19/11/2014

Um pouco do Moto Turismo


Boas Galera! 

Hoje vou falar um pouco sobre o Moto turismo, viajar de moto é uma sensação indescritível, porém, precisamos ter um bom planejamento, um roteiro a seguir, bom condicionamento físico e mental, pois nunca sabemos o que pode nos aguardar a cada km rodado como tráfego intenso, obras, condições climáticas, imprevistos, etc... 

O Moto turismo é caracterizado principalmente pelo espírito de aventura, liberdade e descoberta. O Moto-turista, no geral, é uma pessoa de espírito aberto, curiosa, adaptável a todas as situações ao seu redor, e com muita facilidade para fazer amizades. Ele pode ser encontrado solitário, ou  em grupos, mas o objetivo é sempre o mesmo, percorrer quilômetros e quilômetros para conhecer novas culturas, cidades, costumes e conhecer gente diferente por onde passar. E lembre-se, pilote sempre com segurança.


Essa necessidade do homem de montar em uma moto e correr por caminhos à descoberta do mundo, mistura-se com o próprio desenvolvimento desta máquina, que se massificou principalmente após à 1ª guerra mundial ( 1914-1918 ) e rapidamente passou a fazer parte do imaginário dos mais aventureiros. 

O ambiente sócio-econômico do pós-guerra propiciou esta manifestação das motocicletas por serem de fácil manutenção, baratas e muito acessível aos bolsos mais pobres. Existem relatos e registros de viagens turísticas feitas sobre duas rodas a partir dos anos 20. Este espírito de aventura, liberdade e descoberta foi-se desenvolvendo de tal forma, que em meados dos anos 50 surgiu o termo "Moto Turismo", evoluindo até a atualidade.

Assim, andar de moto deixa de ser apenas uma modalidade desportiva ou um mero transporte cotidiano. Começa aqui uma nova cultura e o surgimento de expressões ligadas cada vez mais ao Moto turismo, aventura, liberdade, prazer e descoberta.

Uma boa viagem começa com uma boa programação. Programe o destino e a rota que deseja fazer, se possível, procure estradas que você já conheça e que as pistas sejam duplicadas, para ter um pouco mais de segurança em ultrapassagens ou não ter problemas com trânsito intenso. Tenha uma rota alternativa, caso haja algum imprevisto no caminho, busque o máximo de informações possíveis sobre o trajeto e destino que pretende ir. 
Entre os Estados de São Paulo e 
Mato Grosso do Sul
Defina um horário para sair, lembre-se de calcular aproximadamente o horário do término de sua jornada, evitando assim pilotar a noite em estradas que voce não conhece. O Sol de frente para seus olhos também pode atrapalhar muito e por um longo período,  principalmente no início da manhã ou no final da tarde, pois isso poderá te dar muito sono e uma sensação de maior cansaço, colocando voce em risco.

Durante sua jornada, programe paradas a cada 150 ou 200 km, estique as pernas, tome uma aguá, um café, lave o rosto, faça um pequeno alongamento...ajudará a manter o cansaço afastado por mais tempo. Em grandes viagens estamos sujeitos a ficar mais sonolentos, então muito cuidado com estes horários que voce costuma ficar assim...programe-se para perto destes horários estar parando. 

Atente também para sua alimentação em uma longa jornada. Evite comidas pesadas ( elas nos deixam com uma baita vontade de deitar numa rede e ficar la por horas ), prefira uma comida mais saudável como salada e carne branca, evite lanches gordurosos e frituras nos restaurantes e postos pelas estradas, pode dar algum desconforto estomacal e vai saber a quantos km's esta a próxima parada para uma emergência...


Não queira testar um capacete novo, bota nova, ou qualquer outro item durante uma viagem. Use sempre aquele vestuário antigo, que você já conhece e que seja confortável. Um capacete novo pode não ser muito bom ou você não se adaptar bem e acabar se incomodando na viagem. Imagine uma bota nova que você só descubra que ela aperta e faz calo depois de uns 400 km's rodados? Agora, um pouco de História...

1922 - Clare Consuelo Sheridan, a primeira mulher...

Clare Consuelo Sheridan foi uma mulher de carreira, Escultora de renome, escritora, jornalista e viajante, sempre levou uma vida de aventuras. Nasceu em Londres a 9 de Setembro de 1885, uma das três filhas do casal milionário americano Jerome Leonard e Clarissa Hall.

Sheridan não era apenas uma mulher talentosa nas artes e na escrita. Em 1922, tornou-se correspondente europeia do jornal New York World, e passou a ser uma viajante incansável. Muitas das suas viagens foram realizadas de carro ou moto com side-car, havendo na época muitos autores a escrever sobre as suas viagens e a suas aventuras. Podem ler sua biografia neste link:


De 1928 a 1936 - A volta ao mundo numa moto

Em 1928, dois jovens Húngaros decidiram dar a volta ao mundo numa Harley-Davidson com side-car. Zoltan Sulkowsky e o amigo Gyula Bartha partem numa aventura de 9 anos, publicando posteriormente em livro a sua história, muito realista, sobre o mundo que viram, onde a influência da Europa nas colonias Africanas se faziam sentir em grande escala.

Os dois experimentaram as riquezas de sultões, testemunharam culturas primitivas e de extrema pobreza de vilas remotas, viajaram através de desertos e percorreram estradas de todos os tipos. Enfrentaram animais selvagens, lidaram com lama, areia, calor e frio extremos e rios que, para atravessar, a moto tinha que ser desmontada para caber em pequenos barcos.


1931 - "One a Man Caravan" de Londres a Tóquio

Em 1931, o jovem Robert Edison Fulton Jr festejava com os amigos o final do curso de arquitetura na universidade de Viena quando lançou a ideia que gostaria de fazer uma grande viajem de moto, mas para isso, teria que conseguir uma máquina fiável.

A sorte estava do seu lado, pois entre os presentes n festa estava o fabricante das motos "Douglas" que prontamente lhe ofereceu uma moto para sua aventura. Com apenas 23 anos de idade, Fulton Jr, parte numa viagem solitária de 40000km's entre Londres e Tóquio e que que durou 18meses. Tudo registrado no livro "One Man Caravan".



1950 - Che Guevara e La Poderosa II...

Em 1950 já o ícone Che Guevara tinha feito a sua viagem começada de moto e terminada a pé, pelas províncias argentinas de Tucumán, Mendoza, Salta, Jujuy e La Rioja, na qual percorreu diversos Resorts Andinos. Não foi propriamente uma viagem de turismo, mas foi com certeza uma das primeiras grandes viagens feitas numa moto.

E Che volta a repetir a façanha em 1952. Com Alberto Granado, parte numa grande viagem pelo continente, de Buenos Aires a Caracas, na velha moto do companheiro, uma Norton 500cc, fabricada em 1939 e apelidada de "La Poderosa II". Esta viagem se tornou livro e mais tarde em filme, ambos intitulados "Diários de Motocicleta", (Walter Salles 2004).

1953 - A viagem de Geoffrey Gander

Em 1953, o inglês Geoffrey Gander junta-se a uns amigos ( tanto homens como mulheres ) e decidem fazer uma viagem moto turística pela Europa. Uma viagem a sério, passando por diversos países como FrançaAlemanhaÁustriaItália e Suíça e devidamente retrata por fotos, um pormenor pouco comum na época.

As motos usadas por este engenheiro e amigos foram, a GAU 856 Brough Superior SS100 com side-car, moto ainda existente na garagem de um dos descendentes, uma AHC 650 Triumph Thunderbird de 1950, a KBY Sunbeam 571 e uma 871 VMM Sunbeam. Destas, pelo menos uma delas ainda deve existir na casa de um amigo de Geffrey que a guardou como recordação, e finalmente uma AHC Triumph 963.

A viagem teve início no Aeroporto Lympne, no Reino Unido, em julho de 1953, e terminou em Le Touquet, depois de percorrem cerca de 3.200 km. Podem ler esta cronica bastante extensa, e ver muito mais fotos, no site criado para o efeito pelo filho de Geffrey, aqui:


2004 - "Long Way Round", a mais mediática...

Quando a marca se confunde com a própria viagem...  

De todas as viagens moto turísticas, talvez a mais mediática é a que o ator Ewan McGregor e o amigo Charley Boorman fizeram em 2004: decidiram sair de moto de Londres ( Inglaterra ) até Nova Iorque ( EUA ), atravessando a Europa, Ásia e América do Norte, viagem a que deram o sugestivo nome de " Long Way Round".

Em 2007 reuniram a mesma equipe e fizeram o "Long Way Down", saindo de John O'Groats ( Escócia ) até a Cidade do Cabo ( África do Sul ), descendo a Europa e a África.

A evolução das motos

BMW R 1200 RT, Triumph Trophy 1200 SE e 
Yamaha FJR 1300 A
Na segunda metade da década de 60, a indústria motociclística iniciou o lançamento de modelos que aliam motores mais potentes ao design mais cuidado, conforto e autonomia, levando os consumidores a participarem de um novo conceito no universo motociclístico. 

A partir do último terço do século XX, também o equipamento motociclístico começa a desenvolver-se tecnologicamente, com novos materiais aparerecendo no mercado, mais confortáveis e mais seguros. Atualmente existem no mercado várias marcas e modelos de motocicletas denominadas de Gran Turismo (GTs), que tornam possível cada vez mais e melhores as viagens, permitindo percorrer grandes distâncias com conforto.

Seja qual for a marca ou modelo, viajar de moto é sem dúvida uma experiência única e inesquecível que nos leva por caminhos que, de outra forma, nunca conheceríamos. A grande vantagem de viajar de moto em comparação com um automóvel, é que de carro podemos apreciar a paisagem, mas de moto, nós fazemos parte dela, por isso, pelo menos uma vez na vida experimente fazer uma viagem de moto, nem que seja pequena. Vai ver que nunca mais vai esquecer!



Boas curvas!

Agradecimento especial ao Paulo Teixeira... 



Espero que tenham gostado!





Boas Estradas!


Um comentário: