14/01/2015

A Primeira Motocicleta

Boas meus amigos!
Mais um pouco de História, vamos conhecer um pouco mais sobre essas fascinantes máquinas que nos impulsionam e fazem nossos corações baterem mais forte, hoje falando sobre a primeira de nossas maravilhosas Motocicletas...
Sylvester Roper e seu invento
A maioria das pessoas acreditam que a primeira motocicleta foi a criada por Gottlieb Daimler em 1885. Ela não foi a primeira motocicleta inventada, mas a foi a primeira a utilizar o sistema de explosão e utilizava gás para isto. O fato é que existem várias reivindicações para o título de “A primeira motocicleta do mundo”, com muitas controvérsias nos critérios do que seria uma motocicleta nesta época pré-histórica das motos.



A motocicleta foi inventada, simultaneamente, por um americano e um francês. O curioso é que os dois homens nem se quer se conheciam e cada um pesquisava em seu próprio país. O norte-americano Sylvester Roper e o Francês Louis Perreaux, fabricaram um tipo de bicicleta equipada com motor a vapor em 1869. Na época, os navios e locomotivas já utilizavam o combustível, tanto na Europa como nos Estados Unidos. As experiências para adaptar um motor a vapor em veículos leves foram se sucedendo e, mesmo com o surgimento do motor à gasolina, continuaram até 1920, ano em que foram abandonadas definitivamente.
Modelo criado por Roper
O título de inventor da primeira motocicleta cabe ao Sr. Sylvester Howard Roper que, em 1869, criou a motocicleta a vapor, quase 20 anos antes do modelo criado por Daimler. O modelo tinha como propulsor um motor a vapor com dois cilindros de 2,5 polegadas com 5 polegadas de curso. Alguns negam o “status” de “motocicleta” ao invento de Roper por se tratar de um motor a vapor e não a combustão.
O veículo de transporte no qual os princípios da bicicleta e do motor de combustão interna se acham combinados. O primeiro triciclo a motor foi construído pelo inglês Edward Butler, em 1884, e a primeira motocicleta que apareceu em público foi montada pelo alemão Gottlieb Daimler, em 1885.
Gottlieb Daimler
O doutor Otto (inventor do motor de combustão interna) tinha um assistente chamado Gottlieb Daimler, que o deixou em 1883 para desenvolver o seu próprio motor de combustão interna. Daimler adaptou o seu motor a uma estrutura de madeira em 1885. Na realidade, tinha quatro rodas, mas a história ignora os dois pequenos estabilizadores e considera que esta é a primeira moto. O motor era posicionado verticalmente no centro da máquina; a transmissão à roda de trás fazia-se através de uma correia para um contraveio, depois através de um carreto. Um punho rotativo controlava o freio de trás. A válvula de escape era operada mecanicamente, mas a válvula de admissão abria-se pela sucção do pistão.       
O motor Daimler, arrefecido a ar, tinha um carburador de superfície e uma ignição de tubo incandescente; este motor atingia as 700 rpm. A 10 de Novembro de 1885, o filho de Daimler, Paul, percorreu 9,5 km, de Cannstat até Unterturkhein e volta, tornando-se assim o primeiro motociclista do mundo. O curioso nessa história é que Daimler, um dos pais do automóvel, não teve a menor intenção de fabricar veículos motorizados sobre duas rodas. O fato é que, depois dessa máquina pioneira, nunca mais ele construiu outra, dedicando-se exclusivamente às quatro rodas.

Projeto de Daimler
A alimentação melhorou substancialmente quando o assistente de Daimler, Maybach, inventou o carburador de pulverizador. Na Inglaterra, em 1887, Edward Butler construiu um triciclo com ignição elétrica e com um carburador com depósito de alimentação. Em 1º de junho de 1896, em Charles River Parker - Boston, Roper fez 3 voltas num circuito de 1/3 de milha, mantendo a média de 30 milhas por hora, aproximadamente 48 km/h. Em Dorchester Avenue, em uma corrida de uma milha, sua média foi de 40 milhas por hora, algo em torno de 65 km/h. Em ambas as situações utilizou o modelo criado em 1894. O modelo de 1894 utilizava como base uma bicicleta Columbia 36, fabricada pela Pope Mfg. Co., que utilizava uma pequena caldeira sobre uma fornalha de carvão. Pesava 150 libras (aprox. 75 kgs) e sua autonomia era de aproximadamente 7 km.


Louis Perreoux
Durante testes em 1896, Sylvester Howard Roper sofreu um acidente fatal. O jornal Boston Daily Globe descrevia com detalhes o ocorrido. Segundo declarações de testemunhas, a motocicleta de Rover apresentou instabilidade na roda dianteira, fazendo com que perdesse o controle e fosse jogado para fora da pista. Roper ficou parado sob a roda e então foi constatada a sua morte. Segundo o Dr. Welcott, que examinou Roper, ele teria morrido não da queda e sim de um ataque cardíaco ainda sobre a motocicleta. Roper nasceu em Roxburry, Massachusetts - EUA, em 1823 e dedicou os últimos 30 anos de sua vida a inventar e aperfeiçoar as motocicletas a vapor. Da invenção da primeira, em 1869, até a última em 1896, acredita-se que Roper tenha criado 10 modelos destas motocicletas a vapor. 

A primeira fábrica de motos surgiu em 1894 na Alemanha e chamava-se Hildebrand & Wolfmüller. No ano de abertura foram produzidos mais de 200 veículos, o que foi um autêntico sucesso comercial. A Hildebrand & Wolfmüller também se destacou por ter sido a responsável pela criação do sistema de arrefecimento que tinha como objetivo principal o arrefecimento do motor das suas motos. 


Em 1895 surgiu o motor que viria a revolucionar a indústria motociclística à escala mundial, o DeDion-Bouton. Tratava-se de um motor de quatro tempos de alta rotação, leve e com meio cavalo de potência. É nesta altura que as motos passaram a ter potência e isso fez com que todos os fabricantes adotassem este novo sistema na construção dos seus modelos. Um dos exemplos mais conhecidos é o do fabricante americano Harley Davidson que passou a incorporar o motor DeDion-Bouton em todos os seus modelos. 

A motocicleta não teve grande difusão até 1896, quando os veículos que trafegavam nas estradas foram dispensados de levar um homem com uma bandeira vermelha à frente e puderam desenvolver uma velocidade de até 22,5 km/h, em vez de 6,5 km/h. Em 1903 existiam mais de 50 tipos de motocicletas e triciclos a motor percorrendo as estradas inglesas (o maior e mais completo museu da motocicleta no mundo é o Beaulieu Abbey, em Hampshire, Reino Unido). 

A motocicleta teve amplo uso militar nas duas guerras mundiais. Depois de 1945, verificou-se o crescimento da indústria britânica de motocicletas; posteriormente, a indústria japonesa tornou-se a maior do mundo, enquanto a Itália, Alemanha, França e Bélgica firmavam-se como grandes exportadores.

O motor de combustão interna possibilitou a fabricação de motocicletas em escala industrial, mas o equipamento de Daimler e Maybach, que funcionava pelo ciclo de Otto (Ciclo termodinâmico, que idealiza o funcionamento de motores de combustão interna de ignição por centelha. Foi definido por Beau de Rochas e implementado com sucesso pelo engenheiro alemão Nikolaus Otto em 1876, e posteriormente por Étienne Lenoir e Rudolf Diesel) e tinha quatro tempos, dividia a preferência com os motores de dois tempos, que eram menores, mais leves e tinham um custo menor. Um dos grandes problemas dos fabricantes de ciclomotores era decidir onde o motor seria instalado: Se atrás do selim (banco), na frente do guidão, dentro ou sob o quadro da bicicleta, no cubo da roda dianteira ou da traseira. Como de início não houve um consenso, todas as alternativas foram adotadas e ainda existem exemplares de vários modelos. Apenas no início do século XX os fabricantes chegaram a uma conclusão sobre o melhor local para se instalar o motor, ou seja, a parte interna do triângulo formado pelo quadro , norma seguida até os dias de hoje.





Espero ter ajudado!


Boas Estradas!!!






Fonte: http://www.globalmoto.com.br
             http://www.zuun.com.br
http://motoclube.com

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