28/10/2015

Oito dos modelos mais comuns de motocicletas.

Boas Galera!

Acho bem bacana este assunto e vou passar aqui pra voces algumas dicas. Vou criar uma lista dos oito modelos mais comuns de motocicletas hoje no mercado, ilustrar e tentar dizer um pouco sobre cada um deles. A ideia é servir como um guia prático para voce saber as diferenças entre uma Naked, uma Cruiser, uma Super Bike...Isso vai ajudar a voce de certa forma a acertar a compra de um modelo especificamente para seu perfil, ou até mesmo na hora de fazer um "Up".

Apesar de muito material virtual, digital e impresso, muita gente ainda se confunde ao diferenciar um modelo de outro, assim como acabar comprando uma moto que não supre suas reais necessidades, fazendo voce perder dinheiro na troca por outro modelo. Muitos vendedores do setor querem mesmo é vender e pronto, sem ao menos passar informações que realmente vão ajudar seu cliente a acertar a compra. Pois bem, vamos começar?



Aquelas motos que passam na avenida e te fazem parar a respiração por alguns segundos, com carenagem e som alto e forte, parecendo que sairão do autódromo para dar uma voltinha na cidade são as Sportbikes, ou Superbikes, ou como conhecemos por aqui no Brasil, as Esportivas.

Essas motos no geral são muito leves, ágeis e muito potentes... Focadas exclusivamente em alta performance, fortes nas acelerações, chegam a grandes inclinações para proporcionar o mais alto nível de adrenalina, também teem grande poder de frenagem, porém, nada confortáveis e nada economicas... Longas viagens são muito complicadas de se conseguir fazer, e para o garupa então? Difícil até de levar qualquer bolsa ou mochila...

As carenagens servem para ajudar a cortar o vento e diminuir a pressão do ar em cima do piloto, tem quem goste, tem quem não goste... Se voce gosta de adrenalina forte, não liga tanto para o conforto e quer a moto para passeios de curta distância nos fins de semana e brincar nos autódromos em Track Days, bem vindo...é por aqui mesmo!

Normalmente são motores 4 cilindros, e isso ajuda a ter um melhor controle da aceleração e no despejo de potencia, respondem rápido a aceleração, e precisa ter um bom domínio do controle da mão.


Um segmento que vem crescendo muito ( e rápido ) e até por conta de todo o conjunto, são as chamadas Naked's. São as mais próximas das esportivas de plantão, porém sem as carenagens esportivas, deixando elas " mais peladas" e existem alguns modelos no mercado que voce tem a opção de adquirir a mesma motocicleta com ou sem carenagens. Hoje, temos modelos no mercado com todo tipo de motorização, 2, 3 ou 4 cilindros.

Elas, quase que por via de regra tem o guidão e mesa mais elevados assim como posição das pedaleiras mais centralizadas e deixam o piloto numa posição mais confortável de pilotagem, são mais leves e boas para usar no dia a dia, até mesmo em viagens com medias distancias. Se voce precisa de uma moto pra usar no dia a dia e gosta de pegar umas estradas no fim de semana, brincar com os amigos num Track Day, e não dispensa um designer inovador e arrojado aliado a boa performance, acredito que seja por aqui o seu caminho.

Se voce gosta de andar de moto na cidade durante a semana e no fim de semana curte ir numa cachoeira, sitio, pegar uma trilha e se jogar na lama, existem as chamadas Dual Sport, ou seja, são motos que são destinadas para o on/off... No geral, são confortáveis, tanto em terra quanto em asfalto. Suas suspensões ajudam a dar conta do recado, são leves e ágeis, ajudando bastante em situações de trilhas. Para o uso urbano também são bem vindas.

Temos alguns modelos no nosso mercado com motores monocilíndricos nas medias cilindradas, que são chatinhos para se manter uma velocidade baixa dentro da cidade, em situações de transito mais carregado tornando seu comportamento um pouco arisco , as bicilíndricas são um pouco mais doceis de lidar com medias rotações...


Se o seu negócio é estrada e longas jornadas, longe de estradas de terra, este aqui é seu mundo, o das Cruiser's,  também conhecidas como "Cruzadoras",  no nosso mercado como Custons... ideais para médias e longas viagens. Suas características básicas são o baixo centro de gravidade e o longo espaço entre-eixos.


Os ícones deste segmento são as Harley Davidson em nosso pais, são imponentes, os motores mais usados são os motores 2 cilindros em "V", como característica, ele traz um pouco de vibrações e estes modelos de motos são mais difíceis de se pilotar dentro dos grandes centros urbanos, onde normalmente temos pouco espaço para manobrar e estacionar exigindo bastante controle do piloto.

Já na estrada, pra onde elas são projetadas voce sente todas as suas qualidades, em viagens de medias e longas distâncias o conforto e a segurança, a melhor estabilidade e uma posição de pilotagem muito mais confortável e menos cansativa. Este segmento, tem crescido bastante e temos boas opções no mercado hoje em diferentes cilindradas.

Temos ainda muito próximas deste segmento Custom as Touring's ou Gran Tourings que são muito próximas, mas com detalhes mais sofisticados como aquecimento de manoplas, sistema de audio, gps, maletas laterais e traseiras integradas a moto, carenagens que protegem tanto as pernas como o peito do piloto e garupa tanto do vento quanto da chuva, e proporcionando uma longa jornada muito mais confortável.

Essas bolsas integradas a moto garantem que sua bagagem chegue limpa e seca. Elas são muito fortes e conseguem transportar um bom volume de peso, seus bancos são mais largos e confortáveis do que os modelos custon's. Se voce pretende cruzar longas distâncias e quer desfrutar de muito conforto e curtir as paisagens, estas são as motos ideais...


Outro segmento que vem crescendo muito rápido no país é o segmento das Adventure Touring, ou como conhecemos aqui, as Big Trail's. Elas são bem próximas as Dual, porém, trazem boa parte dos benefícios que os modelos Touring teem.

Aquecimento de bancos e manoplas, sistemas de controle de tração como algumas esportivas e a versatilidade de se ter uma moto para terra, asfalto, medias e longas distâncias e muito conforto. São as motos mais completas, pois de dão total liberdade de andar em qualquer situação de terreno.

Para quem procura agilidade, praticidade, economia este é o modelo ideal e que domina os grandes centros urbanos tanto na Europa como ja a algum tempo em nossos grandes centros. São os Scooter's, eles são super funcionais, e hoje temos com algumas faixas de cilindradas variadas no mercado, com tamanhos diferentes também para atender pilotos mais altos.

Ergonomia bem bacana, ciclística e comportamento muito bons fazem deles muito uteis para uso urbano e diário. Quase todos os modelos teem grandes espaços para bagagem, que ajuda até na hora de ir ao mercado para pequenas compras. Se voce procura um modelo simples ( ou até um pouco mais completo e sofisticado ) para um uso neste formato, não vai se arrepender deste seguimento.

Ultimamente, vem apontando por aqui ou ali modelos Retro de todos os segmentos,  são motos que nos levam a décadas atrás as raizes do motociclismo, junto a estes modelos, muita tecnologia acoplada. Sistemas ABS, injeção eletrônica, mecânica mais simples e totalmente confiáveis.

Apesar de ter cara de coisa de museu ( ou nem tanto assim ), elas são super bem elaboradas, confortáveis e com muitas melhorias técnicas em relação aos modelos antigos que conhecemos.

Se voce procura um estilo diferente, e não pretende exigir grandes performances de sua motocicleta e ainda por cima se amarra nos modelos mais clássicos, comece a reparar nos modelos Retro que veem surgindo e acredito que seja bem a sua cara pular neste nicho.


Espero que gostem e que tenha ajudado!



Boas estradas!




Um comentário: