das estradas e tudo mais.

Aos novatos, é indicado que comecem com viagens mais curtas, para "acostumar" o corpo e aprender a lidar com as tensões de uma viagem, gradativamente vá aumentando as distâncias e em breve voce estará apto para jornadas intermináveis. 

Lembrando que nestes casos, não é muito aconselhável testar equipamentos novos como botas, luvas e capacetes, eles podem estar apertados e/ou ainda não pegaram o formato anatômico correto e poderá ser muito prejudicial a sua atenção na estrada por tirar o seu conforto.

Faça uma pequena reunião com seus amigos para discutirem sobre o passeio, escolham e decidam juntos. Definido o local e o caminho, optem por ter em mãos uma segunda opção de rota, não se sabe o que pode acontecer em uma estrada e ela ser fechada, mantenham um plano B sempre nos planos. No planejamento, combine paradas a cada pelo menos 1 hora, 1 hora e meia, cerca de 120/150 km, lembre de verificar a autonomia das motos envolvidas, hoje com tantos aplicativos de celular e sites na internet é fácil de montar rotas e achar pontos de apoio no percurso.

Determine a data e horário da saída, o caminho, onde irão parar para abastecimentos, pedágios (combine para que um pague e todos passem), paradas para lanche e almoço (se houver), quantos dias irão permanecer no local, qual quilometragem irão percorrer em média por dia (se for o caso) ou se é somente um bate e volta, horário para retorno, locais que pretendem visitar e conhecer, e não esqueçam de programar os valores em média que cada um esta disposto a pagar em cada uma destas situações, já vi amigos brigar por R$ 5,00 de diferença entre um hotel e outro, entre um restaurante e um lanche... Parece bobo, mas isso acaba com o passeio de todos... Como diz aquele velho ditado, o combinado não sai caro... Viajar em grupo é muito mais complexo do que parece, principalmente quando se colocam mais de duas pessoas para executar alguma coisa.

Ouça as dicas de quem for mais experiente, procure conversar com pessoas que já fizeram o passeio, muita coisa pode ajudar no final das contas. Atente-se para comentários sobre mudanças de temperatura, ventos, condições das estradas, frequência de acidentes nos trechos que irão rodar. Lembre de usar o equipamento adequado e completo, leve a capa de chuva (dependendo da região do país que estiver), pois do nada pode bater aquela chuvinha.

Seja auto-crítico a respeito de suas condições, caso voce esteja muito ansioso para o passeio, eufórico, com algum mal estar, se não estiver se sentindo 100% mentalmente e fisicamente, cansado, chateado com algo que possa ter ocorrido durante sua semana, por mais frustante que seja, avalie com carinho se não seria uma boa opção reagendar o passeio, um erro na estrada, um descuido ou distração pode causar um acidente.

Na próxima semana posto a continuação...


Espero ter ajudado...




Boas estradas!

Um comentário: