30/01/2016

O mito Ed "Iron Man" Kretz

Boas Galera!

Achei interessante compartilhar com quem ainda não ouviu falar sobre este que foi um dos maiores pilotos de moto que existiu... Numa época que era acima de tudo muito mais coragem e habilidade do que qualquer outra coisa... Boa leitura!


Ed "Iron Man" Kretz foi, sem dúvida, o maior piloto de motos de sua época. Entre suas realizações, ​​vitórias em quase todos os principais eventos nacionais do final dos anos 1930 e 1940, incluindo as 200 milhas de Savannah na Geórgia, a edição de estreia da Daytona 200 na Flórida em 1937, a Langhorne 100 na Pensilvânia e a Laconia Classic em New England. Kretz foi considerado em tão alto nível que muitos dos pilotos dos velhos tempos e adolescentes dos anos 20 diziam que Kretz era o melhor que já tinham visto.




Kretz nasceu em 24 de setembro de 1911 em San Diego. Ao contrário de muitos pilotos do primeiro escalão que começaram a andar muito jovens, Kretz somente começou a pilotar quando tinha 20 anos de idade. De acordo com seu filho, Ed, Jr., foi pela necessidade. No meio da Grande Depressão Americana (1929-1933) a motocicleta era o único meio de transporte que Kretz poderia pagar.



Trabalhava no transporte de produtos das fazendas do vale imperial até Los Angeles, na época em que começou a frequentar as arenas de corridas de motocicletas para assistir, no sul da Califórnia. Acabou por entrar eventualmente em algumas corridas e em pouco tempo se tornou um dos melhores pilotos da região devido a sua forma de pilotar, descrito por alguns como agressivo.


Floyd Clymer (1895-1970 foi um pioneiro no esporte com motos, foi piloto, comerciante e distribuidor, editor de revistas, promotor de corrida , e fabricante de motocicletas, foi introduzido no Hall of Fame da motocicleta em 1998), quem promoveu muitas das corridas em que Kretz competiu, viu o talento cru de Kretz e consegui a ele uma nova Indian para correr. Com a nova máquina Kretz começou a ganhar as corridas do sul da Califórnia com uma frequente regularidade.


O grande avanço na carreira de Kretz veio com a vitória no campeonato nacional em 1936 nas 200 milhas de Savannah, onde ele venceu os melhores pilotos de todo o país e ele se tornou um dos pilotos mais conhecidos, o que lhe rendeu também um contrato com a Indian, que lhe pagava US$200 por mês (durante a Grande Depressão) mais as despesas e custos das viagens para as corridas.A carreira de Kretz será para sempre lembrada por sua vitória na primeira corrida Daytona 200 em 1937 ano também que foi o fundador original do 13 Rebels Motorcycle Club, juntamente com outros amigos. 



Mesmo em seu primeiro ano, a Daytona 200 foi uma das corridas mais importantes no calendário. Ela viria mais tarde a se tornar a corrida de motos mais importante da América, e a vitória de Kretz na primeira corrida valeu um lugar significativo na história do esporte.




Kretz foi o favorito por várias vezes nas próximas Daytona 200, mas ele nunca ganhou a corrida novamente. Em outras 14 corridas em Daytona, Kretz não tinha nada, apenas azar, principalmente com falhas mecânicas em suas Indians. Kretz continuou a correr até os seus 47 anos (em 1959). Durante anos, ele detinha o recorde de maior número de corridas nas 200 milhas. Ele passou a dominar a famosa 100 milhas de Langhorne (corrida em pistas de terra batida), ganhando três vezes antes da Segunda Guerra Mundial e, mais uma vez, em 1948. Ele também venceu a corrida em Laconia, antes e depois da Guerra.


Durante a Segunda Guerra Mundial, Kretz serviu como instrutor das tropas de motocicletas, ensinando novos recrutas como pilotar. Por vezes, as tropas sabendo que Kretz era um piloto famoso, tentavam convencê-lo de dar-lhes uma demonstração de suas habilidades, o que não demorou muito e Kretz se obrigou a demonstrar nos circuitos ovais como ele fazia para deslizar.




Ele se aposentou das corridas em 1959, Kretz tinha ganho nove AMA National Championship, e inúmeros títulos da Pacific Coast. Ele fez por merecer o título de "Homem de Ferro" em virtude de sua longevidade no esporte. Ele também foi eleito como Most Popular Rider pela AMA (American Motorcyclist Association) em 1938 e novamente em 1948. Durante a década de 1950, seu filho de Ed Kretz Jr, se juntou a ele no circuito nacional e se tornou um piloto com alguma reputação, reforçando a fama do nome Kretz ainda mais.




Após a Segunda Guerra, Kretz abriu uma concessionária de motocicletas que ele manteve até se aposentar em 1986. Depois de se aposentar, ele fez aparições freqüentes no mundo das motocicletas por todo o país. Na 50ª corrida do Daytona 200 em março de 1991, Kretz foi o convidado de honra, ele venceu a corrida em 1937 com sua Indian Sport Scout #38 de 750cm³ e 38cv (com cambio na mão!)

Kretz disse que as corridas no formato TT (Tourist Trophy) eram as suas corridas favoritas e mencionou que a Laconia, é o seu circuito favorito. Também mencionou Borracho Tancrede e Ben Campanale como dois de seus melhores amigos, apesar de que eles eram seus arquirivais na pista. Ed Faleceu em 30 janeiro de 1996.




































Espero que tenham gostado e até a próxima...



Boas estradas!




Um comentário: