18/06/2014

Dicas de segurança: Postura

Olá galera!

Seguindo com o assunto segurança na pilotagem, um ponto a levarmos em consideração é a postura que temos quando sentados na moto. Este fator mesmo dentro da cidade como em grandes viagens pode ajudar muito na sua pilotagem.
vou ser breve e colocar aqui o mais correto a se usar:

Os pés devem ficar paralelos ao chão, se usar uma bota que tenho um salto, que eles encaixem nas pedaleiras. Eu normalmente uso apenas a ponta do pé, evitando assim entrar em contato com o pedal do freio e superaquecer o sistema de freio ou causar um desgaste fora do normal.


O quadril deve-se manter junto ao tanque possibilitando que você abrace o tanque da moto com suas pernas ( mantenha o tanque dentro de suas coxas ), em caso de uma freada mais brusca, pressione o tanque com seus joelhos para distribuir o seu peso por toda a moto, evitando que seu corpo seja projetado para frente com toda sua massa.

Os ombros devem ficar relaxados, assim evita que você fique tenso durante a pilotagem. Seus braços devem ficar curvados, para baixo e seus cotovelos levemente próximos ao seu corpo, dando assim uma maior mobilidade sem precisar movimentar a cintura, você terá mais esterço no guidão da moto. Mantenha as mãos no centro das manoplas, seu punho deve ficar suavemente mais baixo que sua mão. Evite andar com a mão no manete da embreagem, procure treinar seu controle de aceleração para que ele se torne mais suave, assim, em uma frenagem de emergência, você não irá acionar a embreagem da moto, inibindo o funcionamento do freio motor.

Suas costas devem ficar retas, assim você não cansa rápido, e consegue ter uma visão mais adiante do que um ou dois carros a sua frente. Sua cabeça também deve ficar o mais levantada possível, desde que não seja incomodo, você conseguira uma visão melhor do que acontece em sua frente.

Regule corretamente seu espelho retrovisor, você devera ver a ponta do seu cotovelo na parte interna do espelho, o linha do horizonte devera estar no meio do espelho, assim você consegue fazer uma boa varredura do que acontece atras de você. Lembre-se você pode virar sua cabeça para ver o que acontece dos seus lados.

Em curvas, use sua visão periférica, mantenha o foco de onde quer ir com sua moto, mas não esqueça que existem outros veículos na pista, neste caso, um capacete que tenho uma boa abertura te ajuda muito a ter esta visão periférica com facilidade. Quando for comprar um capacete, calce ele e abra seus braços como o Cristo Redentor sem mover a cabeça, use sua visão periférica, se conseguir ver sua mão, ele tem uma boa abertura e vai te ajudar na pilotagem.



Espero que tenha conseguido passar algo a vocês...




Boas estradas!

Um comentário: