09/04/2016

A História da icônica Harley-Davidson

Boas Galera! 

Elas são grandes, pesadas, com detalhes de cromo por todos os lados que chegam a ofuscar, esquentam, vibram, uma ciclística fantástica e é o sonho de muito marmanjo por ai... Só quem tem (ou já teve) sabe do estamos falando, certo? Eu particularmente sou apaixonado pelas motos da marca, já fui proprietário de alguns modelos e embora hoje use uma Big-Trail, não posso ver uma na rua que já torço o pescoço pra ver elas desfilando.
Uma marca que se tornou tão emblemática, que possui uma alma em torno de si, representante honesta da liberdade e que transpira um toque de revolta e uma blindagem com cara de malvada só poderia alcançar o sucesso, apesar de ter certeza de que muita gente já conheça, não poderia deixar de trazer para voces um pouco da  a história da marca aqui no Blog. Uma marca que se tornou um ícone americano, uma lenda, objeto de desejo e também símbolo de status. “Harley-Davidson não é uma motocicleta – é um estilo de vida”. Abaixem a viseira e boa viagem! 



Foi de um simples barracão, com três metros de largura por nove metros de comprimento, e em cuja fachada podia se ler o letreiro “Harley-Davidson Motor Company”, localizado nos fundos da casa dos jovens irmãos Arthur e Walter Davidson, na pacata cidade de Milwaukee, no estado americano de Wisconsin, que no dia 28 de abril de 1903 foram produzidas as primeiras três motocicletas da marca.


A número 1 
A primeira Sede
Na verdade uma espécie de bicicleta reforçada com motor de 3hp, batizada com o sobrenome dos seus criadores: o desenhista William S. Harley e o engenheiro Arthur Davidson, dois jovens colegas de universidade e amigos de infância, que enfrentaram o desafio de colocar um sonho em pé (em pé e rodando) rodando e encantando, encantando e apaixonando. 


Na verdade, o sonho deles era apenas construir artesanalmente um pequeno modelo de motocicleta destinado às competições, mas se empenharam com tanto amor e comprometimento que mais do que realizar um sonho e construir uma motocicleta, eles criaram, de verdade, uma mística. Como o veículo se mostrou bom, eles construíram mais dois exemplares. Dessas três motocicletas, uma foi vendida por US$ 200 diretamente pelos fundadores da empresa para Henry Meyer, um amigo pessoal deles. Em Chicago, a primeira concessionária nomeada pela marca, C. H. Lang, comercializou outra das três motocicletas fabricadas. Os negócios começavam a evoluir, mas em um ritmo lento.


Em sentido horário  os irmãos Willian, Walter e Arthur Davidson e Willian S. Harley

No entanto, no dia 4 de julho de 1905, em Chicago, uma motocicleta Harley-Davidson venceu, sua primeira competição, uma corrida de 15 milhas (o que ajudou a alavancar ainda mais as vendas da jovem empresa). Enquanto isso, na cidade de Milwaukee, o primeiro trabalhador da empresa foi contratado em tempo integral. Com as vendas em ascensão e depois de conseguir um empréstimo bancário, os jovens empreendedores decidiram abandonar as acanhadas instalações iniciais e se instalaram em um armazém muito maior, com melhores condições de trabalho, localizado no centro da cidade. 


Juneau Avenue Factory, Milwaukee
Fábrica na Juneau Avenue, Milwaukee
Mais cinco funcionários foram contratados para trabalhar lá em tempo integral. Assim, em 1906, teve início oficialmente a produção de motocicletas carinhosamente apelidadas de Silent Gray Fellow. O nome provinha de Silent (Silenciosa) devido à condução suave que os novos amortecedores proporcionavam, Gray (cinzenta) pela sua austera pintura e única cor disponível, e Fellow (amiga), que sugeria uma amizade entre o homem e a máquina, pois a motocicleta ganhou reputação de ser uma companheira confiável na estrada. Ainda em 1906 a marca produziu o seu primeiro catálogo promocional. 

Racing great Sherbie Becker
O piloto Edwin Sherbie Becker em uma
das competições

O nome Harley-Davidson Motor Company foi adotado oficialmente no dia 17 de setembro de 1907. Foi também neste mesmo ano, sob a presidência de Walter Davidson, irmão de Arthur, que uma motocicleta HD foi inscrita na primeira corrida organizada pela recém-criada Federação Motociclista Americana. A experiência se mostrou um sucesso estrondoso, pois o próprio Walter bateu os oitenta competidores, que representavam pelo menos vinte marcas diferentes.
The famed
O famoso Bar & Shield



O famoso logotipo "Bar & Shield" é usado pela primeira vez em 1908 quando foi usado como um adesivo, fixado na caixa de ferramentas encontrada nas motocicletas HD. O nome Bar & Shield vem do formato do logotipo que é constituído por uma barra (bar) onde está escrito o nome HARLEY, foi registrada no Escritório de Patentes EUA um ano depois. 

Em 1909, a marca apresentou a sua primeira grande evolução tecnológica no mercado de duas rodas: o lendário motor V-Twin, com dois cilindros em “V”, inclinação de 45º e capaz de desenvolver 7Hp (uma potência considerável para aquela época). A fabricação desses motores era simples e muitas outras empresas o adotaram. O design foi um sucesso e passou a ser o motor clássico da marca. Cerca de 1.100 unidades da motocicleta Harley-Davidson V-8 foram vendidas.


Walter Davidson with Endurance race winner
Main factory building at Juneau Avenue, Milwaukee, under constructionEm 1912, foi iniciada a construção definitiva da fábrica localizada na Avenida Juneau, centro da cidade de Milwaukee, e inaugurada uma área exclusiva de peças para reposição e acessórios. A primeira exportação de suas motocicletas ocorreu ainda nesse ano para o Japão. Nesta época a empresa já possuía 200 concessionárias autorizadas espalhadas pelos Estados Unidos. 

Em 1916, o então presidente dos Estados Unidos enviou seu principal general em cima de uma Harley-Davidson para acabar com as estrepolias de Pancho Villa na fronteira mexicana.


Army personnel with bikeAntes de cair nas graças dos estradeiros, a HD foi usada como meio de transporte na Primeira Guerra Mundial. Algumas delas eram equipadas com “side-car's” tão sofisticados que possuíam armas automáticas acopladas. Durante o conflito, a empresa recebeu do exército americano uma encomenda de aproximadamente 20 mil unidades. Um soldado americano, o cabo Roy Holtz, pilotando uma HD equipada com sidecar foi o primeiro a entrar em território alemão, um dia após a assinatura do armistício. 

Em 1920, a Harley-Davidson já era a maior fabricante de motocicletas do mundo, possuindo concessionárias em 67 países e uma produção superior a 28.000 unidades. Além disso, a equipe de corrida da HD, que já era conhecida como “The Wrecking Crew” (“Equipe de Demolição”), se tornou tão dominante nas pistas americanas, daí a origem do nome, que adotou um pequeno porco como sua mascote. Assim que a paz se estabeleceu definitivamente, a marca voltou às pistas em 1921, e se tornou a primeira equipe a vencer uma prova de velocidade a mais de 100 milhas por hora. Nesta década a empresa introduziu muitas inovações, como por exemplo, em 1925, um tanque de combustível em forma de gota de lágrima (antes era achatado), conhecido como “Teardrop”, que se tornou marca registrada da HD, além do freio na roda dianteira.

Knucklehead engine
O motor Knucklehead de 1936

A primeira ameaça ao futuro da empresa foi a crise de 1929. No período da Grande Depressão Americana, as vendas despencaram em 20%, fazendo com que a empresa tivesse que mudar a cor original das motos, o verde oliva, para cores mais atuais, como algumas combinações de duas cores no tanque, ou algumas em sólidas cores art-déco com uma águia pintada, fazendo com que a HD se adaptasse melhor ao mercado. 


Modelo XA 750

Durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa forneceu 70 mil motocicletas e side-car's para o exército americano e seus aliados, sendo desenvolvido inclusive um modelo especial para os combates, o XA 750, que era equipado com um propulsor horizontal com cilindros opostos, destinado principalmente para uso no deserto. 

Quando o conflito acabou, o mercado americano emergiu, depois de anos de retração por causa da guerra, e todos aqueles que haviam lutado se tornaram os principais compradores das HD's, desejando reviver o espírito da lendária motocicleta como civis. Esses veteranos ajudaram a construir o mito em torna da Harley-Davidson pilotando suas motos com um forte orgulho americano, que, para alguns, seria a lembrança dos amigos que lutaram com eles lado a lado, mas morreram pela liberdade do país.




Em 1946 foi produzida a WR 750 Flathead que se mostrou uma das melhores motos de competição já construídas. Pouco depois, em 1948, as melhorias nos motores 1000 e 1200, fez surgir o lendário “Panhead”, um motor de 74 centímetros cúbicos com válvulas hidráulicas e cabeças de alumínio, que levou a produção a atingir 31.163 unidades. 


PosterNo ano de 1953, com o fechamento da marca Indian Motorcycles, a HD se tornaria a única fabricante de motocicletas dos Estados Unidos pelos próximos 46 anos. Os anos dessa década foram tomados pelo espírito das motocicletas Harley-Davidson. Como as máquinas deveriam ser cada vez mais potentes, as motocicletas foram se tornando mais leves, perdendo o para-lama dianteiro e os acessórios. Os guidões começaram a assumir a forma de forquilha. 

Um novo modelo, conhecido pelo nome de Chopper, tornou-se muito popular. Nesse momento, as HD's já eram uma instituição americana, aparecendo em filmes de Hollywood ao lado de grandes protagonistas. Nos anos de 1960, as marcas japonesas, já reestruturadas, ganharam força em todo o mundo e a Harley-Davidson sentiu o golpe da concorrência. A Honda lançou os modelos “leves”, enquanto a Kawasaki e a Yamaha entraram pesado no mercado americano. Paradoxalmente, nesse período, a empresa consolidou sua fama internacional, pegando carona nos movimentos alternativos que pregavam liberdade, paz e amor.



Harley-Davidson Topper motor scooter
O Scooter Harley- Davidson Topper lançado na 
década de 60, único scooter produzido pela marca
Uma nova e turbulenta fase na história da empresa começou em 1965. Com a abertura das suas ações na Bolsa de Valores, terminava o controle familiar na empresa. Vivendo uma decadência, em 1969, a já mítica empresa foi comprada pela American Machine and Foundry (AMF), um tradicional fabricante de produtos de lazer, que investiu US$ 60 milhões no aumento de produção, exclusivamente para enfrentar as motocicletas japonesas. Mas, apesar das vendas aumentarem e do governo americano entrar na briga contra as rivais japonesas, taxando a importação de motos, a empresa não saiu do vermelho. 


FX Super Glide®
Em resposta à mania de customização, surge a
FX 1200 Super Glide, que combinava a frente
semelhante ao da série XL com o quadro e motor
da série FL nascendo uma nova classe
de motocicletas cruiser
A produção, na década de 1970, passou de 15.000 para 75.000 unidades ao ano, atingindo um volume muito alto, mas deixando de lado o mais importante: a qualidade de seus produtos. As motos chegavam a sair da fábrica já vazando óleo. Um negociante de Nova York conta que era impossível sair do lado leste de Manhattan para o lado oeste sem um kit de ferramentas.

The Harley-Davidson BuybackA qualidade ficava cada vez pior, mas sua demanda continuava alta, até o crescimento das empresas japonesas, que foram responsáveis pela tomada de grande parte do mercado americano e mundial. No dia 26 de fevereiro de 1981, uma nova tentativa de salvar a marca: 13 executivos se uniram para comprar a marca da AMF. Entre eles, estavam William G. Davidson, neto de um dos fundadores, Vaughn Beals e Richard Teerlink. Para celebrar esse acontecimento eles fizeram uma viagem de moto da cidade de York à Milwaukee, sede da empresa. A frase “The Eagle Soars Alone” (A águia voa sozinha) se tornou o grito de guerra para celebrar a aquisição.

O passo seguinte foi convencer o governo a impor cotas ainda mais pesadas de importação para as motos japonesas com motores acima de 700 cc, o que lhes deu tempo suficiente para reerguer a empresa: adaptaram-se aos métodos de controle de qualidade e produção de seus concorrentes japoneses, reinventaram seu processo de fabricação e melhoraram o produto. As coisas começaram a melhorar em 1983, com um pequeno e tímido aumento nos lucros. 


Evolution® engine
motor Evolution lançado em 1984
O futuro se mostrava cada vez melhor e, em 1984, a empresa teve um lucro de US$ 3.9 milhões. Dois elementos foram fundamentais para esse regresso glorioso: o lançamento de uma nova versão do motor V-Twin, batizado de Evolution, que exigiu sete anos de pesquisa e desenvolvimento dos engenheiros da empresa, e o trabalho realizado por Willie G. Davidson à frente do departamento de projeto e responsável pela nova imagem da Harley-Davidson. Em 1987 a empresa surpreendeu o mercado. 

Confiante na sua capacidade de competir com as motocicletas estrangeiras, solicitou novamente ao governo federal que retirasse a tarifa de importação das motos importadas um ano antes do que estava programado. Foi uma medida absolutamente inédita no país até então. A repercussão deste ato foi tão forte que levou o presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, a realizar um tour pelas instalações da empresa e declarar publicamente que era um fã da Harley-Davidson. Foi o suficiente para dar novo fôlego à marca. Se em 1982, a participação da marca no mercado americano era de aproximadamente 15%; em 1997 chegou a 49%, quando a empresa alcançou vendas recordes atingindo 132 mil unidades no mundo.

Você sabia que a primeira fábrica da marca fora dos Estados Unidos foi inaugurada em 1998 no Brasil, na cidade de Manaus?


85th Anniversary, Milwaukee
Aniversário de 85 anos em Milwaukee
Buell plant, East Troy, WI
Buell em East Troy, em Wisconsin

O uso inteligente da marca permitiu que a empresa ingressasse em novos mercados, comercializando desde roupas, como as tradicionais jaquetas de couro, botas, luvas até desodorantes, perfumes e acessórios com a grife Harley-Davidson. Mais recentemente, com a grave crise mundial e a queda vertical das vendas, a empresa adotou a estratégia de focar investimento na marca, encerrando as atividades da marca BUELL e vendendo a italiana MV Augusta. No início de 2011, após uma longa batalha judicial com o antigo distribuidor, a empresa assumiu oficialmente suas operações no Brasil. Dentre as ações realizadas no país, ocorreu a nomeação de novas concessionárias da marca, que atendam às necessidades de seus consumidores, oferecendo uma cobertura sólida e de acordo com os padrões mundiais da Harley-Davidson.

Atlanta, GA, the first stop on the Open Road Tour
Festa na cidade natal da marca
Bill Davidson no evento em São Paulo
Apesar de não ter asas, uma Harley-Davidson proporciona voos de liberdade que só os apaixonados por essa lendária motocicleta conseguem descrever. Não é à toa que a marca chega aos seus 110 anos, em 2013, consagrada como um ícone americano, imortalizado desde a luta dos Estados Unidos contra os aliados de Hitler durante a Segunda Guerra Mundial até ser pilotada pelo ultranacionalista Capitão América. 

E para comemorar essa data história a marca realizou uma série de eventos e festas em diversas partes do mundo. Tudo para celebrar não somente o seu aniversário como também a fidelidade de pessoas que nem sequer são proprietárias de uma motocicleta da marca. Em São Paulo, a festa aconteceu no dia 1 de junho, no Anhembi, em São Paulo, com direito a shows de rock e até a presença de Bill Davidson, bisneto de um dos fundadores da empresa e hoje vice-presidente do Museu Harley-Davidson.

Através de toda sua história, as motocicletas da Harley-Davidson têm sido conhecidas e ouvidas à distância pelo ronco característico e inconfundível de seus motores. Esse som é único graças à maneira que os motores são projetados. Em um motor comum, o pistão passa pelo processo de admissão, compressão, combustão e exaustão a cada duas rotações do eixo. Então, quando a válvula de exaustão abre e os gases comprimidos no cilindro escapam, se ouve um “pop”, denotando que se passou um ciclo de rotação do eixo. Num motor de dois cilindros comum, os pistões são cronometrados para que um exploda em uma rotação do eixo, e o outro na próxima, cada um explodindo em movimentos individuais do eixo.

O que faz uma Harley-Davidson tão especial, é que os pistões são conectados ao eixo de tal maneira, que ambos explodem com 45° de diferença antes e depois de uma completa rotação de 360° do eixo, dando o som de dois “pops” e então uma pausa. O que se ouve é o inconfundível som “pop-pop” de uma legítima HD, um verdadeiro musical clássico para deleite de seus fãs. Em marcha-lenta, é possível ouvir o som “pop-pop” seguido por uma pausa. Por isso, seu som é “pop-pop”...”pop-pop”...”pop-pop”. Este é o som exclusivo de uma Harley-Davidson.


Saiba mais sobre a Harley-Davidson clicando AQUI.


ouça aqui os motores que fizeram a história da HD



Espero ter ajudado!





Boas Estradas!




fontes: http://www.relatodeumempreendedor.com.br/materias/trajetoria-da-harley-davidson-nao-e-uma-motocicleta-e-um-estilo-de-vida/

http://www.harley-davidson.com/content/h-d/en_US/home/museum/explore/hd-history/1900.html



3 comentários:

  1. A menos de uma ano que comprei a minha primeira Harley
    já me apaixonei pela moto ,pelo status que ela me dá.
    tenho uma Vrod night Special Parabéns pela matéria.
    Já esta gravado no meu documentário que estou fazendo

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    1. parabens pela maquina amigo Sergio...me envie o documentario qdo estiver concluido para que eu possa ver...

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  2. A Harley deis do começo foi inovadora com sua motocicleta

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