03/11/2014

Lendo as informações técnicas...

Boas Galera!

Hoje vou falar um pouco das tantas informações que compõem as fichas técnicas das motos, e que pode nos ajudar muito a conhecer um pouco mais sobre elas e assim ajudar voce a compreender melhor o modelo que tem hoje ou mesmo facilitar no momento de uma troca ou na aquisição de um novo modelo.

Motor Ducati Diavel
Não podemos esquecer de outros fatores que irão interferir no desempenho de nossas máquinas como nosso peso, se iremos andar com garupa ou não, qual a finalidade do nosso uso, nossa estatura e o que esperamos alcançar. Considere também o tamanho e o peso dela, distância entre eixos, cavalos, torque, taxa de compressão, sistemas de alimentação, suspensão, entre outros fatores. Uma erro comum é achar que cilindrada é equivalente a potencia da moto, então vamos lá!


A cilindrada é medida em centímetros cúbicos ( cm³ ) e é equivalente a quantidade ( volume ) de ar e combustível que cabe dentro do cilindro, portanto, nem sempre altas cilindradas significa grande potencia. 

Para chegar a este número, é calculado o diâmetro do cilindro vezes a distância percorrida pelo pistão, estas medidas são em milímetros e então usamos a fórmula: 3,1416 x o diâmetro do pistão ao quadrado x curso do pistão dividido por 4. Esse cálculo é feito para cada cilindro. Os números costumam ser quebrados, então, as fabricantes arredondam estes números para simplificar as nomenclaturas dos modelos.


Ou seja, no caso da Honda XRE 300, temos 79mm de diâmetro e 59,5mm de curso, aplicando a fórmula fica assim:



3,1416 x ( 79 )² x 59,5 / 4 = 291,6cc


Relação entre Potencia X Torque
cavalo vapor ( cv ) ou Horse Power ( hp ) é a expressão da força gerada pelo motor dentro de um determinado tempo, ou seja, a potência dele. Quanto maior este número, melhor desempenho e maior velocidade final alcançada. Normalmente estas faixas são descritas com uma rpm ( rotação por minuto ), conforme aumentamos a rpm, aumenta-se a potencia até chegar ao seu máximo. 

No caso da Kawasaki ZX-10R, o brinquedo  chega na marca de 200,1 cv de potência máxima a 13.000 rpm, gerando 11,4 Kgf-m na faixa de 11.500 rpm , e pesa apenas 198 quilos.

O torque é uma força que tende a rodar ou virar objetos, no nosso caso, torque é a força que gera a rotação do eixo, ( este processo começa com o movimento dos pistões ) e faz a moto sair do lugar. É medida em Kgf-m ( quilograma força vezes metro ).  

Com este dado, sabemos que a moto com maior torque te dará uma saída muito forte, em subidas conseguira manter melhor sua velocidade, com garupa trará vantagens e em ultrapassagens uma maior segurança por usar esta força nas retomadas de aceleração. Em motos de pequenas cilindradas, este fator é muito importante porque te dará maior poder de ultrapassagem, e melhor retomada de velocidade, dando mais segurança.



BMW K1300 R
Este fator te dará aquela sensação de que irá voar de cima da moto nas saidas, veja o caso da BMW K1300 R que tem 217 quilos e gera 14,28 Kgf-m, com seus 173 cv, um verdadeiro canhão! 

Além destes itens, também temos a taxa de compressão, que é no nosso caso, a soma da capacidade do volume do cilindro mais o volume da câmara de combustão, divido pelo volume da câmara de combustão. ou seja, no casa da Suzuki DL 650 V Strom, que tem taxa de compressão de 11,5:1, quer dizer que a câmara de combustão, quando completamente "aberta", possui "um tamanho" 11,5 vezes maior do que em relação à câmara "fechada". Tá, e dai o que isso quer dizer?


Quanto maior for este número, significa que o poder de explosão do combustível será maior gerando assim um maior desempenho, por isso vemos motos com grandes cilindradas tendo menor desempenho do que outras de menor cilindrada. Isso depende do projeto feito para determinado modelo, estilo da moto, e qual segmento ela se enquadra (  vejam no link abaixo ).




Cada projeto é feito para suportar uma determinada carga de energia que são geradas dentro dos motores, são feitos com materiais mais nobres para suportarem tamanhas pressões e temperaturas, e precisam de uma atenção maior em relação a todo seu sistema e a refrigeração. Este fator também lhe dará uma direção no que diz respeito ao tipo de combustível que voce irá usar, motores de alto desempenho precisar de uma maior octanagem ( vejam no link abaixo ).



Suzuki GSX-R 1000 um convite as pistas
Por isso, motos como a Suzuki Bandit 1250 tem 98cv, libera 11,01 Kgf-m de torque e tem taxa de compressão de 10,5:1 enquanto a Suzuki GSX-R 1000 tem 185cv, libera 11,9 Kgf-m de torque e tem taxa de compressão de 12,8:1, leve-se em consideração o DNA esportivo de alta performance da GSX-R 1000 em relação  a Bandit que tem o propósito de dar um maior prazer na pilotagem para viajens com um torque alto e tecnologia de ponta.


Suzuki Bandit 1250 torque e tecnologia 
andando junto
Entre as pequenas com DNA esportivo temos variações tambem, veja a Honda CBR 250R que tem 26,4cv, liberando 2,34 Kgf-m e a taxa de compressão é de 10,7:1 pesando 154kg, enquanto a Kawasaki Ninja 300 tem 39cv e libera 2,8 Kgf-m com a taxa de compressão em 10,8:1 pesando 174kg.

Sempre observe a taxa de compressão do motor, ele te dirá se o motor é mais "arisco" de se domar ou não. Este é um dos detalhe levamos em consideração.


SOHC - Comando Simples
Mudando um pouco , mas dentro do mesmo foco, temos os diferentes tipos de sistemas de comando de  válvulas,  que são assim.  Os  motores  OHV   ( Over Head Valve ) como o caso da CG 150 Fan, o comando de válvula fica na lateral do bloco do motor, por isso a baixa manutenção a confiabilidade e a longa duração do sistema.

DOHC - Comando Duplo  
Os motores SOHC ou simplesmente OHC ( Single Over Head Camshaft ), comando de válvula simples posicionados no cabeçote, são motores mais econômicos, e silenciosos por possuírem apenas uma válvula de admissão e uma de escape.

Os motores DOHC ( Double Over Head Camshaft ) têm comandos duplos, são mais modernos, mais precisos, também são usados em motores com mais de um cilindro, aumentam o fluxo de combustão ( e o consumo de combustível ) melhorando a performance e o desempenho em médias e altas rotações.

Ufa!!! 


Espero ter ajudado...



Boas Estradas!!!


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