20/05/2015

Pilotando no inverno

Boas Galera!


Bora pilotar durante mais um inverno? 

Tentei colocar aqui algumas dicas para podermos se cuidar durante o inverno e curtir os nossos passeios e nossas máquinas. Válido para pilotos e garupas, certo? 

Pois é galera, é bom lembrar que mesmo em dias quentes, com a ação do movimento da moto, dependendo da velocidade a temperatura pode cair de 5 a 10 graus, imagina no inverno? 


Se for um dia que a temperatura estiver perto de 15°, a sensação térmica pode ser de aproximadamente 5°, se não estiver chovendo. Pilotar com frio gera um grande desconforto, e tira nossa concentração, por isso a grande importância de se proteger adequadamente. Hoje, existem milhares de opções de roupas térmicas ( as famosas Segunda Pele ), que nos deixam confortáveis e estabilizam a temperatura do nosso corpo. Lembre-se de fazer um bom alongamento antes de sua jornada,  isso irá ajudar a esquentar um pouco e relaxar bem os músculos.

Meia de Neoprene e Luva Segunda Pele 
Temos que ter uma atenção maior aos pés e as mãos. Por serem extremidades sentimos muito mais frio por elas. Para nossos pés o ideal é o uso de botas com o cano longo e colocar a calça por dentro dela ( uma meia de tecido térmico ou uma polaina ajudam também mesmo se sua bota for de cano curto ) evitando que entre aquele vento gelado pela barra da calça. O uso de uma meia impermeável ( usadas por mergulhadores e feita em neoprene ) pode ser bem viável se voce pegar algum trecho com chuva o que geralmente nos deixa com os pés molhados.

Com as mãos, cuidado para nao perder a sensibilidade do acelerador e do freio, uma luva muito grossa prejudica essa sensibilidade e neste caso o uso de uma luva impermeável (ou não ) junto com uma luva térmica já resolve, esse detalhe da sensibilidade é bem particular, procure uma luva que nao te incomode e que voce sinta os comandos da moto sem prejudicar seus movimentos. Mesmo assim, procure sempre que possível fazer movimentos de abrir e fechar a mão para ajudar a circulação e relaxar um pouco os músculos e nervos.

Em quase todas as motos, nossas pernas ficam mais expostas ao vento, uma calça de lã ou segunda pele por baixo manterá a temperatura do corpo estável, em lojas de esporte achamos com facilidade este tipo de calça e blusa, muito usado por montanhistas, ciclistas e atletas de outras modalidades. As calças para motociclistas, veem com um forro térmico removível, mas mesmo assim o uso de uma segunda pele ajuda muito.

A blusa térmica ( como a calça também ) deve ser usada em contato com o seu corpo, coloque a blusa e por cima dela voce pode usar uma malha de la mais fina ou até uma camiseta. O uso de uma jaqueta é primordial, ate mesmo em dias quentes, é pela sua segurança.

Uma jaquetas de cordura com forro removível é muito vantajosa pois, no verão voce pode retira-lo e usar normalmente sua jaqueta sem cozinhar dentro dela. Lembre-se de fechar tudo certinho até o pescoço, luvas por cima da jaqueta para evitar que o vento e a água entre pela manga.

Jaqueta com forro removível
A balaclava mantém além de seu pescoço e orelhas toda a sua cabeça aquecida, coloque ela e prenda dentro de sua jaqueta. Além de que, o uso da balaclava durante o todas as estações do ano é recomendado para evitar que o forro interno de seu capacete fique muito sujo devido ao suor e garanta uma melhor higienização do seu capacete, prolongando a vida útil da parte interna dele.

Caso voce queira usar um cachecol ( não seria muito indicado ), nunca, mais nunca mesmo deixe as pontas dele para fora de sua jaqueta, ele pode se desprender e atingir a transmissão da moto podendo enrolar na roda e causar um enforcamento. Coloque ele e use essas pontas para proteger seu peito por dentro da jaqueta, certo?

Durante sua jornada, procure parar com maior frequência para um rápido alongamento para não correr o risco de ter uma câimbra e tomar um cafe com leite ou chocolate quente acompanhado de um pão de queijo, isso vai ajudar a manter voce mais aquecido . 

Película anti-embaçante
Seus pneus, devido a baixa temperatura demoram mais tempo para esquentarem e chegarem ao Grip ideal, então comece sua aventura com bastante calma para todo o conjunto se ajustar as condições de temperatura.

Um dos nossos inimigos no frio é o embaçamento de nossas viseiras, manter ela aberta não dá, ainda mais se estiver chovendo. A solução mais eficaz e garantida é a instalação de uma película anti-embaçante que achamos em lojas específicas para motociclistas. Vale a pena este investimento!

Outro ponto é se chover...os riscos aumentam ( e muito ) e pilotar molhado não é muito bom...então atentem para estas dicas:

Tenha sempre uma capa de chuva em suas viagens, o tempo muda rápido e pode te pegar a qualquer momento, nossas roupas de motociclistas são resistentes a chuva e algumas têm os forros impermeáveis, mesmo assim por longos períodos embaixo de água, voce vai se molhar...Uma ideia é usar spray impermeabilizante em sua luva, calça e jaqueta, vai prolongar o "efeito" e voce consegue chegar a um local seco e seguro para colocar a capa. Quando for adquirir uma capa de chuva, compre uma maior do que o seu tamanho para que voce coloque por cima de seus equipamentos. 

Muito cuidado ao pilotar na chuva
Caso precise parar para colocar a capa de chuva, procure um local seguro como um posto de abastecimento. Evite parar no acostamento. Caso a chuva esteja muito forte, se possível pare por um período e espere a chuva passar ou diminuir. Em caso de alagamento, não rode aonde voce não consiga ver o chão, pode haver algum boeiro aberto e voce cair nele.  

Muito cuidado com os primeiros minutos de chuva! São os piores...toda a sujeira que esta dentro dos poros do asfalto sobem para superfície, ficando muito mais sujo e escorregadio. Diminua a velocidade e antecipe todos os seus movimentos, acelere e freie com muita cautela e progressividade. 

Sobre a aderência dos pneus. Com o piso molhado voce terá menos aderência sim, aproximadamente 10% menos aderência do que com o piso seco...Isso se o seu pneu estiver em boas condições ainda e bem calibrado, claro! Por tanto aumente a distância dos veículos a sua frente e antecipe suas frenagens. 


"rastro" deixado no asfalto pelos carros
Dê preferencia por pilotar "no rastro" que os carros deixam no asfalto. Os sulcos dos pneus dos carros irão jogar a lâmina de água para fora e assim criam um "caminho" mais livre e onde o seu pneu terá maior contato com o asfalto. Não ande nos corredores, os motoristas podem fechar voce involuntariamente no reflexo para nao cair em um buraco ( que surgem durante os períodos chuvosos ), vidros embaçados, com insulfilme ou por conta dos pontos cegos. Pedestres também podem surgir do nada correndo para se esconder da chuva, fora das faixas, ou nos semáforos, pontos de ônibus, bancas de jornais... Fora os spray's de água que são jogados em nossas viseiras... Cuidado quando for limpar para não riscar a viseira.

Em mudanças de direção muito cuidado com movimentos bruscos e nas trocas de faixa de rolagem cuidado para não passar acelerando ou frenando sobre as faixas brancas e amarelas pintadas no asfalto, atente também para manchas escuras que podem ser óleo que ficam lisas como sabão, faixas de pedestres e nos pedágios...


Seguindo estas dicas, voce vai conseguir pilotar durante o inverno! Curta o frio com segurança!


Espero que tenha ajudo!


Boas Estradas!




2 comentários:

  1. Com moto a coisa é muito mais séria! Segurança em primeiro! VALEU!

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  2. Realmente temos que tomar muito cuidado ao andar no inverno principalmente de motocicleta

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